Pesquisar
Close this search box.
/
/
Chief Transformation Officer: os líderes do futuro

Chief Transformation Officer: os líderes do futuro

Responsáveis pela transformação da organização, um Chief Transformation Officer pode revolucionar o futuro de uma empresa

Com a tendência das empresas em investirem em transformações do negócio, um novo cargo emergiu e com tendência de chegar para ficar: Chief Transformation Officer (CTO). O cargo exige que quem o ocupe esteja apto a acompanhar as mudanças e evoluir com elas, bem como estar atento às novas tecnologias. Outro requisito da função é compreender e respeitar pontos de vistas opostos dos envolvidos com os interesses da organização.

Cabe ao CTO promover e cultivar uma mudança organizacional, com foco no crescimento da empresa, bem como apontar novas ideias para essa evolução. Esses cargos têm se tornado notável diante da transformação digital, com impacto percebido por executivos de várias áreas, de grande porte ou médio. Com a evolução da expectativa dos clientes, as organizações devem se adaptar à digitalização. Nesse cenário, surge um novo modelo de liderança, o Chief Transformation Officer. Um relatório do Project Management Institute (PMI) abordou a questão. O documento aponta que 95% acreditam que o papel CTO é vital para o sucesso da transformação.

Leia mais: A excelência no atendimento na visão de um CEO premiado

Qual a função do Chief Transformation Officer em uma organização?

O primeiro passo para entender o papel dessa liderança dentro de uma organização é compreender o quão necessário o cargo é. Em algumas empresas, pontos como a crise climática impulsiona a transformação organizacional. Para outras, são levados em consideração pontos como mudanças no processo digital e nos processos econômicos, movimentos demográficos e falta de mão de obra.

Algumas situações interferem diretamente nessas alterações e desafios empresariais, como: a evolução da expectativa do consumidor; ritmo da mudança digital; surgimento de novas tecnologias; busca por eficiência; desafios regulatórios; ameaças da concorrência; lacunas nas habilidades; desafios políticos; entre outros. Caberá ao CTO garantir que os envolvidos com cada função dentro dos negócios se sinta confortável com essas mudanças e crie uma capacidade para iniciar esse processo.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Dentro das necessidades citadas, 61% dos ouvidos pelo estudo disseram que a maior agilidade organizacional é um dos resultados esperados dentro dessa transformação, seguido pelo desejo de melhorar a experiência do cliente. Essa última questão está dentro dos objetivos esperados pelos próximos três anos, enquanto a expectativa para melhorias financeiras têm 50% de escolha entre os executivos. Já a melhora nas operações ambientais foi pontuada por 46% dos entrevistados.

Questionados sobre os critérios usados para medir os resultados, os líderes citam as receitas e produtividade, bem como a redução de custos, como os mais frequentes. Os três pontos citados estão, respectivamente, em primeiro e segundo lugar. Vale ressaltar que esse são os critérios atuais, que são seguidos por experiência do cliente, experiência dos funcionários e entradas no caixa/liquidez, como cinco principais pontos.

Leia mais: CEO ou influenciador? O impacto do posicionamento da liderança na captação de investimentos

Os atributos adequados para um do Chief Transformation Officer

Exercer o cargo de CTO requer uma experiência mais abrangente, com formações diversas. As principais qualificações exigidas são em tecnologia e gestão de negócios. É importante também saber gerir a entrega de projetos e programas. É necessário ter uma carreira sólida nas organizações que se dispuseram a transformar, tendo ocupado várias posições dentro da empresa. Nesses requisitos se enquadram a maior parte dos entrevistados pelo estudo.

Entre as qualidades desses executivos, estão os seguintes atributos: corajosos, com autoridade, convincentes, decisivos, empáticos, honestos, modestos, persuasivos, estratégicos, confiáveis, visionários. Por outro lado, o trabalho de transformação pode ameaçar objetivos da empresa em favor de ganhos futuros, mas incertos. Apesar disso, essas mudanças aumentam o desafio em prol das metas a serem alcançadas. Os CTOs que exercem com maestria suas funções entendem esses contrapostos, e se empenham para entender os pontos a serem trabalhados.

Os conflitos estão presentes na rotina do cargo, porém, cabe ao CTO saber lidar com eles e ter essa visão de transformação para um trabalho alinhado com os stakeholders e seus interesses. Os CTOs devem saber lidar com o desafio e, quase sempre, têm grande parcela do sucesso dessas transformações sob seu controle, apesar de pouco domínio direto da execução. Visionários e estratégicos, devem ter aptidão para criar e informar claramente aonde essa transformação chegará e quais serão seus resultados.

Conheça o Mundo do CX

O CTO deverá elaborar mecanismos de sustentação, para não correr o risco de perder seus esforços. Esses métodos podem acontecer com apoios, e eles podem conseguir através das seguintes atitudes:

  • Articulando a estrela-guia: o valor que a empresa espera criar;
  •  Estabelecendo um transformation office permanente;
  • Praticando a transparência e encorajando o “senso de dono”;
  • Montando as ferramentas para apoiar a tomada de decisão;
  • Equilibrando as capacidades internas e externas;
  •  Engajando conselheiros confiáveis.

O que esperar do futuro?

Se em um passado recente a transformação girava em torno de implantar novas tecnologias, esse cenário mudou. Agora, o objetivo não é apenas reduzir os custos e aumentar a produtividade, mas buscar evoluir a partir de critérios de resultados estratégicos. O CTO deve ter ampla visão de futuro, e usar como ponto de partida a transformação organizacional.

Em resumo, a organização passaria por uma revolução cultural. Essa liderança deve indicar essa capacidade de mudança, com incentivo ao aprendizado constante e novas definições de como trabalhar. Aliado ao CEO, é possível planejar as mudanças e agir em prol de superar as expectativas.



+ NOTÍCIAS
Empresas líderes utilizam IA em três áreas ao mesmo tempo
O valor dos dados digitais na visão de 4 líderes em CX

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]