Pesquisar
Close this search box.
/
/
Em meio ao caos, quem olha pro cliente?

Em meio ao caos, quem olha pro cliente?

Como tornar uma situação caótica em uma experiência memorável para o cliente. Confira no artigo de Bruno Gobbato

O ano é 2000, portanto mais de 20 anos atrás. Estava trabalhando na Editora Referência, que edita o Caderno Propmark e as revistas Propaganda e Marketing. Havia um evento importante que era o Cannes Predictions, que reunia os grandes nomes do mercado publicitário brasileiro, antes dos profissionais embarcarem para o Festival de Cannes de fato.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para viabilizar o evento por aqui, eu sugeri uma parceria com a Varig, mas eles duvidaram que seria possível. Moleque de tudo, eu fui e retornei com um lote de passagens aéreas a Paris, sendo uma para mim em forma de comissão.

E lá fui eu, embarcando em plena época de Eurocopa, o torneio mais importante de seleções européias. Cheguei a ir até Amsterdam, sede do evento,  mas não consegui tickets para assistir nenhum jogo. Em compensação vivi aquele momento único na cidade.

Mais alguns dias em Paris, e quando chegou o momento de me despedir da Cidade Luz, arrumei as coisas e segui para o aeroporto Charles de Gaulle. Chegando lá, era fila para todo lado, gente falando alto, discutindo, uma coisa horrível, e eu não entendendo nada. Fui pra fila de check-in e questionei para um funcionário o que estava acontecendo. Ele me disse: os aeroportuários entraram em greve, agora só teremos um único vôo para São Paulo,  e para o Rio de Janeiro foi cancelado.

Apesar de ter ficado mais tranquilo, já que o meu vôo era para São Pauo, havia muita tensão no ar.  O ambiente stava bem desconfortável.

Fiz o check-in, e me acalmei. Iria embarcar naquele único voo!  Fui para sala de embarque, e encontrei um colega de trabalho, que estaria no mesmo trajeto que eu.

O embarque se iniciou, e, lá pelas tantas, uma funcionária veio falar com a gente. “Senhores, vocês poderiam ficar em Paris mais um dia?”.  Não! Era tudo o que eu não queria naquele momento… Mas ela manteve-se muito calma e disse: “olha só, vocês são jovens, aproveitem mais um dia por aqui, e amanhã embarco vocês na classe executiva”. Opa! Peraí, deixa eu pensar: claro!

Dito e feito, promessa cumprida. Mas, neste dia o destino era o Rio de Janeiro, voo diurno. Chegando lá, iríamos pegar uma conexão para São Paulo. A viagem foi maravilhosa, dois ‘pé-rapados’ na executiva da Varig, algo inimaginável.

Chegamos de noite no Rio de Janeiro. Por volta das 22h. Um funcionário nos aguardava no saguão e anunciou: “Senhores, infelizmente não temos vôos pra São Paulo, mas fiquem tranquilos que providenciamos um quarto no hotel próximo”. Só que aí eu meio que surtei. Precisava chegar em São Paulo naquele dia, minha família já estava no aeroporto me esperando.

O funcionário falou no rádio com alguém da equipe, depois acionou outra, e outra, e enfim explicou a situação. “Olha, tem um vôo para Nagoya no Japão com escala em São Paulo, porém as portas estão fechando e o voonão pode atrasar, você iria correndo até lá comigo?”

A sensação era de que estava em uma São Silvestre. Não chegava nunca! O embarque era literalmente do outro lado do aeroporto. Quando cheguei, pingava suor. Fui super bem recebido na porta do avião, imediatamente já fecharam e me acomodaram novamente na classe executiva, me brindando com uma taça de champanhe. Decolamos, enfim. Encantado? Com certeza!

Esse episódio me deu uma noção de como devemos estar sempre centrados nas necessidades dos nossos clientes, e exercermos sempre a empatia, o que aconteceu em toda minha jornada com a já saudosa Varig!

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

*Por Bruno Gobbato é co-fundador da PeopleXperience, consultor na ConsumerFirst e gerente de Relacionamento na Brinquedos Estrela.


+ Notícias

A ótima experiência acabou comigo

Empatia na experiência e na vida

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]