/
/
CM Indica: Muito acima da média

CM Indica: Muito acima da média

Mais do que um talento, o alto desempenho é uma construção feita com disciplina, resiliência e consciência. Confira essas e outras dicas!

O que significa ser um profissional acima da média?  É fácil cair na armadilha e concluir que se trata da somatória de características inerentes ao indivíduo. E, por causa dessas qualidades exclusivas, algumas pessoas se destacam entre as demais – seja qual for a atividade escolhida. Mas, para Lelo Apovian, ex-atleta olímpico e empresário, o alto desempenho é, acima de tudo, uma escolha.

Ou seja, mais do que o puro talento e das condições externas nas quais se encontram, as pessoas excepcionais trabalham a partir de uma tomada de decisão e na construção de uma base sólida para o sucesso.

Inteligência Estrutural

O livro Muito Acima da Média oferece um guia para o alto desempenho a partir da metodologia “Inteligência Estrutural”, desenvolvida por Apovian. Consiste na construção gradual e consciente de uma base sólida para sustentar esse alto desempenho por um longo período. Essa base, por sua vez, envolve tanto aspectos mentais, quanto físicos e emocionais que podem ser resumidos na sigla “MESA”:

  • Mindfulness: clareza mental e foco para a tomada de decisão, além de controle emocional;
  • Esporte: disciplina e resiliência física;
  • Sono: qualidade de sono, que impacta diretamente na produtividade, criatividade e capacidade de decisão dos indivíduos;
  • Alimentação: corpo saudável para o alto desempenho.

Ainda, o autor – que conta com uma experiência como atleta olímpico e headhunter – pontua a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal em sua metodologia. Ou seja, o alto desempenho não pode vir às custas das relações familiares e das amizades.

“O alto desempenho em qualquer área vai muito além da competição e principalmente das condições externas”, afirma Lelo Apovian. “O resultado de cada indivíduo depende da orquestração dos mais de 30 trilhões de células que compõem o corpo humano, das quais 86 bilhões são neurônios, que fazem, cada um deles, até mil sinapses.”

Senna e o alto desempenho

Apovian ainda traz exemplos de personalidades que demonstram, na prática, como essa integração apoia o desenvolvimento do alto desempenho. É o caso do piloto Ayrton Senna, campeão brasileiro de Fórmula 1. Conhecido por sua personalidade perfeccionista e insatisfeito com os próprios limites, o atleta sempre foi motivado pela excelência.

O autor destaca a corrida de Senna em Suzuka, em 1988, quando o carro do piloto não saiu do lugar na largada. Após perder 16 posições na corrida, Senna conseguiu pilotar o carro, ultrapassar todos os demais pilotos e vencer a prova com uma vantagem de 13 segundos sobre Alan Prost. A combinação de disciplina, motivação e resiliência são provas de um alto desempenho cultivado com disciplina e consciência.

IACX: A ascensão da IA emocional

O IACX 2025 se lançou para demonstrar, na prática, como a Inteligência Artificial emocional está transformação a experiência do consumidor – o que não é isento de desafios, questionamentos e, claro, oportunidades de evolução.

Com painéis, experiências exclusivas, demonstrações de soluções, cases práticos e muito networking, o evento reuniu especialistas em CX e IA para dar um novo passo em direção ao futuro da experiência do cliente. E fica o alerta: o consumidor já está cansado de interações robóticas e frias. Ele quer resolutividade, sim, mas também empatia e calor humano.

Ficou de fora de alguma dessas reflexões? Confira a cobertura completa do evento clicando aqui! E não perca a minissérie especial do IACX:

Uma soma exponencial

A mais nova edição da revista da Consumidor Moderno já está no ar! Nela, mostramos como a IA emocional está redefinindo as emoções humanas. É o caso dos Agentes de IA, que estão transformação a cultura das empresas para uma nova versão guiada pela inovação, criatividade e eficiência.

Não só isso, mas no cenário da transformação digital, até mesmo a economia está ganhando novos contornos. É a ascensão do Pix, a criação do Drex e a inclusão de milhões de brasileiros que criam novas experiências, exigências e comportamentos de consumidores cada mais digitais.

Confira ainda uma entrevista exclusiva com o CEO do iFood, André Barreto, que foi homenageado nos 30 anos da Consumidor Moderno, e artigos exclusivos das lideranças que estão transformando o cenário de CX brasileiro.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]