Pesquisar
Close this search box.
/
/
Claro e Embratel impulsionam mídia exterior com uso de dados

Claro e Embratel impulsionam mídia exterior com uso de dados

A plataforma digital Claro GeoData OOH possibilita planejamentos e resultados mais assertivos em mídia exterior; um avanço rumo a customização híbrida na publicidade

Mídia out of home (MOOH) ou mídia exterior é toda publicidade feita em ambientes de grande movimentação pública. Essas ações através de outdoors, banners, painéis e outros formatos buscam alcançar as pessoas em seus trajetos diários e impactá-las por meio de anúncios e propagandas.

Com os avanços digitais e as redes sociais como meio mais natural para publicidade, engana-se quem pensa que esse modelo de publicidade nas ruas esteja morrendo. Atualmente ela é o terceiro maior meio de investimento de publicidade do Brasil, de acordo com o Cenp-Meios, ficando atrás apenas da televisão e, claro, das mídias digitais.

Ciente deste potencial para o mercado brasileiro, a Claro e a Embratel anunciaram recentemente o lançamento do Claro GeoData OOH, nova modalidade da solução Claro GeoData indicada para o mercado de mídia exterior (mídia out of home – OOH). O interessante é que agora, os dados digitais auxiliam no modelo.

Por meio de informações agregadas de deslocamento de pessoas geradas diariamente por antenas da Claro em todo País, agências de publicidade, marcas e veículos de OOH passam a ter insights valiosos sobre o desempenho da sua publicidade nas ruas para projetar melhores campanhas com custos otimizados.

Exemplo clássico de uma mídia exterior (OOH). Img: iSotck

Conheça o Mundo do CX

Plataforma para mídia exterior com apoio de Machine Learning

A Claro explica que, o Claro GeoData OOH, coleta dados e os disponibiliza em uma plataforma de maneira automática e agrupada, e com o auxílio de Machine Learning ela fornece estatísticas apuradas, análises completas e qualificadas feitas em segundos e de forma inteligente.

Isso viabiliza a correta precificação da publicidade naquele determinado ponto, além de um diagnóstico mais preciso da audiência projetada e atingida em ações. Além disso, a plataforma possui interface amigável criada com técnicas de design thinking para um acesso simples e intuitivo aos usuários.

Para Tomaz Oliveira, Diretor-Executivo de Alianças Estratégicas da Embratel, essa plataforma traz mais exatidão para atingir públicos de modo mais eficiente e com alto grau de personalização, além do planejamento com melhor utilização de recursos. Segundo o executivo, a tecnologia apresenta assertividade superior a 95% sobre o fluxo e deslocamento de pessoas, com dinamicidade e atualização constante. Um índice nunca foi visto no mercado.
“Processando mais de cinco bilhões dados de deslocamento por dia, a plataforma permite aos usuários criar pontos específicos para análise em qualquer local do País, considerando a rua e a orientação do mobiliário publicitário. Assim, levaremos o setor ao próximo nível de digitalização, com ganhos enormes”, diz Oliveira.

Leia mais: Como a inteligência artificial está impactando os cargos de liderança?

O desafio da customização híbrida

Um dos grandes desafios hoje para a publicidade está na customização. Porém, agora de forma híbrida e integrada (On/Offline). Por esse motivo, o setor de mídia exterior, apoiado pelas novas tecnologias, é um dos principais para gerar engajamento e visibilidade das marcas complementando o ambiente digital.

Seguindo as jornadas das pessoas pelas cidades, a aplicação da Claro GeoData OOH, por exemplo, apoia as empresas justamente no preenchimento desta lacuna para identificar e cruzar as origens, os destinos, os deslocamentos, os horários e dados sociodemográficos por meio de informações geradas e coletadas pelas antenas da Claro.

Por exemplo, uma rede varejista que lança uma campanha de produtos voltados para o público masculino em uma faixa etária específica, escolhe locais estratégicos encontrados pelo GeoData OOH, onde a circulação de pessoas com esse perfil é maior. A partir das análises fornecidas pela plataforma, também é viável classificar os dias e os horários mais movimentados de cada um dos pontos, inclusive, para apoiar na correta precificação da publicidade naquele determinado mobiliário publicitário.

Além disso, as informações são um grande apoio para a expansão de marcas para outras praças, pois é possível identificar onde e quem querem atingir com suas comunicações de modo tático e ágil, criando oportunidades para o crescimento. Assim, os investimentos são direcionados de maneira mais efetiva, com otimização de custos, além de projeções com melhores resultados. Vale mencionar que a Claro GeoData OOH foi desenvolvido em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Para Carlos Araujo, Diretor de Novos Negócios da Claro, é o que há de mais moderno e avançado no mercado. “Estamos levando o que há de mais inovador ao segmento para as organizações atingirem seus resultados com eficiência, agilidade e otimização de operações. Acreditamos que esse movimento é essencial para promover a transformação digital no mercado, fomentando uma mudança revolucionária no setor”, afirma Araujo.

Plataforma automatiza e organiza informações

A Claro GeoData OOH realiza diversos tipos de mensurações. Por meio das impressões, por exemplo, é possível saber o número de vezes que a publicidade foi vista. A quantidade de dispositivos únicos indica quantos cidadãos foram impactados pela campanha. Já o alcance significa a porcentagem da população potencialmente exposta à comunicação.

A plataforma, pioneira no Brasil, cruza essas informações para criar outros diferentes indicadores, de acordo com as necessidades de cada organização. É possível ver, por exemplo, os dados por determinados períodos, datas e horas, focando apenas no tempo no qual uma campanha específica foi ao ar ou até para descobrir qual tipo de comunicação despertou mais interesse do público, o tempo médio de visualização de tela de cada publicidade, dentre outros critérios relevantes para o segmento. As companhias também conseguem criar diversos dashboards automaticamente, sem a necessidade de intervenções humanas e outras tecnologias. A abrangência das análises é diária e nacional, informa a Claro.



+ NOTÍCIAS
Pesquisas de mercado: como transformar dados em informações?
Sua empresa está preparada para o Intelligent CX?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]