Faz quase 400 anos que as cervejas Paulaner são produzidas. No entanto, elas seguem como a atração principal da tradicional festa alemã, a Oktoberfest, e seu sabor é buscado internacionalmente. O consumidor se conecta com a história imersa no gosto. Por isso, trazer a cultura por trás de cada gole dessa cerveja é essencial para que sua apreciação seja ainda mais rica.
Embora hoje ela se destaque nos momentos de prazer e descontração, a primeira cerveja Paulaner tinha uma missão religiosa. Produzida pelos monges de São Francisco de Paula, no século XVII, em Munique, Alemanha, a Salvator era o “pão liquido” para se consumir durante o jejum da Quaresma. Assim, os sacerdotes respeitavam os preceitos religiosos cristãos sem deixar de suprir sua fome.
A Paulaner Salvator é estilo Doppelbock, com tipo de fermentação: LAGER (baixa fermentação). Tem perfil doce com aromas de caramelo, lembrando amêndoas e nozes. O álcool (teor 7,9%) está bem inserido no conjunto e delicadamente equilibrado por lúpulos nobres. É escura, forte e com personalidade.
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Porém, para além de satisfazer as necessidades do corpo, essa cerveja se tornou objeto de desejo para os consumidores comuns. Podemos chama-la de gastronômica, porque acompanha bem bons pratos, como um cordeiro assado e até uma sobremesa de chocolate.
Para atender outras vontades, a Ordem Paulaner, que passou a ser uma empresa, ampliou seu leque de estilos de cervejas, sendo uma para cada ocasião. É líder no mercado para Weissbier (cerveja de trigo), mas com expressiva distribuição para Münchner Hell (cerveja de cevada). É a patrocinadora oficial do time de futebol Bayern de Münich e principal cervejaria da Oktoberfest, a maior festa cervejeira do mundo!
Inclusive, para essa festa sazonal a marca traz todo ano a Paulaner Oktoberfestbier. Produzida desde 1818, é uma das receitas originais da festa. Uma cerveja saborosa, com aromas e sabores delicados. O dulçor do malte se equilibra com o lúpulo, o que deixa seu final levemente amargo.
Para todas as cervejas algumas regras tradicionais permanecem, como por exemplo a Lei de Pureza Alemã, Reinheitsgebot, criada em 1516, que permite somente o uso de quatro ingrediente na execução da cerveja: água, malte, lúpulo e levedura; ingredientes que passam por altíssimo controle de qualidade. Importante destacar que a Paulaner é considerada uma das melhores cervejas do mundo.
A Casa Flora é a importadora oficial dessas bebidas no Brasil. Em seu catálogo apresenta a Paulaner Münchner Hell, Paulaner Lemon Radler, Paulaner Weissbier Dunkel, Paulaner Salvator, Paulaner Oktoberfest Bier, a Paulaner Weissbier 0,0%, e a Paulaner Weissbier, a mais vendida aqui. Essa última agrada o paladar brasileiro por sua leveza e frescor, bens que se alinham ao clima tropical. Para a Casa Flora Importadora, os movimentos de fim de ano já começam em outubro, estreando com a Oktoberfest. Anualmente são realizados Happy Hours, encontros e festas em homenagem a esse festival que atrai mais de 6 milhões de pessoas na Alemanha.
“A cultura eleva o gosto do consumo” – ressalta Reila Criscia, diretora da Anagrama, Relações Públicas da Casa Flora. O brinde Paulaner é mais que beber uma cerveja, é vivenciar mesmo que de longe essa comemoração e celebrar com pessoas ao redor do mundo! Prost!
*Por Ariscia Yaari, Gerente de Comunicação da Anagrama Comunicações & Eventos
+ Notícias
A melhor experiência é a que faz sentido para o cliente
Cinco pontos-chave sobre o futuro da produção de vídeo e seu consumo