Pesquisar
Close this search box.
/
/
Entre snacks e cerveja: Conheça os CEOs da Alpargatas

Entre snacks e cerveja: Conheça os CEOs da Alpargatas

Liel Miranda, CEO da Mondelēz, é o novo líder da Alpargatas, substituindo Luiz Fernando Edmond, ex-Ambev e membro do Conselho.

A Alpargatas acaba de anunciar seu novo CEO: Liel Miranda, presidente da Mondelēz no Brasil desde 2019. Anteriormente, atuou na mesma posição da Souza Cruz, empresa de fabricação de produtos do fumo na qual assumiu diferentes cargos por 17 anos. Miranda substitui Luiz Fernando Edmond, que assumiu a presidência da Alpargatas desde abril, quando Roberto Funari – gestor desde 2018 – renunciou ao cargo.

Apesar da troca de liderança, o turnaround ainda não está concluído, e ficará a cargo de Liel Miranda dar continuidade a esse processo. Na última divulgação de resultados do terceiro trimestre de 2023, a Alpargatas registrou um prejuízo líquido de R$ 8,3 milhões. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a empresa teve um luco de R$ 44,2 milhões. Além disso, a receita diminuiu em 17,8% para R$ 896,1 milhões, guiada pela queda no volume de vendas.

Quem é o novo CEO da Alpargatas?

Em maio de 2023, a Mondelēz anunciou um avanço em sua aposta no mercado brasileiro, com um investimento de R$ 1 bilhão entre 2023 e 2024 – valor 70% maior do que o investimento feito no biênio anterior. O objetivo era expandir as fábricas da empresa no país e fomentar fornecedores locais. Do volume total, R$ 400 milhões seriam destinados à produção das unidades do Paraná e de Pernambuco.

Já R$ 600 milhões são destinados ao programa da Mondelēz Brasil “Investindo com Propósito”, que tem como objetivo ajudar na construção da produção nacional de cacau para, assim, alcançar a meta de parar a importação da matéria-prima até 2025. O projeto visa aumentar a rede de fornecedores locais de pequeno e médio porte, além de incentivar a participação de pessoas negras, indígenas ou PCDs na produção.

Sob a liderança de Liel Miranda, a Mondelēz Brasil passou de 400 mil pontos de venda no país em 2019 – quando assumiu a liderança da organização – e retomou o crescimento para 700 mil. Além disso, em 2023 a marca de chocolates Milka, que eram importadas por varejistas no Brasil, agora são distribuídas pela Mondelēz. A empresa também fechou parcerias com distribuidoras da Coca-Cola e com a Ambev para aumentar a distribuição dos produtos do grupo.

Com a saída de Liel Miranda da Mondelēz Brasil, a posição de CEO passará a ser ocupada por Maximiliano Cardoso, presidente a operação da empresa em 13 mercados da América Latina. Argentino, começou sua trajetória na organização em 1999 como assistente de marketing na então Kraft Foods – se separou da Mondelēz em 2012. Ao longo dos anos, ocupou diferentes cargos e lideranças da área de marketing na América Latina, assumindo a presidência das operações andinas, caribenhas e da América Central em 2017, atuando em Bogotá, na Colômbia. A transição acontecerá em janeiro de 2024.

No terceiro trimestre de 2023, a Mondelēz registrou globalmente um lucro de US$ 984 milhões – alta de 85% na comparação com o mesmo período no ano anterior. A América Latina foi o mercado com maior avanço de receita, com um faturamento de US$ 1,3 bilhão – um crescimento de 42,9% na comparação com o terceiro trimestre de 2022.

Eficiência ‘ambeviana’

Em 2015, Edmond assumiu o cargo de Chief Sales Officer da ABI, mas deixou o cargo em 2017, depois de 26 anos no grupo. Foi substituído pelo brasileiro Michel Doukeris, que até então liderada a operação da China e da Ásia pacífica. Como um bom ambeviano, possui uma liderança focada na eficiência, cortes de custos e cobrança por resultados – todas características pelas quais a cervejaria é conhecida no mercado.

Durante a reestruturação da Alpargatas, liderada por Luiz Fernando Edmond desde que assumiu o cargo de CEO interino, a empresa passou por um processo de redução de custos e despesas. O marketing, por outro lado, não passou por cortes, uma vez que a época de final de ano representa um pico de demanda entre as marcas do grupo. No terceiro trimestre, a redução de estoques foi encerrada, e a reestruturação ainda vive um período de renovação de portfólio, uma vez que foi identificado havia renovações em excesso. Com a transição de liderança, Edmond voltará ao seu assento no Conselho de Administração da Alpargatas.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]