Pesquisar
Close this search box.
/
/
20 ideias para inovar com o ChatGPT

20 ideias para inovar com o ChatGPT

De mapeamento de concorrentes a resumos de pesquisa de mercado, confira como o ChatGPT pode ser seu novo aliado em projetos de inovação.

O Chat GPT se alimenta de informações coletadas na internet – assim como toda inteligência artificial. O grande diferencial desse chatbot, que é a verdadeira coqueluche do momento, é que a conversa entre usuário e máquina foi criada para desenvolver diálogos reais, utilizando tecnologia de processamento de linguagem natural.

Por exemplo: quando você faz uma pergunta, ao invés de retornar apenas com os resultados, o ChatGPT pode contextualizá-los e elaborar textos, fazer pesquisas, dissertações, códigos de programação, receitas, etc. Além disso, o algoritmo pode ser integrado a outros aplicativos por meio de uma API.

Apesar de tamanha façanha, o ChatGPT ainda está em fase inicial, e os textos escritos pela plataforma apresentam uma qualidade abaixo do conteúdo produzido por um profissional. Porém, a expectativa é que a IA evolua, e com o passar do tempo elabore textos mais complexos e que dificilmente possam ser identificados como gerados por uma máquina.

De qualquer forma, o algoritmo já tem sido utilizado para inovação, gerando novas oportunidades no mercado. É o que afirma Philippe De Ridder, CEO na Board of Innovation, empresa global de inovação.

O executivo afirma utilizar o ChatGPT como copiloto em seu trabalho diário, ajudando estrategistas, designers de experimentos e designers de negócios a dimensionar novas oportunidades de mercado, criar roteiros de entrevistas, projetar personas e validar modelos de negócios em potencial. Confira 20 insights propostos por Ridder em projetos de inovação.

Criando estratégias com o ChatGPT

Caso 1: Novas percepções para cenário corporativo

Pergunte ao ChatGPT: suponha que você seja um investidor de capital de risco em healthtechs. Em quais áreas de doenças há mais espaço para disrupções?

Caso 2: Dimensionamento de mercado

Pergunte ao ChatGPT: suponha que você seja CEO de uma startup trabalhando em uma plataforma B2B de saúde mental e esteja especificamente direcionando sua oferta para companhias de tecnologia sediadas nos Estados Unidos. Para uma apresentação, você precisa dimensionar o tamanho do mercado e procurar por números totais de mercado, disponibilidade e aquisição.

Por favor, compartilhe algumas ideias iniciais em como você faria para estimar esses números, incluindo algumas fontes potenciais de dados.

Caso 3: Mapa competitivo

Pergunte ao ChatGPT: estou interessado em saúde mental. Você poderia compartilhar 10 startups que se concentram na prevenção nesse espaço e que recentemente receberam uma grande rodada de financiamento?

Caso 4: Análise PESTEL

Pergunte ao ChatGPT: seria possível compartilhar uma análise PESTEL (metodologia usada para avaliar o mercado externo à empresa, a partir da observação de diversos fatores), para um serviço B2B que fornece saúde mental no local de trabalho como o Fika, focado no mercado de trabalho dos EUA, em formato de tabela?

Conheça o Mundo do CX

Informações com o ChatGPT

Caso 5: Geração de ponto de vista do consumidor

Pergunte ao ChatGPT: suponha que você seja um funcionário de uma startup de tecnologia, lutando contra a ansiedade e experimentando síndromes precoces de esgotamento. Você pode fornecer algumas ideias – escritas em primeira pessoa – sobre como esse funcionário está se sentindo no dia a dia e como isso está afetando o seu trabalho?

Caso 6: Criar resumos para campanhas de marketing

Pergunte ao ChatGPT: suponha que você seja um gerente global da categoria de café para uma empresa multinacional de alimentos e bebidas. Uma de suas prioridades estratégicas é aumentar a penetração no mercado com os clientes da geração Z. Compartilhe um resumo de alto nível para uma agência de pesquisa de mercado.

Caso 7: Descubra tendências

Pergunte ao ChatGPT: quais são algumas das tendências de consumo de café em casa que se tornaram populares em todo o mundo durante a pandemia de Covid-19? Compartilhe os países ou regiões onde as tendências se originaram.

Caso 8: Roteiros para entrevistas

Pergunte ao ChatGPT: estou planejando fazer entrevistas individuais aprofundadas com clientes da geração Z para entender melhor suas dores em torno da experiência de beber café em casa. Por favor, compartilhe um pequeno roteiro de problemas para que eu possa usar em minhas entrevistas.

Caso 9: Jornada do consumidor

Pergunte ao ChatGPT: você pode descrever como seria a jornada do consumidor em uma hipotética plataforma online de saúde mental B2B? Descreva em formato de tabela as principais fases, os principais pontos de contato durante cada fase, uma ou duas tarefas a serem realizadas por fase e possíveis problemas e ganhos por fase.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Encontrando soluções

Caso 10: Nomenclatura

Pergunte ao ChatGPT: suponha que você seja o gerente de produto de uma start-up de saúde mental B2B. Você precisa de um nome para testar sua proposta de valor no mercado. Compartilhe uma lista de 30 nomes em potencial em uma tabela, incluindo URLs em potencial. Priorize nomes que sejam de marca ou que usem uma ortografia alternativa.

Caso 11: Projeto de proposta de valor

Pergunte ao ChatGPT: voltando à hipotética plataforma online de saúde mental B2B. Estou procurando explorar diferentes proposições de valor em potencial. Compartilhe 10 propostas de valor diferentes, todas com no máximo 144 caracteres.

Caso 12: Recursos para testar

Pergunte ao ChatGPT: vamos supor que nossa principal proposta de valor seja focada na retenção de funcionários. Quais seriam alguns dos principais recursos potenciais do produto que deveríamos considerar testar?

Validação com ChatGPT

Caso 13: Mapeamento de suposições

Pergunte ao ChatGPT: você pode listar as 5 principais suposições sobre conveniência (isso resolverá uma necessidade real para compradores B2B e seus funcionários) e viabilidade (seremos capazes de criar um modelo de negócios viável para oferecer suporte ao serviço)? Descreva os resultados em uma tabela com 1 coluna para suposições de conveniência e 1 para suposições de viabilidade.

Caso 14: Projeto de experimento

Pergunte ao ChatGPT: você poderia criar um design de experimento simples (máximo de 100 palavras) que eu poderia usar para testar as suposições sobre a viabilidade do CAC (custo de aquisição do cliente)?

Caso 15: Conjunto de preços

Pergunte ao ChatGPT: crie um projeto de experimento simples para medir a sensibilidade do preço em relação aos produtos de café especiais dos consumidores da geração Z usando uma análise conjunta.

Caso 16: Mensagem de recrutamento B2B

Pergunte ao ChatGPT: suponha que você seja o CEO de uma startup trabalhando em uma plataforma de saúde mental B2B e esteja direcionando sua oferta especificamente para empresas de tecnologia com sede nos EUA. Você deseja obter alguma validação inicial do gerenciamento de startups (CEO/COO) e líderes de RH (CPO, CHRO, líder de cultura, etc.) e planejar uma divulgação automatizada pelo LinkedIn. Crie 3 possíveis mensagens personalizadas diferentes para enviar pelo Linkedin com o objetivo de marcar uma reunião curta.

Modelos de negócios com ChatGPT

Caso 17: Modelos de receita

Pergunte ao ChatGPT: compartilhe 5 ideias para criar receita adicional do modelo de suporte de saúde mental B2B além das taxas que as empresas pagariam pelo serviço.

Caso 18: Business Model Canvas

Pergunte ao ChatGPT: crie uma tela de modelo de negócios simples para a plataforma de suporte de saúde mental B2B em um formato de tabela.

Entre no mercado com o ChatGPT

Caso 19: Defina o plano de mercado

Pergunte ao ChatGPT: suponha que você seja o CEO de uma startup trabalhando em uma plataforma de saúde mental B2B. Você testou diferentes proposições de valor e tem um MVP funcional. O próximo passo é conseguir clientes pagantes. Descreva um breve plano de entrada no mercado para chegar aos primeiros 100 clientes pagantes.

Caso 20: Obtenha o primeiro cliente pagante

Pergunte ao ChatGPT: esboce 3 mensagens de exemplo para uma divulgação do LinkedIn com a seguinte proposta de valor: “Capacite seus funcionários a atingir todo o seu potencial com nosso sistema proativo de suporte à saúde mental”. Destaque a oportunidade de participar de um teste gratuito.


+ Notícias

Vale-alimentação é o benefício de maior acesso do trabalhador

Um olhar sobre o consumidor de transporte rodoviário no Brasil

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]