Pesquisar
Close this search box.
/
/
As 5 carreiras mais promissoras no metaverso

As 5 carreiras mais promissoras no metaverso

Em 10 anos, 23 milhões de empregos em todo o mundo irão utilizar a realidade virtual; saiba quais serão as profissões mais valorizadas em metaverso e por onde começar

O conceito de metaverso já está plenamente difundido na sociedade. A ideia de um universo paralelo totalmente virtual já está abrindo portas para inúmeras criações e oportunidades para profissionais de diferentes áreas.

Segundo um estudo da PwC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, atualmente, cerca de um milhão de empregos possuem realidade virtual, e em menos de 10 anos essa tecnologia estará presente em 23 milhões de empregos em todo o mundo.

Hoje também já vemos diversas empresas, que não necessariamente trabalham para o metaverso, adotarem a realidade virtual em seu dia dia, como, por exemplo a realização de algumas etapas de entrevistas com futuros colaboradores.

O surgimento dos influenciadores virtuais

Outra faceta do metaverso, que poderá aquecer ainda mais o mercado, está na criação de “personas virtuais” para impulsionamento das marcas via social mídia. Já é comum encontrar vários sites e redes sociais de grandes empresas com seu “influenciador virtual”, personagens criados para serem a “cara” da marca nas plataformas digitais de relacionamento com clientes.

Sua função vai desde um agente de atendimento, até um personagem capaz de auxiliar quem está visitando a página, respondendo perguntas, mostrando fatos importantes da empresa, entre outros suportes. A Lu, do Magalu, talvez seja o exemplo mais popular.

Em sinergia com as novas gerações de consumidores, outros modelos de influenciadores virtuais também surgiram. O caso mais emblemático talvez seja o da Lil Miquela (@lilmiquela), uma figura que se apresenta como uma jovem de 19 anos que vive em Los Angeles. No Instagram, a influencer virtual tem milhares de seguidores que acompanham sua rotina. Até hoje não sabe como ela surgiu exatamente. Jogada de marketing, paródia… o que se especula é que ela foi criada por uma startup de Los Angeles chamada Brud. De acordo com o TechCrunch, seus criadores haviam conseguido, em 2018, US$ 125 milhões do fundo Spark Capital, que investe em startups.

metavers
Lil Miquela (@lilmiquela). Imagem: Instagram.

Metaverso: educação e novos empregos

Na área de educação, o Centro Brasileiro de Estudos (CEBRAC) também aposta nessa tendência de influenciadores virtuais. A rede de ensino criou a sua voltada para a área da educação. O nome dela é Cris, e de acordo com a companhia, “ela tem a missão de propagar a educação e conectar pessoas”.

“Ela é nossa embaixadora, e acompanha o ritmo da tecnologia, porém, não deixa de fora o lado humanizado, levando em conta todos os valores do CEBRAC. Sendo a união do mundo virtual com a realidade”, conta Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Corporativas e Institucionais do CEBRAC.

Metavers
Instagram da influencer virtual de educação do CEBRAC a Cris. (Imagem: Instagram)

Não resta dúvida de que a tecnologia trouxe uma nova realidade à sociedade. Interações em tempo real, agilidade em serviços e pagamentos… uma infinidade de vantagens pelas quais nos conectamos, realizamos e produzimos hoje. No metaverso essa possibilidade é ainda mais ampliada. Porém, em um mundo virtual onde temos uma réplica de quase tudo que acontece no mundo real, só que digital, o sucesso dessa proposta depende de outros fatores.

Para empresas apostarem nessa nova forma de interação é necessário profissionais com diferentes qualificações e conhecimentos específicos. Segundo informações do Ey Building a Better Working World (líder global em serviços de auditoria, impostos, transações e consultoria), as transformações que irão ocorrer no mercado de trabalho devido ao impacto do metaverso são gigantes. E como ponto de partida para as pessoas interessadas, a consultoria elenca 5 profissões – ou desdobramentos de algumas já existentes – que se destacarão em metaverso:

As 5 carreiras mais promissoras no metaverso

1 – Especialistas em bloqueio de anúncios: O papel deste profissional será administrar a invasão comercial no metaverso, que deve ser inundado por publicidade como algumas páginas da internet, hoje.

2 – Construtor do novo mundo: Nesse caso, tem muito a ver com o mundo dos gamers, para construir novas soluções e produtos no metaverso. É preciso ter a visão do todo para a criação de algo que ainda não existe.

3 – Estrategista de metaverso: Responsáveis pela identificação e desenvolvimento das oportunidades de mercado. Esses profissionais deverão ter amplo conhecimento na área de negócios, gerenciamento e marketing.

4 – Gerente de segurança: Assim como na internet atual, a segurança no metaverso será um dos temas mais importantes. É necessário prever e atuar rapidamente em caso de problemas relacionados à vulnerabilidade. Uma das formações desse profissional deverá ser a engenharia de tecnologia com especialização em segurança de sistemas.

5 – Storyteller (contador de histórias): O profissional será responsável pela projeção das missões imersivas, ou seja, a linha de experiência no metaverso, cenários de treinamento, oportunidades de marketing etc.

Por onde começar

Para os interessados em aprofundar seus conhecimentos (ou iniciá-los), em metaverso e no seu mercado de trabalho, o CEBRAC oferta alguns cursos que vão dos mais específicos aos fundamentais. Entre eles, Criação de Games, Criação de Aplicativos, Informática e Administração. A instituição ainda lembra que é necessário atualização constante sobre novas tecnologias, metodologias e processos. A partir da realização de um desses cursos, o CEBRAC afirma que o aluno estará preparado para assumir as funções que surgirão com o contínuo avanço da tecnologia, a base hoje de todo o ecossistema em metaverso.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente  


+ Notícias

O que o setor de moda e beleza está preparando para o metaverso? 

A importância do serviço de atendimento equilibrado entre robotização e humanização 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]