É notório que os avanços em tecnologias para o Customer Experience (CX) têm aquecido o mercado brasileiro de computação em nuvem (cloud computing) nos últimos anos. Muito além do armazenamento de dados, a nuvem traz maior agilidade e acesso remoto a soluções de Inteligência Artificial (IA), por exemplo, – tecnologia na linha de frente dos investimentos de todas as organizações.
Para se ter uma ideia, segundo relatório da consultoria IDC, o volume total de investimentos em nuvem no Brasil deve chegar a R$ 1,5 bilhão em 2024. Sempre atenta ao cenário evolutivo do CX, a Salesforce destacou em seu relatório ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partners 2024 a rápida expansão e o impacto das nuvens Salesforce no mercado brasileiro.
Com movimentos de fusão e aquisição (M&A), a expansão imediata das operações dos parceiros adquiridos por empresas globais tem permitido rápidas decisões estratégicas baseadas em crescimento do negócio ou aumento do nível de satisfação do cliente, o que antes era restrito ao custo de cada iniciativa, segundo o relatório. Isso têm incentivado as organizações brasileiras a acelerarem seus projetos de implementação e integração das nuvens Salesforce, que estão impulsionando a transformação digital nas empresas e a demanda por serviços especializados.
O potencial das nuvens verticalizadas
O estudo observa que além da frente de oportunidades baseada no grande interesse do mercado em dados e IA generativa – que exige investimentos em cloud -, existem também outras frentes que a Salesforce já vinha explorando anteriormente.
Uma delas é a Industry Clouds, linha de soluções verticais direcionadas às áreas de negócio específicas. No modelo, todo o ambiente do usuário se encontra alinhado com as necessidades que cada vertical de negócio exige, as quais proporcionam operações especializadas para diversos setores.
Segundo o autor do estudo e distinguished analyst da TGT ISG, Mauricio Ohtani, essa seria uma área chave de crescimento para a Salesforce, porém, o mercado brasileiro está ainda nos estágios iniciais de adoção das nuvens verticalizadas.
“No Brasil, os parceiros de melhor desempenho já apresentam expertise em algumas (poucas) verticais, com uma quantidade e níveis de certificações ainda tímidas”, ressalta o autor. Ele ainda enfatiza que, à medida que as organizações perceberem o valor das nuvens verticalizadas, tanto a Salesforce quanto seus parceiros de serviços começarão a investir em capacitação e aumento de recursos para atender a demanda.
Para o autor, as empresas que já optam por esse modelo tiveram um ganho substancial em recursos e “poder de fogo” num mercado altamente competitivo. “As grandes empresas que as adquiriram, ampliaram o mercado de atuação e ganharam desempenho em função dos processos bem estabelecidos e ferramentas de alta produtividade. Dessa forma, podem aproveitar esse enriquecimento das capacidades de entrega para obter melhor qualidade e eficiência”, afirma Ohtani.
Marketing Cloud para campanhas digitais
Outro aspecto, apontado no estudo e que vem ganhando notoriedade e aumentando a participação da Salesforce no mercado brasileiro é a solução Marketing Cloud. Segundo o Ohtani, essa ferramenta da Salesforce se destaca como uma das mais completas para desenvolver e personalizar campanhas digitais, além de todo recurso direcionado a atender os profissionais de marketing das marcas e seus anunciantes por campanhas de marketing digital.
Por fim, num mercado tão grande e importante para empresas de tecnologia como é o Brasil, a combinação dessas soluções da Salesforce, somada a evolução da sua plataforma de GEN AI, Einsten, estão se consolidando num poderoso conjunto de ferramentas e soluções para a evolução e excelência em CX no país.