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Cliente tem dono dentro de uma empresa?

Cliente tem dono dentro de uma empresa?

Um recente estudo desenvolvido pela consultoria Dom Strategy Partners mostra a quantidade de empresas que possuem uma área intitulada “dona do cliente”

Uma recente postura das maiores empresas do mundo foi criar uma área destinada para discutir as demandas, anseios, reclamações, entre outras interações, do consumidor. É uma área conhecida como dona do cliente. Mas será que empresas brasileiras aderiram a essa nova onda empresarial?

Um estudo chamado “Feitas para o Cliente 2016”, desenvolvido pela consultoria Dom Strategy Partners, mediu exatamente a presença da área (ou donos) do cliente dentro das empresas, entre outros insights sobre os desejos do consumidor.

Veja alguns insights apontados pela Dom sobre a presença de áreas “donas das empresas” no Brasil:

 

38% dos entrevistados, o cliente não tem dono, porque o dono são todos os colaboradores.

25% disseram que é o CEO. Uma empresa citou ser o acionista.

47% afirmam ser a área de marketing. Quando questionadas as áreas de atração, comunicação e afins (portanto, para não clientes, targets, ex-clientes, entre outras), 88% disseram que o marketing é dona do cliente.

– Poucas empresas possuem uma área específica chamada “clientes”: apenas 22%.

64% dos entrevistados afirmaram que a área de operações concentra a gestão dos clientes nas funções de atendimento (principalmente SAC).

– Das empresas em que estão organizadas em separado, 35% avaliam integrar as áreas de “vendas e marketing”.

22% das empresas avaliam alocar ou transferir a gestão de clientes à área ou estrutura de serviços compartilhados.

 

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