Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 Tendências que vão acabar com o shopping center como o conhecemos

5 Tendências que vão acabar com o shopping center como o conhecemos

Pesquisa aponta que o setor deve mudar consideravelmente nos próximos cinco anos nos EUA. Conheças s forças que vão causar essa mudança e como será o shopping do futuro

Um novo relatório do Coresight Research aponta que as tendências dos shoppings até 2023 vão contemplar estabelecidos com menos foco em vestuário e atuando muito mais como ponto central de um ecossistema de varejo e serviços que inclua diversas soluções aos consumidores.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora! 

O relatório aponta que esses empreendimentos mudarão sua gama de inquilinos e já não serão apenas reativos a movimentos de fechamento de lojas, em especial de roupas, que são as dominantes nos shoppings, para aumentar sua diversidade de opções. Os lugares passarão a ser mais proativos na procura por hóspedes variados.

Leia também:

Mais de 12 mil lojas estão vagas nos shoppings brasileiros, diz Ibope

“Nos próximos anos, muitos shoppings reformularão suas ofertas, passando de um foco em lojas de roupas agrupadas ancoradas por lojas de departamentos para redes mais diversas de varejistas, lojistas de lazer e entretenimento, espaços para eventos e pop-ups de serviços empresariais”, afirmou ao Chain Store Age a fundadora da Coresight Research, Deborah Weinswig.

Confira as cinco tendências que devem transformar profundamente os shopping centers nos próximos anos:

1. Consumo regional será impactado

O relatório da Coresight Research prevê que 1.100 a 1.200 lojas de departamentos fechem entre 2017 e 2023 nos Estados Unidos, reduzindo em um quinto o número total de lojas no setor. Com a exceção de falências de cadeias de lojas de departamento, como a Bon-Ton, isso terá um efeito maior em shopping centers regionais do que em estabelecimentos premium e de maior tráfego.

2. Migração dos gastos para serviços

Entre 2000 e 2017, os gastos dos consumidores com bens de consumo caíram de 50% para pouco mais de 45% nos Estados Unidos. Com isso, os consumidores americanos gastaram 139 bilhões de dólares a menos em bens por ano. “Olhando para 2023, esperamos que os consumidores redirecionem mais 78 bilhões de dólares para o setor de serviços em detrimento do setor de bens”, declarou Weinswig.

3. Crescimento do varejo de moda na internet

Segundo o estudo, o e-commerce deve capturar quase a totalidade do crescimento do mercado de moda nos próximos cinco anos. O varejo físico de roupas e acessórios, portanto, ficará estável. A expectativa é de que os consumidores americanos gastem aproximadamente 73 bilhões de dólares em vestuário em 2023. Um terço disso será via e-commerce, muito mais que os 20% atuais.

4. Amadurecimento da geração millennial

O membro mais velho da geração milênio terá, em 2023, 43 anos. Eles responderão por 5 trilhões de dólares de gastos anuais em todas as categorias do varejo naquele ano. Unidos com a geração Z, os millennials constituirão mais da metade de todos os consumidores dos EUA. Uma das característica dessas gerações é dar preferência a experiências em vez de bens e priorizar preços baixos na aquisição de bens de consumo. Além disso, são muito mais dados a experiências digitais.

5. Crescimento dos canais não tradicionais

O varejo encontrará outras formas de vender fora dos padrões normais de lojas físicas. São os casos dos serviços de revenda e assinatura, que podem gerar 17 bilhões de dólares em gastos em 2023 nos EUA, segundo o estudo. “O varejo físico enfrentará desafios significativos nos próximos cinco anos. O shopping não está morto, mas os desafios serão muito grandes para os shopping centers, em especial os regionais e aqueles que priorizam o varejo de moda”, conclui a especialista.

Leia também: 

Como a Havan cresceu 350% dentro do seu e-commerce em 2 anos

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]