Mídia out of home (MOOH) ou mídia exterior é toda publicidade feita em ambientes de grande movimentação pública. Essas ações através de outdoors, banners, painéis e outros formatos buscam alcançar as pessoas em seus trajetos diários e impactá-las por meio de anúncios e propagandas.
Com os avanços digitais e as redes sociais como meio mais natural para publicidade, engana-se quem pensa que esse modelo de publicidade nas ruas esteja morrendo. Atualmente ela é o terceiro maior meio de investimento de publicidade do Brasil, de acordo com o Cenp-Meios, ficando atrás apenas da televisão e, claro, das mídias digitais.
Ciente deste potencial para o mercado brasileiro, a Claro e a Embratel anunciaram recentemente o lançamento do Claro GeoData OOH, nova modalidade da solução Claro GeoData indicada para o mercado de mídia exterior (mídia out of home – OOH). O interessante é que agora, os dados digitais auxiliam no modelo.
Por meio de informações agregadas de deslocamento de pessoas geradas diariamente por antenas da Claro em todo País, agências de publicidade, marcas e veículos de OOH passam a ter insights valiosos sobre o desempenho da sua publicidade nas ruas para projetar melhores campanhas com custos otimizados.
Plataforma para mídia exterior com apoio de Machine Learning
A Claro explica que, o Claro GeoData OOH, coleta dados e os disponibiliza em uma plataforma de maneira automática e agrupada, e com o auxílio de Machine Learning ela fornece estatísticas apuradas, análises completas e qualificadas feitas em segundos e de forma inteligente.
Isso viabiliza a correta precificação da publicidade naquele determinado ponto, além de um diagnóstico mais preciso da audiência projetada e atingida em ações. Além disso, a plataforma possui interface amigável criada com técnicas de design thinking para um acesso simples e intuitivo aos usuários.
Para Tomaz Oliveira, Diretor-Executivo de Alianças Estratégicas da Embratel, essa plataforma traz mais exatidão para atingir públicos de modo mais eficiente e com alto grau de personalização, além do planejamento com melhor utilização de recursos. Segundo o executivo, a tecnologia apresenta assertividade superior a 95% sobre o fluxo e deslocamento de pessoas, com dinamicidade e atualização constante. Um índice nunca foi visto no mercado.
“Processando mais de cinco bilhões dados de deslocamento por dia, a plataforma permite aos usuários criar pontos específicos para análise em qualquer local do País, considerando a rua e a orientação do mobiliário publicitário. Assim, levaremos o setor ao próximo nível de digitalização, com ganhos enormes”, diz Oliveira.
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O desafio da customização híbrida
Um dos grandes desafios hoje para a publicidade está na customização. Porém, agora de forma híbrida e integrada (On/Offline). Por esse motivo, o setor de mídia exterior, apoiado pelas novas tecnologias, é um dos principais para gerar engajamento e visibilidade das marcas complementando o ambiente digital.
Seguindo as jornadas das pessoas pelas cidades, a aplicação da Claro GeoData OOH, por exemplo, apoia as empresas justamente no preenchimento desta lacuna para identificar e cruzar as origens, os destinos, os deslocamentos, os horários e dados sociodemográficos por meio de informações geradas e coletadas pelas antenas da Claro.
Por exemplo, uma rede varejista que lança uma campanha de produtos voltados para o público masculino em uma faixa etária específica, escolhe locais estratégicos encontrados pelo GeoData OOH, onde a circulação de pessoas com esse perfil é maior. A partir das análises fornecidas pela plataforma, também é viável classificar os dias e os horários mais movimentados de cada um dos pontos, inclusive, para apoiar na correta precificação da publicidade naquele determinado mobiliário publicitário.
Além disso, as informações são um grande apoio para a expansão de marcas para outras praças, pois é possível identificar onde e quem querem atingir com suas comunicações de modo tático e ágil, criando oportunidades para o crescimento. Assim, os investimentos são direcionados de maneira mais efetiva, com otimização de custos, além de projeções com melhores resultados. Vale mencionar que a Claro GeoData OOH foi desenvolvido em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Para Carlos Araujo, Diretor de Novos Negócios da Claro, é o que há de mais moderno e avançado no mercado. “Estamos levando o que há de mais inovador ao segmento para as organizações atingirem seus resultados com eficiência, agilidade e otimização de operações. Acreditamos que esse movimento é essencial para promover a transformação digital no mercado, fomentando uma mudança revolucionária no setor”, afirma Araujo.
Plataforma automatiza e organiza informações
A Claro GeoData OOH realiza diversos tipos de mensurações. Por meio das impressões, por exemplo, é possível saber o número de vezes que a publicidade foi vista. A quantidade de dispositivos únicos indica quantos cidadãos foram impactados pela campanha. Já o alcance significa a porcentagem da população potencialmente exposta à comunicação.
A plataforma, pioneira no Brasil, cruza essas informações para criar outros diferentes indicadores, de acordo com as necessidades de cada organização. É possível ver, por exemplo, os dados por determinados períodos, datas e horas, focando apenas no tempo no qual uma campanha específica foi ao ar ou até para descobrir qual tipo de comunicação despertou mais interesse do público, o tempo médio de visualização de tela de cada publicidade, dentre outros critérios relevantes para o segmento. As companhias também conseguem criar diversos dashboards automaticamente, sem a necessidade de intervenções humanas e outras tecnologias. A abrangência das análises é diária e nacional, informa a Claro.
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