O cartão co-branded é um cartão de crédito de uma empresa feito em parceria com uma instituição financeira, criados para fidelizar clientes, que podem utilizá-los em qualquer estabelecimento, desde que aceitem a bandeira estabelecida no cartão. A Visa, por exemplo, informou que a quantidade de transações com cartões co-branded Visa atingiu 90% de crescimento (somente entre setembro de 2021 e igual mês do ano anterior). De acordo com a companhia, a comodidade e a segurança da tecnologia do pagamento por aproximação e os benefícios de cashback oferecidos por essa modalidade motivaram os consumidores a efetuarem suas compras com esse tipo de pagamento.
Já para as empresas ter um meio de pagamento exclusivo para clientes por meio de um cartão co-branded é uma estratégia eficiente para aumentar a fidelização e a geração de caixa. No intervalo avaliado pela Visa, o número de empresas que passaram a ter um cartão do tipo cresceu 12%.
“Cada vez mais os consumidores querem facilidade na jornada de compra. E os benefícios oferecidos pelos cartões co-branded Visa possibilitam exatamente essa experiência positiva. As pessoas já compreenderam que, ao utilizarem suas credenciais, podem obter vantagens importantes e, por isso, vem adotando-as como primeira opção de pagamento”, explica Rafael Littieri, diretor executivo de Soluções Co-branded da Visa do Brasil.
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Programa Fast Track
Parte desse crescimento, segundo a Visa, se dá por conta do programa Fast Track, que tem contribuído para a entrada de novos players interessados em lançar soluções de pagamento. A solução Fast Track agiliza a entrada das empresas interessadas em emitir cartões e promover novas experiências digitais para consumidores. Isso é possível graças à parceria com empresas emissoras de credenciais Visa, que funcionam como plataformas de processamento tecnológico para varejistas, fintechs, bancos e outras empresas no Brasil.
Um dos benefícios para o mercado é facilitar o acesso as soluções Visa, como as de segurança, transferências instantâneas, pagamentos por aproximação e tokenização, entre outras.
Impulsionando a Experiência do Cliente
Como é um cartão de parceria comercial, as vantagens para impulsionar a experiência do cliente são muitas. Desde a facilitação do pagamento nas compras na loja emissora até acúmulo de pontos e troca por descontos. Esse é um dos principais atrativos para que muitas pessoas prefiram os cartões de varejo aos de bancos.
Já a melhoria da experiência de compra no estabelecimento comercial permite às empresas o acompanhamento de transações para entregar ofertas mais personalizadas. A redução de taxas, o aumento de receita e um maior reconhecimento da marca completam os atrativos para empresas. Seja em compras físicas ou online (muitas vezes internacionais), o cashback também desponta como um atrativo muito procurado pelos usuários desse modelo de cartão.
Cuidados com cartões co-branded
No entanto, usar corretamente um cartão co-branded é o primeiro passo para não ter dor de cabeça com esse modelo de pagamento. No mercado, o cartão de varejo é de fácil aquisição, porém, deve ser controlado de acordo com a necessidade de cada consumidor. Especialistas não recomendam fazer vários cartões para várias lojas, pois isso compromete a capacidade de administração de consumo, das faturas e dos limites.
Lembre-se: assim como qualquer outro cartão de crédito, as empresas também podem lucrar com os atrasos do pagamento da fatura e ganhar com os juros rotativos sobre as compras efetuadas e pagas em atraso. Por isso, prefira cartões que não cobram a anuidade, já que na maioria das vezes eles possuem uma taxa de crédito rotativo ou de parcelamento da fatura alto. O melhor é deixar apenas um cartão dessa modalidade para as compras onde as vantagens e benefícios da empresa são mais atrativas. E monitorar seu uso de perto.
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