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Casual Tech: a evolução tecnológica chegou até a alfaiataria

Casual Tech: a evolução tecnológica chegou até a alfaiataria

Tecnologia em prol do desenvolvimento de roupas sob medida busca inovação, estilo e funcionalidade - e ainda diminui impacto no meio ambiente

Esqueça os dias em que um terno e uma camisa social significavam desconforto e preocupação com amassados. Criando uma sinergia entre praticidade e estilo, a Diklatex, empresa têxtil brasileira, lançou recentemente a Casual Tech, uma linha inovadora que combina a tradição da alfaiataria com tecidos técnicos, tecnológicos e sustentáveis.

As inovações em prol de uma roupa sob medida confortável e com estilo proporcionam benefícios como secagem rápida, respirabilidade, liberdade de movimento, sem a necessidade de serem passadas. Segundo André Jativa, diretor executivo da empresa, se trata de “uma tendência mundial”.

“E o melhor: feito no Brasil com qualidade e tecnologia de nível internacional”, enfatiza Jativa. O “casual techer“, como define, é destinado aos homens em ambientes profissionais, que valorizam eficiência, produtividade e estão sempre em busca de novas oportunidades de negócios.

Conheça o Mundo do CX

Em sinergia como os novos tempos

Segundo Suzana Lobo, gestora de P&D da Diklatex, em 2020 a alfaiataria masculina apresentava poucos sinais de mudança, com uma busca tímida por modelagens mais confortáveis e o uso de matérias-primas tecnológicas. No entanto, com a pandemia e a adoção generalizada do trabalho remoto, muitos homens passaram a repensar seu guarda-roupa.

“Os trajes clássicos e seguros foram substituídos por peças mais descontraídas e confortáveis, como camisetas e moletons. No entanto, à medida que as atividades profissionais presenciais foram retomadas gradualmente, surgiu uma nova demanda no mercado: roupas formais mais práticas, confortáveis e performáticas”, detalha Suzana.

Na coleção da marca, artigos como Journey, Eco Grand, Legend e Giant, são exemplos das opções disponíveis, que proporcionam elasticidade, toque macio, toque gelado, secagem rápida, respirabilidade e leveza.

Diklatex, empresa têxtil brasileira, que lançou recentemente a Casual Tech. (Foto: divulgação)

Compromisso com a sustentabilidade

A sustentabilidade também é um pilar importante nesse lançamento da Diklatex. Os tecidos Bounce e Twister, por exemplo, usam o processo Dope Dyeing, tingimento que elimina etapas de produção, reduzindo o consumo de água e o uso de produtos químicos.

Diferentemente do tradicional, em que o método fio passa por duas etapas de produção, no Dope Dyeing, os pigmentos de cor são adicionados aos polímeros durante a produção do fio, tornando o processo de uma única etapa. Esse método não apenas diminui o consumo de água, energia e agentes químicos, mas também emite até 60% menos CO2 e gera até 90% menos resíduos, e confere mais durabilidade à cor, de acordo com a Diklatex.

Presentes na coleção, os tecidos Eco Grand, Eco Toronto e Eco Unique são feitos de poliéster e poliamida reciclados. Assim, além de sustentável, o processo garante alta solidez da cor aos tecidos, evidenciando o compromisso da marca com a qualidade e responsabilidade ambiental.

Por fim, vale destacar outro diferencial da coleção Casual Tech: sua estamparia exclusiva. Com 20 desenhos únicos, inspirados nas estampas de gravataria, essa linha oferece opções para todos os gostos e estilos, através de desenvolvimento de estampas personalizadas proporcionando ainda mais autenticidade aos trajes formais.

Leia mais: AlmavivA: sinergia entre CX e ESG

Moda, inovação e sustentabilidade agora caminham juntos

Muito tem se discutido sobre o impacto da indústria da moda no planeta. Além dos avanços tecnológicos, que trazem inovação na produção e conforto, a sustentabilidade tem sido um dos pilares centrais hoje dessa indústria.

Empresas de grande porte, como a Renner, tornaram a sustentabilidade parte de seus valores corporativos. Em 2023 essa área completou uma década nas Lojas Renner com várias metas alcançadas. Além de trabalhar com a compensação de carbono, é uma das poucas do varejo de moda mundial que assumiu os compromissos da ONU com o meio ambiente.

Moda é um setor de grandes transformações. Muito do seu apelo para o novo e exclusivo encontra agora a necessidade de gerar menos impacto ao meio ambiente. É um ponto positivo na experiência do cliente, que passa, a cada dia, valorizar e se interessar por marcas mais responsáveis, tecnológicas e sustentáveis.



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