Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carrefour e Abilio Diniz: casamento confirmado

Carrefour e Abilio Diniz: casamento confirmado

Por R$ 1,8 bilhão, varejista confirma venda de 10% das ações de subsidiária brasileira ao empresário

O grupo francês Carrefour confirmou hoje a venda de 10% das ações de sua subsidiária brasileira para o fundo Península, pertencente ao empresário Abilio Diniz, por R$ 1,8 bilhão. A transação marca a volta de Diniz ao varejo, onde marcou história no Grupo Pão de Açúcar e de onde havia saído com a venda da empresa aos franceses do Casino.
O Península também passa a ter opções de ações que permitirão ampliar sua participação para até 16% nos próximos cinco anos. Abilio Diniz assumirá também uma cadeira no Conselho de Administração e no Comitê de Estratégia e Recursos Humanos do Carrefour Brasil.
?Abilio Diniz é o melhor parceiro que poderíamos ter para dar suporte ao nosso crescimento no País?, afirmou o presidente e CEO do Carrefour, Georges Plassat. Segundo a empresa, a transação é um passo significativo no plano da empresa de trazer investidores para a operação brasileira e dar suporte ao crescimento da companhia no País e, eventualmente, abrir o capital da filial em algum momento no futuro.
Com um faturamento de cerca de R$ 34 bilhões no ano passado, a operação brasileira é a segunda mais importante do Carrefour no mundo, atrás apenas da França.
Depois de quatro anos de inércia, o Carrefour voltou a se mexer no Brasil no ano passado, com a chegada de um grupo de executivos franceses, capitaneados pelo CEO Charles Desmartis. O plano de desenvolvimento das operações da empresa no Brasil inclui a renovação e expansão da rede de lojas (bandeiras Carrefour, Carrefour Bairro e Atacadão) e o desenvolvimento de novos formatos, como o Carrefour Express (lojas de conveniência) e Supeco (atacado). No primeiro semestre de 2015, a empresa retomará suas operações de e-commerce, paralisadas no fim de 2012.

Conflito de interesses?
Ao assumir uma cadeira e uma posição importante como acionista do Carrefour Brasil, fica a dúvida em como Diniz agirá com relação à presidência do Conselho da BR Foods, uma das principais fornecedoras da rede varejista e na qual ele tem uma participação de cerca de 3%. Abilio Diniz tem ainda entre 3% e 4% das ações do Carrefour mundial. No início de 2013, em posição semelhante mas em relação ao GPA, Diniz defendeu que não haveria relação de dependência expressiva entre as partes, uma vez que, sem ter posição de controlador em nenhuma das empresas, ele não teria voz para alterar decisões.
A opinião não é compartilhada por Daniel Wada, sócio da consultoria Advisia OC&C. ?Essa situação cria uma posição desconfortável para os dois lados. Um acionista da BR Foods tem seu presidente do Conselho como acionista de um de seus maiores compradores. Vai gerar um debate até que essa situação seja definida?.
Para Wada, porém, a presença de Diniz será bastante positiva para o Carrefour. ?Ele não tem o perfil de ser um investidor passivo, ainda mais no varejo e principalmente com as turbulências de sua saída do GPA. E por onde passou, teve o foco de aumentar a eficiência das operações, o que será ótimo para a varejista?, afirma.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]