Pesquisar
Close this search box.
/
/
CDP: o poder dos dados a favor da relevância

CDP: o poder dos dados a favor da relevância

Ao colocar a vida do cliente no centro das estratégias, empresas ganham relevância e aumentam a receita; o apoio da tecnologia é fundamental

Bons resultados de CX dependem cada vez mais da hiperpersonalização, que se tornou um grande desafio para as empresas. Diante de um consumidor mais exigente e que muda de comportamento rapidamente, a estratégia de colocar o cliente no centro tem criado uma crise de relevância. Agora, para de fato entender e atender às necessidades e desejos do consumidor, passou a ser necessário colocar a vida no centro, de forma que o dia a dia e a vida individual de cada um sejam respeitados. E o caminho para isso é a Client Data Platform (CDP).

Considerada uma facilitadora na construção de relevância por fazer um raio-x completo dos clientes, a plataforma CDP é uma base de dados avançada, capaz de unir informações digitais e offline para desenhar o perfil de cada cliente. A partir disso, torna-se possível oferecer a oferta certa, no momento certo, para a pessoa certa. Resultado: assertividade, relevância e retorno.

Fabio Nantes, responsável pelo Adobe Business Group LATAM da Accenture, explica como isso funciona na prática. “Se a empresa olha para uma pesquisa simples de histórico e faz uma oferta sem saber se a compra foi para consumo próprio, por exemplo, ela acaba cometendo erros e deixa de ser relevante. Com uma CDP bem implantada, é possível saber não só o histórico, mas o motivo da compra, quais são os gostos e o perfil da pessoa, e, assim, fazer uma oferta com critérios de segmentação maiores. Dessa forma, a plataforma traz mais visibilidade para as empresas e se torna um ‘enable’ para o life centricity.”

Outro ponto de destaque no uso da tecnologia, principalmente no atual cenário macroeconômico, é a redução de custos desnecessários. Nantes afirma que o gasto com anúncios online é alto e poucos são personalizados a ponto de gerar conversão. Mas, a partir das informações centralizadas na CDP e com a vida do cliente em pauta, entende-se fatores temporais ou ofertas necessárias para ganhar diferenciação, ou seja, entende-se onde investir ou não para oferecer uma experiência que gere mais autoridade, fidelidade e compras.

O processo de adoção da CDP

Ainda pouco empregada no mercado brasileiro, a CDP possui potencial para reconstruir a relevância das empresas e prepará-las para o presente e para o futuro. Mas não se trata apenas da tecnologia. Ao longo dos projetos de implementação, a Accenture entendeu que, para ser empregada de forma eficiente, a plataforma depende do envolvimento das equipes de negócios, de arquitetura de dados e de tecnologia.

“A empresa pode ter uma tecnologia de ponta, mas se encarar o projeto apenas como de tecnologia, ele vai morrer. A CDP une todas as áreas e deve ser encarada como o coração da organização. Não adianta, por exemplo, colocar milhões de dados para depois construir os insights porque acaba sem saber o que fazer. Os negócios precisam drivar os casos de uso para que a partir disso a plataforma seja preparada”, diz Fabio Nantes.

Assim, a Accenture construiu o passo a passo de um projeto eficiente para implementação de CDP, que deve incluir, além do lado técnico, estratégia. Confira:

  1. Requisitos de negócios: definição de quais jornadas do cliente devem ser potencializadas com a CDP. Isso permite uma implementação mais focada e facilita a quantificação dos resultados. Também ajuda a entregar valor mais rapidamente para a área de negócios.
  2. Identificar conjuntos de dados e fontes: o objetivo deve ser trazer os dados necessários para segmentação e ativação. Nantes alerta: “Não adianta criar um castelo em termos de negócio se não há dados necessários para sustentar esse castelo”.
  3. Conectar dados com identificadores comuns: o sistema deve possuir IDs específicos.
  4. Ativações com API: os dados do sistema precisam estar conectados.
  5. Definir os destinos: para onde os dados estão indo e por quê? É preciso definir quem receberá as informações e o que fará com elas.
  6. Organização preparada: toda a organização precisa entender os benefícios da CDP, como ela passa a ser uma área viva dentro da empresa e a impactar todas as áreas que têm relacionamento com o cliente. O primeiro passo para isso é a informação.

Um mundo de possibilidades

Um exemplo do processo de adoção de CDP bem-sucedido é o de um revendedor multimarcas brasileiro. O objetivo do projeto desenvolvido em parceria com a Accenture era unificar os dados, online e offline das seis marcas do grupo, para ter uma visão 360º do cliente e ser relevante no momento certo.

Entre os principais desafios estavam os dados descentralizados entre as áreas, sistemas e marcas do grupo, bem como a dificuldade de personalizar a experiência e a dependência das demais áreas para realizar campanhas.

modelo CDP
Solução de CDP adotada pela revendedora multimarcas. Crédito: Accenture

Fabio Nantes conta que no início do projeto pensou-se em transferir uma “enxurrada de dados” para a CDP, mas os próximos passos ficariam bastante confusos. Foi então que veio a decisão de drivar a solução e três casos de uso foram definidos. O primeiro foi o uso da mídia de forma estratégica, gastando menos dinheiro e sendo mais relevante para o cliente. O segundo focou em um público específico, entendendo o momento de vida e ofertando uma experiência temporal assertiva.

O terceiro caso de uso ficou conhecido como multibranding e teve o objetivo de olhar para as marcas do grupo e fazer com que o cliente trafegasse entre elas. Por exemplo, uma pessoa que comprou o produto de uma marca poderia receber desconto para fazer aquisições em outra loja a companhia.

Com base nos três casos de uso, a CDP foi manipulada para receber os dados corretos dos sistemas legados. O resultado esperado é que, em alguns meses, o novo modelo de engajamento nas mídias gere um aumento de 15%, as compras do segmento moda infantil gerem um aumento de 150% e aproximadamente 30 milhões de perfis únicos de clientes estejam presentes na plataforma. Com isso, a expectativa é que 2023 tenha uma receita adicional considerável.

Agora, a companhia já planeja aprimorar os casos de uso existentes e implementar novos casos. Com base nesse projeto, Fabio Nantes diz: “A CDP é algo muito novo e poucos estão 100% pronto para ela. Se a empresa está a fim de criar uma relevância maior para o cliente e trazer uma experiência de life centric, já está preparada para ter a tecnologia. A CDP vai ficar por muitos anos porque é a única capaz de reunir todas as áreas e dados de perfis únicos, por isso, as empresas precisam dar o primeiro passo”.


+ Notícias 

Accenture Life Trends 2023: tendências sobre vida e tecnologia

Pagamentos por biometria caem no gosto do brasileiro 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]