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Climatempo cria ferramenta com foco no varejo

Climatempo cria ferramenta com foco no varejo

Isso mesmo: a empresa de metereologia percebeu que clima e varejo tem tudo a ver e aposta em nova plataforma para o setor. Entenda

O que clima e varejo tem a ver? Muita coisa. É por isso que a empresa de meteorologia Climatempo criou ferramenta com foco no aumento da venda de produtos e serviços no setor.

Chamada de Advisor, a ferramenta tem como proposta oferecer análise climáticas que impactam diretamente o desempenho das vendas de produtos sazonais, a otimização do planejamento de marketing, de mídia e do impacto dos anúncios publicitários com base em variáveis meteorológicas.

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De acordo com Carlos Magno, presidente do Grupo Climatempo, a ferramenta permite também o direcionamento de investimentos futuros baseados no perfil de venda para determinada vertical climática. “As marcas conseguem ter um panorama efetivo do desempenho nos meses subsequentes, o que permite direcionar todos os esforços, incluindo linhas de produções e campanhas publicitárias, com uma margem maior de segurança”, explica Magno.

Segundo o executivo, o serviço entrega gráficos com explicações meteorológicas, consultoria exclusiva e sugestão de plano de marketing para ações segmentadas. O custo-benefício da ferramenta varia de acordo com características específicas e com a cobertura geográfica solicitada. “O mesmo produto pode ser impactado por verticais climáticas distintas em cada região. Com a análise é possível determinar para quais localidades mandar quais produtos e em qual quantidade”, avalia Magno. “Oferecemos ainda a possibilidade de otimizar campanhas publicitárias imediatas, como em redes sociais, além de garantir um controle maior de estoque por cidade”, complementa o executivo.

Como funciona?
Um exemplo prático, citado pelo executivo, diz respeito às vendas de ventiladores. Em tempos de altas temperaturas, a venda massiva do produto e de outros sistemas de climatização cresce consideravelmente. A análise da ferramenta aplicada ao caso revela que a intenção de compra só se converte no quarto dia, por exemplo. “Depois de três noites sofrendo com o calor, o consumidor resolve investir nos produtos. São esses tipos de insights que a solução promete entregar para as marcas”, explica Magno.

Segundo Magno, a empresa tem oportunidades em todos os seus canais que somam milhares de expectadores. O portal da marca recebe 11 milhões de visitantes únicos por mês. No aplicativo, são mais de 25 milhões de visualizações de tela nos aplicativos e um alcance de até 12 milhões de seguidores no Facebook.

O executivo afirma que a ferramenta é nova no Brasil, mas a análise e conversão de dados meteorológicos para direcionar o posicionamento de empresas e marcas é comum fora do País. “Companhias como a Nike e Walmart já utilizam soluções similares nos Estados Unidos para garantir um maior impacto de suas campanhas publicitárias, promoções e ações de venda”, finaliza Magno.

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