Pouca gente sabe, mas, antes de chegar à prateleira de um supermercado, alguns alimentos (como frutas e legumes) passam também por critérios estéticos. Isso porque muita gente deixa de comprar produtos considerados “feios” – e isso tem uma consequência direta: o desperdício de alimentos. Por essa razão, o Carrefour, uma das maiores redes de supermercados do mundo, lançou uma iniciativa para colocar esses produtos em circulação.
A ideia é vender dez tipos de alimentos fora do padrão estético com descontos a partir de 30% para combater e reduzir o desperdício. Veja, esses alimentos considerados “feios” são tão saudáveis quanto os demais.
“O desperdício começa antes mesmo de o produto chegar à gôndola, com alimentos defeituosos eliminados na própria lavoura, porque não atendem o padrão estético esperado pelo consumidor e, consequentemente, pelo varejo. A transformação do comportamento de consumo exige inovação e informação, sendo necessário que todo o setor de alimentos invista e estimule o consumo com base na qualidade e não na estética”, disse em nota Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.
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“Criamos o Únicos para reforçar a mensagem de que, além da mesma qualidade dos demais produtos, esses itens ainda são mais atrativos devido aos seu formato exclusivo e único, característica que dá nome a este programa. Vamos mostrar ao consumidor que um alimento tem suas propriedades preservadas, independentemente da sua aparência, colaborando para mudar a cultura de desperdício que é ainda mais forte em nosso País.”
O projeto Únicos do Carrefour é parte da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo e será colocado em prática em alguns hipermercados da rede em São Paulo (SP). Esses alimentos serão comercializados todas as sextas-feiras, e contará com comunicação e mobiliário próprios no setor de Mercado.
Desperdício
No Brasil, mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente e, no mundo, esse montante chega a 1,3 bilhão de toneladas, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.
Em fase de implantação nas lojas do Carrefour, o programa Únicos está disponível inicialmente em dois hipermercados da rede na capital paulista, localizados nos bairros Pinheiros e José Bonifácio.
Esta não é a primeira iniciativa da companhia de combate ao desperdício. Desde 2015, o Atacadão, bandeira de atacarejo da companhia, vende alimentos fora do padrão estético por meio do programa ‘Sans Form’. A iniciativa está disponível em nove lojas de autosserviço do Atacadão nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.