O que significa ser um profissional acima da média? É fácil cair na armadilha e concluir que se trata da somatória de características inerentes ao indivíduo. E, por causa dessas qualidades exclusivas, algumas pessoas se destacam entre as demais – seja qual for a atividade escolhida. Mas, para Lelo Apovian, ex-atleta olímpico e empresário, o alto desempenho é, acima de tudo, uma escolha.
Ou seja, mais do que o puro talento e das condições externas nas quais se encontram, as pessoas excepcionais trabalham a partir de uma tomada de decisão e na construção de uma base sólida para o sucesso.
Inteligência Estrutural
O livro “Muito Acima da Média” oferece um guia para o alto desempenho a partir da metodologia “Inteligência Estrutural”, desenvolvida por Apovian. Consiste na construção gradual e consciente de uma base sólida para sustentar esse alto desempenho por um longo período. Essa base, por sua vez, envolve tanto aspectos mentais, quanto físicos e emocionais que podem ser resumidos na sigla “MESA”:
- Mindfulness: clareza mental e foco para a tomada de decisão, além de controle emocional;
- Esporte: disciplina e resiliência física;
- Sono: qualidade de sono, que impacta diretamente na produtividade, criatividade e capacidade de decisão dos indivíduos;
- Alimentação: corpo saudável para o alto desempenho.
Ainda, o autor – que conta com uma experiência como atleta olímpico e headhunter – pontua a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal em sua metodologia. Ou seja, o alto desempenho não pode vir às custas das relações familiares e das amizades.
“O alto desempenho em qualquer área vai muito além da competição e principalmente das condições externas”, afirma Lelo Apovian. “O resultado de cada indivíduo depende da orquestração dos mais de 30 trilhões de células que compõem o corpo humano, das quais 86 bilhões são neurônios, que fazem, cada um deles, até mil sinapses.”
Senna e o alto desempenho
Apovian ainda traz exemplos de personalidades que demonstram, na prática, como essa integração apoia o desenvolvimento do alto desempenho. É o caso do piloto Ayrton Senna, campeão brasileiro de Fórmula 1. Conhecido por sua personalidade perfeccionista e insatisfeito com os próprios limites, o atleta sempre foi motivado pela excelência.
O autor destaca a corrida de Senna em Suzuka, em 1988, quando o carro do piloto não saiu do lugar na largada. Após perder 16 posições na corrida, Senna conseguiu pilotar o carro, ultrapassar todos os demais pilotos e vencer a prova com uma vantagem de 13 segundos sobre Alan Prost. A combinação de disciplina, motivação e resiliência são provas de um alto desempenho cultivado com disciplina e consciência.
IACX: A ascensão da IA emocional
O IACX 2025 se lançou para demonstrar, na prática, como a Inteligência Artificial emocional está transformação a experiência do consumidor – o que não é isento de desafios, questionamentos e, claro, oportunidades de evolução.
Com painéis, experiências exclusivas, demonstrações de soluções, cases práticos e muito networking, o evento reuniu especialistas em CX e IA para dar um novo passo em direção ao futuro da experiência do cliente. E fica o alerta: o consumidor já está cansado de interações robóticas e frias. Ele quer resolutividade, sim, mas também empatia e calor humano.
Ficou de fora de alguma dessas reflexões? Confira a cobertura completa do evento clicando aqui! E não perca a minissérie especial do IACX:
Uma soma exponencial
A mais nova edição da revista da Consumidor Moderno já está no ar! Nela, mostramos como a IA emocional está redefinindo as emoções humanas. É o caso dos Agentes de IA, que estão transformação a cultura das empresas para uma nova versão guiada pela inovação, criatividade e eficiência.
Não só isso, mas no cenário da transformação digital, até mesmo a economia está ganhando novos contornos. É a ascensão do Pix, a criação do Drex e a inclusão de milhões de brasileiros que criam novas experiências, exigências e comportamentos de consumidores cada mais digitais.
Confira ainda uma entrevista exclusiva com o CEO do iFood, André Barreto, que foi homenageado nos 30 anos da Consumidor Moderno, e artigos exclusivos das lideranças que estão transformando o cenário de CX brasileiro.