A Alpargatas anunciou a contratação de Liel Miranda para a posição de CEO. O executivo assumirá em 1º de fevereiro de 2024 para acelerar a estratégia de criação de valor da Alpargatas, com foco em simplificação, eficiência e crescimento sustentável.
Liel Miranda conta com mais de 30 anos de experiência em cargos executivos, com foco de atuação em áreas comerciais e de supply chain. Administrador por formação, ingressou na Souza Cruz como trainee em 1992, ocupando funções comerciais em países como Brasil, China, Canadá e Inglaterra, até chegar à presidência da empresa no Brasil.
Em 2019, aceitou o desafio de presidir a Mondelēz no país. Em sua agenda como líder, Liel trabalha como temas prioritários a excelência comercial, inovações, engajamento e ESG, e faz parte do conselho do MOVER – Movimento pela Equidade Racial.
“Estou entusiasmado com esse novo desafio. A Alpargatas é uma empresa centenária, com forte conexão com a sociedade brasileira, e enorme potencial internacional, com histórico marcado pela transparência com o mercado, e pela força da marca Havaianas, que representa o espírito do brasileiro. Em 2024, me junto ao time Alpargatas para darmos continuidade nessa história de sucesso”, destacou Liel Miranda no comunicado da Alpargatas.
Até lá Luiz Edmond continua interinamente no comando da companhia.
“Em abril, assumi o papel de CEO Interino, com a missão de comandar junto ao Conselho o processo de seleção do novo CEO e iniciar o processo de simplificação e ganho de eficiência da companhia. A escolha de Liel Miranda para a posição é fruto de um trabalho de análise do perfil ideal para continuar a rota traçada para a companhia e com um potencial de agregar ainda mais melhorias para o presente e futuro da empresa, visto a sinergia de sua vasta experiência com o negócio. Após 9 meses de correções de rota e um trabalho muito focado em excelência operacional, sigo no Conselho de Administração para continuar em atividades de orientação para que a Alpargatas volte a crescer e a levar originalidade, leveza e liberdade pelo Brasil e mundo afora”, destaca Luiz Edmond, CEO Interino até 1º de fevereiro de 2024.
Dança das cadeiras
Com a saída de Liel Miranda da Mondelez, a empresa anunciou Maximiliano Cardoso, atual Presidente da unidade de negócios WACAM (que engloba Colômbia, Peru, Equador, Chile, Caribe and Central America), como novo Presidente de Brasil, a partir de 1º de fevereiro de 2024.
Com uma vasta experiência e um histórico comprovado de sucesso na Mondelēz International, onde começou há 23 anos em Buenos Aires, na Argentina, Maxi teve uma carreira ascendente em Marketing na América Latina. Morou e trabalhou duas vezes no Brasil, em Curitiba e em São Paulo, entre 2007 e 2009, quando foi responsável por Club Social/Savory Biscuits, e 2015 a 2017, quando liderou o negócio de Chocolate.
Mais recentemente, Maxi liderou a WACAM por cinco anos desde Bogotá, Colômbia e conquistou o prêmio de melhor unidade de negócio dentre todas da Mondelez global, e continua a ocupar a primeira posição. Sob sua liderança a organização alcançou resultados notáveis, como um aumento significativo em receita, participação de mercado e construiu uma equipe de alto desempenho para executar a Visão 2030.