Pesquisar
Close this search box.
/
/
Chinesas e norte-americanas dominam top 10 de unicórnios do e-commerce

Chinesas e norte-americanas dominam top 10 de unicórnios do e-commerce

Pesquisa de consultoria inclui apenas unicórnios, ativos e aportadas por venture capital. Subsidiárias e empresas de proprietário majoritário ficaram de fora

As startups chinesas e norte-americanas dominaram o top 10 da lista de unicórnios do e-commerce com foco no consumidor recém-divulgado pela consultoria CB Insight. No ranking, três empresas empresas chinesas e três norte-americanas estão entre as que mais receberam aporte de investidoras de capital de risco em rodadas de investimentos a partir da segunda metade de 2020.

A consultoria frisa que a pesquisa inclui apenas unicórnios (empresas privadas valendo mais de US$ 1 bilhão), ativas e aportadas por venture capital. Subsidiárias e empresas de proprietário majoritário ficaram de fora. A análise foca nas startups voltadas ao consumidor no e-commerce, excluindo as empresas com serviços de in-store do setor.

Ao apresentar o ranking, a CB Insights lembra que as plataformas estão transformando o e-commerce por dentro, e, sobretudo, as formas pelas quais as compras são feitas. Ainda que a pandemia tenha pego o e-commerce de surpresa, com o isolamento forçando boa parte das compras a serem online, muitos clientes hoje pretendem manter o hábito mesmo com restrições de mobilidade mais amenas. Assim, “a mudança para o digital está criando novas oportunidades às companhias de e-commerce no espaço do consumidor”, explica a consultoria.

Na segunda metade de 2020, o financiamento no e-commerce aumento 68% em comparação com a primeira metade do ano. A quantidade de unicórnios também cresceu.

As mais valiosas

Das unicórnios do e-commerce com foco no cliente que mais valem no mundo hoje, boa parte opera no marketplace em C2C ou B2C. A mais valiosa delas no momento, a Instacard, de São Francisco, por exemplo, trabalha na entrega de mercados e mercearias. A empresa totalizou US$ 17,7 bilhões em 2020, em sua oitava rodada de investimento. As financiadoras são a Valiant Capital Partners e a D1 Capital Partners.

Veja a lista das mais valiosas:

  • Instacard (São Francisco – EUA): US$ 17,7 bilhões
  • Shenzhen (China): US$ 15 bilhões
  • Chehaoduo (China): US$ 9 bilhões
  • Coupang (Coreia do Sul): US$ 9 bilhões
  • Tokopedia (Indonésia): US$ 7 bilhões
  • Fanatics (EUA): US$ 6,2 bilhões
  • Xingsheng Selected (China): US$ 4 bilhões
  • Gopuff (EUA): US$ 3,9 bilhões
  • Auto1 (Alemanha): US$ 3,5 bilhões
  • Bukalapak (Indonésia): US$ 3,5 bilhões

Como a lista mostra, a maioria das startups unicórnio da lista está localizada na Ásia.

A CB ressalta que nove destas dez companhias levantaram fundos diante da pandemia. A Xingsheng Selected voltada à cadeia de alimentos frescos, por exemplo, levantou US$ 800 milhões em sua rodada de investimento em julho e mais US$ 700 milhões em dezembro.

Enquanto isso, a Gopuff, de delivery geral, levantou US$ 380 milhões também em dezembro. A Bukalapak recebeu aporte de US$ 100 milhões da Microsoft, da GIC Group e da Erlang Tecnology, chegando seu valor na casa dos US$ 3 bilhões em novembro.

Para a CB Insights, o e-commerce claramente pautou os investimentos e valorizações das unicórnios do varejo pelo mundo, uma vez que foi no comércio eletrônico que se concentraram os nascimentos das empresas de US$ 1 bilhão na segunda metade de 2020. “É o e-commerce que permite companhias e plataformas de vendas especializadas conquistarem o interesse do investidor e ter mais valor”.

 


+ Notícias 

Muita inovação e mais: como o e-commerce deve se portar em 2021 

Por que é necessário humanizar a experiência digital do consumidor? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]