Pesquisar
Close this search box.
/
/
Claro e Embratel impulsionam mídia exterior com uso de dados

Claro e Embratel impulsionam mídia exterior com uso de dados

A plataforma digital Claro GeoData OOH possibilita planejamentos e resultados mais assertivos em mídia exterior; um avanço rumo a customização híbrida na publicidade

Mídia out of home (MOOH) ou mídia exterior é toda publicidade feita em ambientes de grande movimentação pública. Essas ações através de outdoors, banners, painéis e outros formatos buscam alcançar as pessoas em seus trajetos diários e impactá-las por meio de anúncios e propagandas.

Com os avanços digitais e as redes sociais como meio mais natural para publicidade, engana-se quem pensa que esse modelo de publicidade nas ruas esteja morrendo. Atualmente ela é o terceiro maior meio de investimento de publicidade do Brasil, de acordo com o Cenp-Meios, ficando atrás apenas da televisão e, claro, das mídias digitais.

Ciente deste potencial para o mercado brasileiro, a Claro e a Embratel anunciaram recentemente o lançamento do Claro GeoData OOH, nova modalidade da solução Claro GeoData indicada para o mercado de mídia exterior (mídia out of home – OOH). O interessante é que agora, os dados digitais auxiliam no modelo.

Por meio de informações agregadas de deslocamento de pessoas geradas diariamente por antenas da Claro em todo País, agências de publicidade, marcas e veículos de OOH passam a ter insights valiosos sobre o desempenho da sua publicidade nas ruas para projetar melhores campanhas com custos otimizados.

Exemplo clássico de uma mídia exterior (OOH). Img: iSotck

Conheça o Mundo do CX

Plataforma para mídia exterior com apoio de Machine Learning

A Claro explica que, o Claro GeoData OOH, coleta dados e os disponibiliza em uma plataforma de maneira automática e agrupada, e com o auxílio de Machine Learning ela fornece estatísticas apuradas, análises completas e qualificadas feitas em segundos e de forma inteligente.

Isso viabiliza a correta precificação da publicidade naquele determinado ponto, além de um diagnóstico mais preciso da audiência projetada e atingida em ações. Além disso, a plataforma possui interface amigável criada com técnicas de design thinking para um acesso simples e intuitivo aos usuários.

Para Tomaz Oliveira, Diretor-Executivo de Alianças Estratégicas da Embratel, essa plataforma traz mais exatidão para atingir públicos de modo mais eficiente e com alto grau de personalização, além do planejamento com melhor utilização de recursos. Segundo o executivo, a tecnologia apresenta assertividade superior a 95% sobre o fluxo e deslocamento de pessoas, com dinamicidade e atualização constante. Um índice nunca foi visto no mercado.
“Processando mais de cinco bilhões dados de deslocamento por dia, a plataforma permite aos usuários criar pontos específicos para análise em qualquer local do País, considerando a rua e a orientação do mobiliário publicitário. Assim, levaremos o setor ao próximo nível de digitalização, com ganhos enormes”, diz Oliveira.

Leia mais: Como a inteligência artificial está impactando os cargos de liderança?

O desafio da customização híbrida

Um dos grandes desafios hoje para a publicidade está na customização. Porém, agora de forma híbrida e integrada (On/Offline). Por esse motivo, o setor de mídia exterior, apoiado pelas novas tecnologias, é um dos principais para gerar engajamento e visibilidade das marcas complementando o ambiente digital.

Seguindo as jornadas das pessoas pelas cidades, a aplicação da Claro GeoData OOH, por exemplo, apoia as empresas justamente no preenchimento desta lacuna para identificar e cruzar as origens, os destinos, os deslocamentos, os horários e dados sociodemográficos por meio de informações geradas e coletadas pelas antenas da Claro.

Por exemplo, uma rede varejista que lança uma campanha de produtos voltados para o público masculino em uma faixa etária específica, escolhe locais estratégicos encontrados pelo GeoData OOH, onde a circulação de pessoas com esse perfil é maior. A partir das análises fornecidas pela plataforma, também é viável classificar os dias e os horários mais movimentados de cada um dos pontos, inclusive, para apoiar na correta precificação da publicidade naquele determinado mobiliário publicitário.

Além disso, as informações são um grande apoio para a expansão de marcas para outras praças, pois é possível identificar onde e quem querem atingir com suas comunicações de modo tático e ágil, criando oportunidades para o crescimento. Assim, os investimentos são direcionados de maneira mais efetiva, com otimização de custos, além de projeções com melhores resultados. Vale mencionar que a Claro GeoData OOH foi desenvolvido em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Para Carlos Araujo, Diretor de Novos Negócios da Claro, é o que há de mais moderno e avançado no mercado. “Estamos levando o que há de mais inovador ao segmento para as organizações atingirem seus resultados com eficiência, agilidade e otimização de operações. Acreditamos que esse movimento é essencial para promover a transformação digital no mercado, fomentando uma mudança revolucionária no setor”, afirma Araujo.

Plataforma automatiza e organiza informações

A Claro GeoData OOH realiza diversos tipos de mensurações. Por meio das impressões, por exemplo, é possível saber o número de vezes que a publicidade foi vista. A quantidade de dispositivos únicos indica quantos cidadãos foram impactados pela campanha. Já o alcance significa a porcentagem da população potencialmente exposta à comunicação.

A plataforma, pioneira no Brasil, cruza essas informações para criar outros diferentes indicadores, de acordo com as necessidades de cada organização. É possível ver, por exemplo, os dados por determinados períodos, datas e horas, focando apenas no tempo no qual uma campanha específica foi ao ar ou até para descobrir qual tipo de comunicação despertou mais interesse do público, o tempo médio de visualização de tela de cada publicidade, dentre outros critérios relevantes para o segmento. As companhias também conseguem criar diversos dashboards automaticamente, sem a necessidade de intervenções humanas e outras tecnologias. A abrangência das análises é diária e nacional, informa a Claro.



+ NOTÍCIAS
Pesquisas de mercado: como transformar dados em informações?
Sua empresa está preparada para o Intelligent CX?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]