Florianópolis tem se consolidado como um polo de inovação, qualidade de vida e desenvolvimento econômico no Brasil. Sob a atual gestão do prefeito Topázio Neto, a cidade avançou em áreas estratégicas como tecnologia, segurança, mobilidade e empregabilidade. O prefeito da capital catarinense compartilhou com exclusividade os desafios e conquistas de sua administração, ressaltando como sua experiência no setor privado influenciou sua forma de governar.
No evento que celebrou os 30 anos da Consumidor Moderno, Topázio Neto ressalta sua trajetória marcada pelo diálogo e pela articulação. O prefeito destacou ainda a importância de sua experiência no setor privado, especialmente no atendimento ao cliente.
“Trabalhei por muitos anos nesse segmento e participei de batalhas importantes, como a desoneração da folha de pagamento, a valorização do primeiro emprego e a regulamentação da atividade no Brasil. Isso me proporcionou uma grande bagagem em articulação, negociação e relacionamento com o setor público, o que tem sido fundamental para minha gestão em Florianópolis”, explica.
Empregabilidade e formação de jovens
Uma das principais bandeiras da gestão tem sido a empregabilidade dos jovens, especialmente no setor de tecnologia, que se tornou um dos motores econômicos da cidade. Para impulsionar essa área, foi criado o programa Floripa Mais Tech, iniciativa que reúne mais de 10 mil jovens anualmente para apresentar as oportunidades e desafios do setor de tecnologia.
O programa também oferece capacitação gratuita para novos profissionais, uma parceria da prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e demais integrantes do Sistema S – formado por Senai, Senac, Sesc, Sesi, Senar, Sescoop, Senat, Sest e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Já formamos quase 500 desenvolvedores na cidade para suprir a demanda crescente do setor de tecnologia e inovação. Hoje, essa indústria representa 25% do PIB municipal e gera mais de 50 mil empregos, demandando constantemente novos profissionais. Trabalhamos para preparar essa mão de obra, focando não só em jovens, mas também em pessoas que querem mudar de carreira e ingressar no setor de TI”, afirma o prefeito.
Inovação e qualidade em Florianópolis
Florianópolis é uma das capitais brasileiras que mais crescem e se destacam em qualidade de vida. Em 2024, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município chegou a 0,847. O prefeito destaca que seu governo tem investido em segurança, mobilidade e saúde. Assim, a cidade tem se consolidado como um dos melhores lugares para se viver no Brasil.
“Hoje, somos a capital mais segura do país, fruto de um trabalho conjunto da prefeitura com o governo estadual. Também temos o melhor Índice de Desenvolvimento Humano e somos a capital mais alfabetizada do Brasil. Esses indicadores são reflexo de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida da população”, destacou.
Topázio Neto reforça que a cidade tem crescido e se desenvolvido nessas áreas. Nesse cenário, tem se tornado um destino altamente procurado por pessoas que buscam qualidade de vida.
Administração pública e gestão humanizada
Ao abordar sua estratégia de governança, o prefeito ressalta que sua administração se baseia em dois pilares fundamentais: gestão de processos e gestão de pessoas.
“Nosso objetivo é aperfeiçoar constantemente os serviços prestados, garantindo um time de servidores públicos engajados e com espírito público. Ou seja, sabendo que a principal função é servir a população. Nesse sentido, temos grandes projetos na cidade, seja na área do turismo ou tecnologia. Na área da mobilidade urbana, temos avançado muito. É a terceira capital que mais cresceu no último censo”, destaca.
Nesse cenário, o objetivo é orquestrar todo esse crescimento, buscando se desenvolver com equilíbrio entre econômico, aliado com a sustentabilidade.
30 anos da Consumidor Moderno
O prefeito também comenta sobre sua recente homenagem nos 30 anos da revista Consumidor Moderno, um dos principais veículos especializados em relação com o consumidor no Brasil.
“Fiquei muito surpreso e honrado quando recebi a ligação e fui informado que estava entre as pessoas que, ao longo dos últimos 30 anos, fizeram alguma diferença no setor do consumo. Participei ativamente do setor e 2002 a 2018, trabalhando com o associativismo e a regulamentação. Também ajudei a formar muitos jovens, valorizei o primeiro emprego e promovi a união entre as empresas da área”, relembra. “Fico satisfeito e orgulhoso de ser lembrado pela Consumidor Moderno nessas três décadas”.