Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carros, moradia e mais: mercado investe em aluguel por assinatura

Carros, moradia e mais: mercado investe em aluguel por assinatura

A ideia do despossuimento trazida pelos millenials leva pessoas de todas as idades e classes sociais a optarem pelo uso ao invés da compra

Em janeiro, a montadora francesa Renault anunciou o lançamento de um serviço de assinatura de veículos no Brasil com preços a partir de R$ 869 por mês. A notícia chamou atenção não por ser novidade – Volkswagen e Toyota, entre outras marcas, já possuem programas similares no país – mas por reforçar a ideia de que, ao contrário do que pregava o velho comercial de televisão, o desejo de ter está dando lugar ao aluguel por assinatura.

A tendência de substituição da compra pelo uso é mundial e já tem alguns anos. Segundo o autor e estudioso das gerações Mark McCrindle, esse é um comportamento diretamente ligado à chegada à fase adulta dos millenials, os nascidos entre 1981 e 1994, que hoje representam 34% da população brasileira, cerca de 70 milhões de pessoas.

Essa geração, também conhecida como Y, trouxe consigo a era do despossuimento, ou da imaterialização, marcada pela falta de desejo de adquirir bens materiais.

“É uma geração que valoriza o consumo consciente, o comprometimento das marcas com sustentabilidade e com causas sociais e ambientais”, diz a psicóloga clínica cognitiva comportamental, Glauciane Alves de Aro. “O compartilhamento de bens é a nova tendência do mercado dessa geração, que já influencia as gerações anteriores”, explica.

Mercado brasileiro está agitado

Diante desse comportamento de consumo, o mercado brasileiro está se adaptando e todos os dias surgem novos serviços de assinatura nos mais diferentes segmentos.

Além de carros, é possível fazer o aluguel por assinatura de equipamentos de academia, roupas e até de moradia. Ou seja, em vez de comprar ou fazer um contrato tradicional de aluguel, os consumidores podem assinar um plano semestral ou anual e ter acesso ao que deseja.

A Housi, criada em São Paulo em 2019, por exemplo, oferece apartamentos mobiliados, com limpeza e manutenção inclusas, que podem ser alugados, ou melhor, assinados, pelo prazo que o usuário desejar sem todas as burocracias de um aluguel clássico, como necessidade de um fiador ou multa de rescisão. A ideia surgiu porque, de acordo com a empresa, 80% dos novos consumidores já não têm interesse em adquirir imóveis.

Outro exemplo é a Ustyle, empresa que oferece aluguel por assinatura de roupas. É como ter um “closet fora de casa”. Assinando os planos, a cliente tem direito a um crédito mensal de roupas para usar por 20 dias, devolver e escolher as novas peças para o mês seguinte.

aluguel por assinatura
A ZiYou oferece aluguel de equipamentos de ginástica por assinatura. Foto: Zi You

Academia em casa

Recém-lançada, a ZiYou é a nova startup do fundador da Netshoes. A startup possui o maior portfólio de assinatura de equipamentos esportivos do Brasil e oferece planos mensais a partir de R$ 149,00.

“A posse tem muitos entraves e alto custo, enquanto o modelo de compartilhamento é muito mais democrático e flexível para dar liberdade às pessoas. Acreditamos num forte crescimento desta modalidade para os próximos anos nos mais variados setores”, diz Marcio Kumruian, fundador da Netshoes e da ZiYou.

A empresa nasceu para atender a necessidade de pessoas interessadas em praticar alguma atividade física, mas sem frequentar uma academia ou ter que desembolsar uma grande soma de dinheiro em equipamentos.

“Este modelo oferece liberdade para as pessoas e democratiza o acesso a produtos e serviços de qualidade a preços muito mais acessíveis se comparado ao modelo de aquisição. Ou seja, você não tem o compromisso do alto custo e nem da mobilização de um item que depois vai ficar parado na sua casa”, explica o empresário.

Brasileiro está aderindo ao compartilhamento

Uma pesquisa realizada antes da pandemia em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrava 81% dos brasileiros estão dispostos a adotar mais práticas de consumo colaborativo, sendo que o percentual era próximo em todas as faixas etárias e classes sociais.

Em um levantamento similar realizado um ano antes, o percentual havia sido de 68%. O aumento, segundo os realizadores da pesquisa, se deve à influência da tecnologia, com a internet e as redes sociais colaborando para desenvolvimento da confiança das pessoas no modelo colaborativo.

“A economia compartilhada une dois propósitos, que é fazer o orçamento render e contribuir para um mundo melhor, a partir do uso racional de bens e serviços. A internet ampliou exponencialmente esse movimento, colocando essas pessoas em contato por meio de sites e aplicativos”, afirmou o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Na opinião de Marcio Kumruian, a pandemia de Covid-19 potencializou o interesse. “A tecnologia e a evolução do mundo já vinham provocando uma transformação de comportamento na sociedade e a pandemia acabou acelerando alguns novos hábitos que seriam naturais ao longo do tempo, como o de se procurar por assinaturas de produtos em detrimento da aquisição”, diz.

A tendência é que esse interesse não diminua, na medida em que as experiências positivas de aluguel por assinatura transformem seus usuários em advogados da causa.

Essa é a expectativa de Kumruian. “É natural que, mesmo após a pandemia, boa parte das pessoas que iniciaram uma atividade física em casa mantenham o hábito, pela facilidade de adaptação na rotina e comodidade de ter acesso a tudo o que você precisa no conforto do seu lar”, afirma. Outros seguimentos do mercado também apostam nisso.


+ Notícias 

Consultoria aponta o que os consumidores esperam de marcas online 

Como o varejo físico precisa agir diante da nova realidade de consumo 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]