/
/
Na Avianca, as bagagens não serão cobradas

Na Avianca, as bagagens não serão cobradas

Embora nova resolução queira eliminar a obrigatoriedade de espaço para malas em viagens aéreas, companhia irá manter a opção aos clientes

Na última segunda-feira (13), a Justiça Federal suspendeu liminarmente as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permitiriam a cobrança de taxas pelas companhias aéreas para o despacho de bagagens.

A mudança é uma das novas regras que fazem parte das novas Condições Gerais de Transporte Aéreo (Resolução n° 400/2016 da Anac),  que revisou diversas obrigações e deveres das companhias e passageiros referentes, como maior flexibilização das políticas de cancelamento e limites às multas por cancelamento (veja aqui). As regras passaram a valer para passagens compradas a partir desta terça-feira (14).

No caso da cobrança à parte das bagagens, porém, o que para alguns foi visto como avanço e alinhamento com padrões internacionais, foi questionado por outros como um desrepeito aos direitos do consumidor, conforme argumentaram instituições como o Idec e o Ministério Público Federal, de onde partiu o pedido de liminar que suspendeu a cobrança.

A companhia Avianca, porém, resolveu se adiantar à discussão e, na semana passada, já havia informado que, independente das novas condições, não passaria a adotar cobrança extra às suas bagagens.

“A Avianca Brasil não cobrará por despacho de bagagens no início da vigência da nova resolução. A companhia decidiu estudar essa questão mais profundamente durante os próximos meses”, afirmou a companhia, em comunicado.

A falta de um estudo mais aprofundado sobre a estrutura do mercado brasileiro por parte da Anac foi, inclusive, um dos argumentos utilizados pelo Ministério Público em sua petição. Para a entidade, o impacto da medida para passageiros de menor poder aquisitivo e para os serviços prestados por passagens mais baratas também não foi adequadamente considerado.

“O ano de 2016 foi um ano em que trabalhamos muito e investimos muito em inovação”, disse o vice-presidente de marketing e comercial da companhia, Tarcísio Gargioni, que participou da premiação Empresas Notáveis, realizada na semana passada em São Paulo pela Consumidor Moderno. A Avianca foi a vencedora na categoria de Companhias Aéreas.

“Investimos em muitas coisas para melhorar os benefícios do cliente, incluindo a implantação do wi-fi abordo, um novo portal mais acessível e aeronaves menos ruidosas. Tudo em benefício do cliente”, conclui Gargioni.

 

Acompanhe durante o ano, no portal Consumidor Moderno, pela hashtag #cmAtitudePositiva, demais análises, iniciativas, soluções e ferramentas das principais empresas brasileiras engajadas nessa causa.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]