Na hora de fazer compras para a casa, há quem não abra mão de ir até a loja para ver com as mãos, e experimentá-lo com todos os sentidos. Seja para decorar um ambiente, trocar as roupas de cama ou adquirir utensílios domésticos, provar e experienciar é essencial. Prova disso é que, segundo a pesquisa “Estudo Mercado: Produção e Consumo de Artigos para Casa no Brasil”, da ABCasa em parceria com a Inteligência e Mercado, no ano passado foram gastos R$109,3 bilhões no consumo de artigos para casa & decoração, e mais de 80% desse valor foi desembolsado nas lojas físicas.
A pesquisa mostra que, considerando ambientes físicos e digitais, o consumo per capita por ano com produtos para casa chega a R$509, e o consumo médio por domicílio soma R$1482. Existem mais de 135 mil lojas especializadas em casa e decoração espalhadas pelo país, além de outras 103,7 mil lojas não especializadas. No varejo físico, são mais de 230 mil pontos de venda disponíveis.
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Para Luciana Locchi, consultora de negócios e especialista em Casa & Decoração, o grande diferencial do varejo físico é o atendimento especiablizado. “Funcionários prestativos e bem treinados podem fornecer informações e assistência quando necessário. O ambiente digital pode gerar dúvidas diversas, quanto ao real tamanho do produto e tonalidade das cores, por exemplo, e no ambiente físico, a partir de um atendimento feito por uma pessoa que conhece dos produtos que a marca oferta, essas questões podem ser solucionadas. O atendimento é a melhor conversão de vendas da loja”, destaca. Uma boa experiência de compra pode ser decisiva para a fidelização do cliente e se tornar um embaixador, ao recomendar a loja para outros consumidores. Luciana aponta algumas estratégias que os lojistas podem usar para que os funcionários estejam sempre prontos para cativar a clientela. “Treine a equipe para destacar os benefícios dos produtos. Saiba argumentar sobre como o produto gera valor para o cliente e ajude-o a ter a visão de como ele fica no ambiente da casa. Dá para realizar demonstrações ao vivo ou workshops, por exemplo. Isso gera conexão, conhecimento e interação com a loja”, indica a especialista.Leia mais: Teste de cor: uma latinha de tinta pode facilitar a reforma da casa
Lojas atrativas convidam o consumidor a experimentar em casa & decoração
Apesar de o atendimento ser uma parte importante do processo de venda de um produto, ele sozinho não consegue conquistar os clientes. Luciana Locchi destaca que um ambiente agradável é parte da experiência do cliente em sua jornada de compra, expecialmente quando se trata de casa & decoração. “É preciso criar uma loja onde a pessoa tenha vontade de circular e que em cada espaço ela possa se encantar e desejar ver mais. Uma loja limpa, organizada e bem iluminada cria um ambiente convidativo. A loja pode estimular os sentidos dos clientes com música agradável, fragrâncias sutis e elementos visuais atraentes, além de oferecer ampla gama de produtos para atender às diversas necessidades dos clientes. É interessante apostar nos elementos visuais, vitrines atrativas e iluminação adequada utilizando técnicas de visual merchandising, pouco explorado no setor”, sugere. “A experiência positiva de compra pode diferenciar uma loja física da concorrência online, atraindo clientes que valorizam a experiência presencial. Eu vejo a experiência digital como uma forma de comunicação da marca com o cliente em que a loja está gerando a conveniência de compra. Acredito muito que o digital vem para ser mais uma forma de estar com o cliente, mesmo não sendo fisicamente”, opina Luciana Locchi. Ainda segundo a pesquisa da ABCasa, o consumo de artigos para casa no varejo cresceu 5,3% em 2022 em relação ao ano anterior. Para Luciana Locchi, esse crescimento foi impulsionado pela pandemia de Covid-19. “Todos se viram dentro de suas casas, um lugar seguro, de abrigo, aconchego e segurança. Então, deixá-la mais confortável, bonita e agradável também motivou esse crescimento”, explica. Porém, segundo ela, isso não é tudo e é preciso analisar outros setores relacionados à casa e decoração, como imóveis, construção e comportamento, principalmente pensando nas novas gerações. “A indústria de Casa & Decoração tem a capacidade de se adaptar às mudanças de acordo com as preferências e necessidades dos consumidores, o que a torna resiliente e em constante evolução. À medida que as tendências de estilo de vida, tecnologia e design se transformam, novas oportunidades surgem para as empresas inovarem em produtos e serviços relacionados à casa. Pode mudar o produto ou a forma de consumir, mas a casa sempre estará em destaque para nós”, explica. “O lar desempenha um papel fundamental na vida das pessoas e seu significado vai além de ser apenas um local para morar. É um espaço onde as pessoas criam memórias, expressam sua identidade, buscam conforto e segurança, então, muitas vezes, decoram os ambientes para refletir gostos pessoais e estilo de vida. Portanto, a indústria de Casa & Decoração continuará a desempenhar um papel importante ao atender às necessidades e desejos dos consumidores. Isso faz com que esse setor seja sempre relevante e dinâmico”, finaliza a consultora.+ NOTÍCIAS Você conhece os direitos do consumidor? LATAM ganha cinco estrelas em experiência de voo na avaliação de passageiros