Pesquisar
Close this search box.
/
/
Casual Tech: a evolução tecnológica chegou até a alfaiataria

Casual Tech: a evolução tecnológica chegou até a alfaiataria

Tecnologia em prol do desenvolvimento de roupas sob medida busca inovação, estilo e funcionalidade - e ainda diminui impacto no meio ambiente

Esqueça os dias em que um terno e uma camisa social significavam desconforto e preocupação com amassados. Criando uma sinergia entre praticidade e estilo, a Diklatex, empresa têxtil brasileira, lançou recentemente a Casual Tech, uma linha inovadora que combina a tradição da alfaiataria com tecidos técnicos, tecnológicos e sustentáveis.

As inovações em prol de uma roupa sob medida confortável e com estilo proporcionam benefícios como secagem rápida, respirabilidade, liberdade de movimento, sem a necessidade de serem passadas. Segundo André Jativa, diretor executivo da empresa, se trata de “uma tendência mundial”.

“E o melhor: feito no Brasil com qualidade e tecnologia de nível internacional”, enfatiza Jativa. O “casual techer“, como define, é destinado aos homens em ambientes profissionais, que valorizam eficiência, produtividade e estão sempre em busca de novas oportunidades de negócios.

Conheça o Mundo do CX

Em sinergia como os novos tempos

Segundo Suzana Lobo, gestora de P&D da Diklatex, em 2020 a alfaiataria masculina apresentava poucos sinais de mudança, com uma busca tímida por modelagens mais confortáveis e o uso de matérias-primas tecnológicas. No entanto, com a pandemia e a adoção generalizada do trabalho remoto, muitos homens passaram a repensar seu guarda-roupa.

“Os trajes clássicos e seguros foram substituídos por peças mais descontraídas e confortáveis, como camisetas e moletons. No entanto, à medida que as atividades profissionais presenciais foram retomadas gradualmente, surgiu uma nova demanda no mercado: roupas formais mais práticas, confortáveis e performáticas”, detalha Suzana.

Na coleção da marca, artigos como Journey, Eco Grand, Legend e Giant, são exemplos das opções disponíveis, que proporcionam elasticidade, toque macio, toque gelado, secagem rápida, respirabilidade e leveza.

Diklatex, empresa têxtil brasileira, que lançou recentemente a Casual Tech. (Foto: divulgação)

Compromisso com a sustentabilidade

A sustentabilidade também é um pilar importante nesse lançamento da Diklatex. Os tecidos Bounce e Twister, por exemplo, usam o processo Dope Dyeing, tingimento que elimina etapas de produção, reduzindo o consumo de água e o uso de produtos químicos.

Diferentemente do tradicional, em que o método fio passa por duas etapas de produção, no Dope Dyeing, os pigmentos de cor são adicionados aos polímeros durante a produção do fio, tornando o processo de uma única etapa. Esse método não apenas diminui o consumo de água, energia e agentes químicos, mas também emite até 60% menos CO2 e gera até 90% menos resíduos, e confere mais durabilidade à cor, de acordo com a Diklatex.

Presentes na coleção, os tecidos Eco Grand, Eco Toronto e Eco Unique são feitos de poliéster e poliamida reciclados. Assim, além de sustentável, o processo garante alta solidez da cor aos tecidos, evidenciando o compromisso da marca com a qualidade e responsabilidade ambiental.

Por fim, vale destacar outro diferencial da coleção Casual Tech: sua estamparia exclusiva. Com 20 desenhos únicos, inspirados nas estampas de gravataria, essa linha oferece opções para todos os gostos e estilos, através de desenvolvimento de estampas personalizadas proporcionando ainda mais autenticidade aos trajes formais.

Leia mais: AlmavivA: sinergia entre CX e ESG

Moda, inovação e sustentabilidade agora caminham juntos

Muito tem se discutido sobre o impacto da indústria da moda no planeta. Além dos avanços tecnológicos, que trazem inovação na produção e conforto, a sustentabilidade tem sido um dos pilares centrais hoje dessa indústria.

Empresas de grande porte, como a Renner, tornaram a sustentabilidade parte de seus valores corporativos. Em 2023 essa área completou uma década nas Lojas Renner com várias metas alcançadas. Além de trabalhar com a compensação de carbono, é uma das poucas do varejo de moda mundial que assumiu os compromissos da ONU com o meio ambiente.

Moda é um setor de grandes transformações. Muito do seu apelo para o novo e exclusivo encontra agora a necessidade de gerar menos impacto ao meio ambiente. É um ponto positivo na experiência do cliente, que passa, a cada dia, valorizar e se interessar por marcas mais responsáveis, tecnológicas e sustentáveis.



+ NOTÍCIAS
Geração Z brasileira desafia estereótipos de consumo, revela pesquisa 
Quais são os diferenciais da experiência do cliente no Brasil?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]