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CCX: nasce a comunidade que vai mobilizar os protagonistas de crédito e cobrança

CCX: nasce a comunidade que vai mobilizar os protagonistas de crédito e cobrança

Desenvolvido pelo Grupo Padrão e pela Consumidor Moderno, o Credit and Collection Experience (CCX) tem como objetivo criar uma inteligência coletiva para revolucionar o segmento de crédito e cobrança

O Brasil possui 72 milhões de pessoas em situação de inadimplência. De acordo com dados da Serasa, o valor médio de dívida por pessoa é de R$ 5.237,76, ou seja, o equivalente a quatro salários-mínimos. O valor total devido, tanto por pessoas físicas quanto por jurídicas, chega a 376,8 bilhões de reais. Imagina se toda essa quantia estivesse investida em consumo ou aplicações rentáveis? Com certeza o cenário econômico do País seria outro.

Diante da necessidade de discutir e desenvolver novas e mais eficientes formas para lidar com crédito e cobrança no Brasil, o Grupo Padrão e a Consumidor Moderno lançaram o Credit and Collection Experience (CCX), uma comunidade que irá envolver diversos players do segmento de crédito e cobrança para cocriar uma jornada diferente para o segmento. Além de muito conteúdo, o CCX contará com dois eventos principais em 2024: um seminário exclusivo (em 6 de agosto) e um Summit especial (em 8 de dezembro), ambos voltados para o compartilhamento de ideias e networking.

“É uma nova comunidade focada em Credit & Collection e experiência, que envolve todo esse mercado fabuloso que o crédito movimenta. Teremos uma jornada intensa em 2024, desde a parte regulatória – assunto que envolve defesa do consumidor, ministério público, tribunais –, até a parte que ainda vê a cobrança como call center. Nós temos que mostrar a real dimensão do mercado que faz o Brasil andar, que é altamente pujante”, diz Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, no evento de lançamento do CCX, que ocorreu no espaço Casa Consumidor Moderno.

Nesse cenário desafiador, que envolve diversos segmentos e setores – desde o financeiro, até o varejo, a indústria e o Telecom – há uma busca pela retomada do crédito saudável no País. Movimentos como o Desenrola, o Feirão Limpa Nome e outras iniciativas buscam isso, mas ainda de forma tímida.

“Todo o discurso está baseado na seguinte premissa: é muito bom recuperar o cliente porque estamos trazendo mais recurso para o mercado. Cliente recuperado é um novo consumidor que está aportando recurso para o mercado. O que estamos fazendo para que isso aconteça de fato? Muitas alternativas vão aparecer, mas o problema central, que é reconhecer que o Brasil é um país de renda média, não está resolvido exatamente. E é por isso que nós precisamos criar uma inteligência coletiva para fazer com que o Brasil deixe de perceber que dívida é um bom negócio”, afirma Jacques Meir, diretor de Conhecimento do Grupo Padrão.

“O CCX é uma plataforma aberta de cocriação, colaboração e geração de inteligência e negócios com objetivo de tornar o mercado brasileiro mais saudável, enfrentando as disfunções e contradições da concessão de crédito e os mecanismos de recuperação e cobrança”, completa.

Desafios e oportunidades

Entre os principais obstáculos para a recuperação de crédito estão o Judiciário e as regulações, que ainda possuem um olhar muito protetivo sobre o inadimplente – e será que são realmente efetivos? Há também questões como a educação financeira precária e o acesso limitado a ferramentas de renegociação, pensando em questões como qualidade da internet e do dispositivo móvel do consumidor.

“É importante termos uma regulação, uma legislação, a favor da recuperação de crédito, que reflita em uma melhor taxa de consumo e, assim, libere mais crédito de uma maneira saudável. Esse é um ciclo virtuoso, mas que neste momento está vicioso. Se a gente não falar de maneira organizada, as coisas não vão andar”, afirma Marco Mattos, sócio da RCB, uma securitizadora do Grupo Bradesco.

Dessa forma, é preciso repensar a maneira como o segmento de crédito e cobrança tem atuado. “As pessoas acumularam um volume de dívidas muito acima do que poderiam pagar, e tentar continuar trabalhando crédito do mesmo jeito só vai fazer essa bola de neve ficar cada vez maior. O primeiro ponto é olhar para o problema de uma outra ótica para resolvê-lo. Cada vez mais precisaremos ter criatividade para encontrar formas de sair do crédito sem garantia, o que vai diminuir o risco e o preço, melhorando o acesso ao crédito”, diz Alex Franco, diretor de Solução de Crédito na Serasa Experian.

Esse é exatamente o propósito do Credit and Collection Experience, que pretende conectar cada vez mais players do setor para mudar o rumo do mercado. “Iniciativas como essa, com um olhar mais atualizado sobre crédito e cobrança, permitem discussões para aprimorar o sistema e a parte educacional dos consumidores”, destaca Marcos Loução, CEO do Porto Bank.



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