/
/
O que cativa a Geração Z na experiência do consumidor?

O que cativa a Geração Z na experiência do consumidor?

Focada em ganhar dinheiro, Geração Z é consumista, mas pouco fiel às marcas. Palestra revela expectativas desse público sobre a experiência

O comportamento do cliente muda de acordo com a geração; a forma como as empresas vão oferecer uma melhor experiência ao consumidor também deve seguir essa mudança. A Geração Z, por exemplo, espera uma disrupção de antigos padrões. Os jovens que nasceram entre 1995 e 2010 chegaram ao mercado de trabalho e se tornaram também o público consumidor. Sendo assim, é importante que as empresas estejam atentas às necessidades desse grupo de pessoas.

O painel “CX e a Geração Z: o que muda?”, do CONAREC 2023, trouxe um panorama de como os atuais jovens ditam como o mercado deve seguir. Michel Alcoforado, antropólogo e sócio-fundador do Grupo Consumoteca, comenta que o conceito de geração é importante para pensar o consumo através de um grupo. Além disso, é válido lembrar que o público Z é aquele que se desenvolveu junto com a tecnologia, e tem um pensamento individualizado.

“O público Z é extremamente focado em sucesso financeiro como caminho e porta de entrada para a vida adulta. A estabilidade financeira é o principal objetivo deles, que transformaram o hobby em uma forma de transformar dinheiro. Hoje, 83% deles têm estabilidade financeira”, comenta Michel.

Leia mais:
Qual é a importância do colaborador em CX?

Trazendo para o Brasil, o antropólogo comenta que esse público é mais consumista, individualista e ansioso. O lema dessa geração é ser mini CEO, gerenciar a vida na busca por resultados e aumentar ganhos. Além disso, o prazer é encontrado nas compras.

“Os jovens do público Z brasileiro são os mais ansiosos e depressivos. Hoje, eles buscam dopamina no consumo, e compram excessivamente, como os outros não compravam. Usam o processo de compra como forma de gestão da saúde mental. Ou seja, o seu processo de compra precisa gerar pequenas recompensas para esses jovens”, comenta.

Eles ainda são focados na sensação que o produto pode causar, e mudam de acordo com a circunstância. Quanto aos produtos preferidos da Geração Z, Michel comenta que se destacam os alimentos, bebidas não alcoólicas e produtos de higiene pessoal. Ainda de acordo com o palestrante, esse público é pragmático e pensa a todo o momento se vai comprar ou não. Diferente dos millennials, os que nasceram entre 1995 e 2010 têm consciência de compra.


CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!


“Os Zs têm feito escolhas inteligentes durante o processo de compra. Mas, você vai lidar com um consumidor que gosta de você, porém, não é leal. Quanto mais jovem o consumidor, menos fiel às marcas eles são. Apenas 20% da Geração Z se considera fiel às marcas. O que pode os motivar a serem fiéis? Performance. Eles buscam um produto que entrega qualidade, custo-benefício e experiência de compra”, pontua.

Ainda segundo o antropólogo, a Geração Z só fecha o carrinho em lugares que vão proporcionar a experiência de fazer com que o público goste do que eles estão consumindo. 62% desses jovens têm aplicativo de compra como mais usado em seus celulares. Comprar para eles é uma jornada de relacionamento com os outros, de uma forma que as outras gerações não tinham feito.

“O ponto fundamental é como manter essas pessoas no aplicativo, no site ou no Instagram, e assim ele pode comprar algo. Como construir uma jornada onde o produto se destaca na narrativa? Nesse jogo, os Zs querem revolução. Sua empresa vai ter que mudar, porque eles terão mais dinheiro que os millennials, e serão parte significativa da população. É gente que consome desde cedo para construir sua individualidade. Temos que olhar para eles com carinho”, finaliza.



+ NOTÍCIAS
Como o WhatsApp transforma a experiência do cliente no Brasil

CX que transforma o mundo: O potencial do Brasil

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]