Pesquisar
Close this search box.
/
/
5 dicas para elevar a experiência de compra da sua loja neste fim de ano

5 dicas para elevar a experiência de compra da sua loja neste fim de ano

Com o fim da restrição e isolamento social, as lojas estão diante de um novo consumidor, mais exigente

Neste fim de ano, estamos novamente diante de muitas mudanças no comportamento de compra dos consumidores. Depois de um 2020 onde praticamente tudo foi comprado online por conta das restrições do coronavírus, chegamos a 2021 em um cenário bastante diferente e mais complexo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A população brasileira ultrapassou os 60% de totalmente vacinados, o comércio físico voltou a funcionar e não há mais restrições de circulação. Isso significa um retorno às compras presenciais, mas agora, com consumidores mais exigentes e criteriosos – especialmente diante da inflação. Ao mesmo tempo em que esperam vivenciar experiências online cada vez mais fáceis e rápidas, também esperam ser positivamente impactados pelas lojas de rua.

Leia mais: As tendências de comportamento que vão definir a próxima década

Nesse modelo híbrido, que une a experiência de compra física com a digital, toda a jornada do cliente deve ser repensada pelas marcas, levando em consideração cinco principais pontos:

  1. Detalhar a trajetória de compra

    Pensar em todos os detalhes de uma jornada de compra, inclusive na integração do físico com o digital, é importante para evitar erros. Para isso, quebre a experiência em pequenas etapas com o objetivo de que cada uma delas, isoladamente, seja positiva para o cliente. Isso ajudará a compreender a dependência entre essas etapas e a simplificar o processo. Um exemplo é fechar uma compra online sem preencher todo o cadastro. A soma dessas etapas resultará em uma única experiência positiva e, mais do que isso, criará a percepção de que a marca se importa com o consumidor.

  2.  Atender às expectativas do cliente

    Um estudo do psicólogo Daniel Kahneman indica que nossas lembranças costumam ser cruciais para gerar expectativas em relação ao que estamos vivendo. Esse recurso é resultado de como o cérebro funciona, gerando dopamina e outros hormônios de acordo com as expectativas que criamos.

    Os problemas com os clientes geralmente têm conexão com o não cumprimento das expectativas deles (como dizer que entregará o produto em três dias e entregá-lo em cinco), falta de clareza da expectativa (não informar o prazo de resposta para uma dúvida) ou ainda com a expectativa criada por um terceiro (esperar uma resposta mais rápida via reclamação). Por isso, é super importante considerar o que está influenciando a expectativa do seu cliente para atendê-la e, inclusive, superá-la.

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

  3. Reduzir o esforço de compra

    Buscamos sempre fazer mais com menos, e isso reflete em como interagimos com as marcas. Reduzir o esforço do cliente passa por limitar as escolhas dele para um número baixo de possibilidades, diminuir tempos de espera, simplificar etapas, usar os canais mais convenientes para falar com ele e ajudá-lo no local e horário indicados. Tudo isso pela ótica do cliente, e não da empresa.

    Imagine que você tenha que preencher um amplo cadastro no papel e depois enviá-lo pelos Correios para obter vantagens em uma determinada empresa. Agora, substitua esse processo pelo simples envio do seu CPF via WhatsApp. A segunda experiência será muito melhor, não é? 92% dos clientes das marcas que já fazem isso afirmam que se relacionar com elas exige pouco esforço, segundo o estudo Maturidade em CX 2021.

  4. Retirar o estresse da jornada

    O estresse gera diversos hormônios em nosso corpo e passa a associar o que estamos fazendo com algo ruim. A relação entre estresse e erros em uma trajetória de compra é muito próxima, sendo que um pode levar ao outro.

    Por isso, é importante detectar os possíveis erros na jornada do cliente e indicar como podem ser prevenidos. É imprescindível classificá-los em: 1. conteúdo (quando o cliente não tem as informações suficientes para tomar uma decisão), 2. deslizes (quando o cliente tem a informação, mas ainda assim comete algum erro) e 3. lapsos (quando o cliente se esquece de algo).

    Também é preciso considerar a competência necessária para executar uma tarefa, esclarecer ao máximo o objetivo da ação, manter o cliente informado durante a jornada e possíveis distrações que causem impacto na atenção dele. Por último, ter um plano para resolver rápido o erro que está gerando estresse no cliente, caso não seja possível preveni-lo.

  5. Ativar todos os sentidos

    Ao mapear a jornada do cliente, é importante considerar todos os cinco sentidos humanos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Quanto mais você conseguir se conectar de forma positiva com cada um deles, melhor será a experiência do cliente.

    Nem sempre é possível criar uma experiência multissensorial para o consumidor – especialmente no ambiente online -, mas há formas de explorar algumas delas em cada etapa da jornada. Ao desenhar essas ativações sensoriais, seja consistente e entregue um padrão para os seus clientes. Lembre-se de considerar a acessibilidade para minimizar o impacto em pessoas com condições especiais, e que o excesso em quantidade e intensidade tem efeito contrário, prejudicando a experiência (por exemplo, música em site). Ativar os sentidos é especialmente enriquecedor para as lojas físicas, que cada vez mais integram a nova jornada de compra phygital, sendo, muitas vezes, um ponto de apoio (como showroom) para o e-commerce.

    É emocionante observar essa transformação do consumo. Em como a experiência do cliente (CX) logo estará em todos os lugares que frequentamos e estabelecimentos comerciais que interagimos – mesmo que virtualmente. Ainda há um mar de oportunidades a serem exploradas. Isto é só o começo!

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

*Por Renato Cohen, Solutions Consultant da Zendesk.


+ Notícias

O futuro das lojas físicas e a experiência do consumidor na era pós-pandemia

As tendências de CX no atendimento pelo WhatsApp e apps de mensagem

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]