Cada vez mais, pode-se dizer que o futuro já está próximo, ou já chegou, especialmente quando o assunto é tecnologia. Internet das Coisas (IoT), por exemplo, é um tema que há alguns anos parecia muito distante da realidade brasileira mas, atualmente, já se tornou tangível ao menos para parte dos consumidores. O mesmo vale para os carros conectados.
Ainda assim, esses são temas que ainda são novos para os clientes e, é claro, despertam as mais variadas dúvidas. Nesse contexto, o atendimento de qualidade tem extrema importância, pois leva esclarecimento para os consumidores que optam pelas inovações que já estão no mercado e, assim, garante uma experiência plena, a partir da qual o cliente pode aproveitar todas as funcionalidades dos produtos.
Foi essa necessidade que inspirou a AeC, em parceria com empresas-clientes, a treinar colaboradores com foco justamente em carros conectados. A equipe foi preparada especificamente para auxiliar os proprietários e usuários desses veículos na ativação de serviços e na utilização das plataformas integradas de conectividade (aplicativo, portal etc).
Demandas de carros conectados
Em seis meses, a companhia já realizou mais de 36 mil atendimentos a clientes de uma montadora que tem mais de 15 mil veículos conectados em circulação no Brasil.
A conexão em tempo real entre o carro e o usuário transforma a jornada do consumidor e simplifica várias tarefas como pagamentos de forma virtual (carteiras digitais), partidas e outros comandos remotos, além de acionar o ar-condicionado antes de entrar no veículo.
A capacitação dos atendentes foi realizada em parceria com uma montadora, cliente da AeC, e entre as vantagens houve, por exemplo, sessões de demonstração e manuseio físico do carro. Além disso foi disponibilizado uma réplica física da multimídia do carro na central de atendimento para que os especialistas possam manusear e ter cada vez mais familiaridade com a tecnologia e maior interação durante o atendimento.
Estratégia de transformação digital
A aposta em um atendimento focado em consumidores interessados em produtos inovadores está em linha com o momento vivido pela AeC, repleto de apostas no ambiente digital. Como explica Gustavo Morais, CDO da empresa, “a área digital precisa funcionar como um catalizador para toda a companhia”.
Confira mais sobre o tema no vídeo: