Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cannes Lions: inteligência e estratégia começam no café da manhã

Cannes Lions: inteligência e estratégia começam no café da manhã

A secular e lendária revista The Economist criou uma sessão de conteúdos especiais no Cannes Lions este ano: "Wake up with The Economist", painéis de altíssimo nível, mediados por jornalistas da casa com a participação de executivos das maiores e mais criativas empresas globais.

*Por Jacques Meir – Enviado especial ao Cannes Lions

 

A proposta, claro, é oferecer uma alternativa de conteúdo qualificado como alternativa a programação regular do evento logo na primeira hora de palestras. Ao menos, na segunda-feira, 22 de junho, pode-se dizer que The Economist atingiu o objetivo. Um painel reunindo 3 dos mais criativos executivos de marketing do mundo trouxe ideias e conceitos excepcionais para nortear a gestão de marcas nesse ambiente de mudanças que vivemos.

O painel trouxe Bruce McColl, Chief Marketing Officer da Mars, Jonathan Mildenhall, Chief Marketing Officer do AirBnb, Pete Blackshaw, Vice-Presidente de Digital e Mídia Social da Nestlé, mediados por Daniel Franklin, Diretor-Executivo da The Economist.

Os executivos foram estimulados a falar sobre a força da criatividade e como construir marcas fortes a partir de uma estratégia baseada na criatividade. E como conciliar criatividade com todas as possibilidades oferecidas pelo Big Data e pelo Analytics?A tecnologia abre e multiplica tremendamente os canais de comunicação com os consumidores. Por outro lado, a estrutura atual de concepção de marketing, agências e modelos de remuneração e produção tornaram-se mais fluidos e incertos. Um ambiente que mistura  incerteza, pitadas de caos e oportunidades. Um panorama ideal para promover a evolução do CMO, o Chief Marketing Officer.

Jonathan Mindehall, doo AirBnb, diz que sua tarefa é fundamentalmente injetar criatividade no DNA da marca. Essa é a receita do AirBnb. Pete Blackshaw enxerga tremendo potencial para a criação de novas propostas de valor. Ele acredita que é possível disseminar ideias rapidamente mesmo em uma organização global como a Nestlé. “Boas ideias voam muito rápido. Na Nestlé, seguimos 3 fundamentos: inspirar, convidar os consumidores ao diálogo e mergulhar fundo nos dados que obtemos deles para até mesmo prever o seu comportamento.

Daniel Franklin então questiona se em certo nível o excesso de dados obtidos pode mudar e matar a criatividade? Jonathan responde que os dados podem ser um fantástico trampolim para a criatividade, pois trazem elementos novos que podem ser combinados para gerar novos produtos e serviços. Em vista disso, O CMO deve criar condições para que a criatividade frutifique na organização. E logicamente habilitar as agências a trabalhar melhor. “Muitos clientes espremem as agências do ponto de vista financeiro sem serem realmente parceiras. Isso simplesmente reduz a criatividade”

Ao serem questionados pela Consumidor Moderno  como se administra a jornada do consumidor em tantos e tão variados pontos de contato, o debate ganhou novo impulso. Para Pete Blackshaw “não há barreira separando mais o consumidor e o Shopper”. O comportamento agora é fluido e por isso dar recursos para que as pessoas consigam realizar seus seus objetivos é o job #1 do CMO”. Como veremos de modo mais detalhado em outros posts, o novo papel do CMO não é mais gerenciar marcas e sim audiências.

wakeup1

E é possível ser tão específico pensando o marketing de forma global? Como se concilia 3 fatores aparentemente contraditórios: digital, local e global? Bruce McColl da Mars acredita fortemente em ideias globais. O princípio é simples: “queremos fazer do mundo um lugar melhor. É só se faz isso pensando em termos globais. É isso pressupõe reconhecer ideias com força e alcance global onde quer que elas surjam”. O CMO contou sobre uma ação ocorrida na Austrália, em parceria com o Google: um app que ajudava a localizar cães perdidos. Uma ação local que tem potencial global e faz do mundo um lugar melhor. Jonathan Mindenhall, do AirBnb entende que humanos são mais similares que distintos entre si. “A natureza humana não muda. Somos orientados por emoções. A proposição central das marcas é sempre universal”. O executivo do AirBnb ainda fez uma defesa enfática de uma postura absolutamente sem preconceitos das empresas em relação aos seus clientes. “Vergonhosa é a empresa que não entende e nem respeita a diversidade do mundo de hoje”. Pensar globalmente significa ser tolerante com as diferenças e orientações das pessoas onde quer que elas vivam e como vivam.

Daniel Franklin então incentivou os executivos a fazerem um exercício de futuro: Mindenhall disse que a questão era curiosa. Ele foi contratado pelo AirBnb com a condição de que entendesse que a empresa era uma organização do século XXI, criada e pensada sem obedecer ao legado do século XX. um novo mindset que hoje orienta a visão do novo CMO.

Blackshaw fala em buscar a confiança absoluta do consumidor. “Temos de abraçar e colocar o consumidor no centro do nosso conjunto de significados. Hoje, a mobilidade é uma forma de simplificar dramaticamente a maneira de se relacionar com os clientes” (a edição de junho de Consumidor Moderno inclusive lança o conceito de Geração Momo – moderna e móvel – que caracteriza esse consumidor em evolução, empoderado pelo smartphone). McColl, da Mars enfatiza que a maneira pela qual os consumidores evoluem não tem precedente. E por isso é necessário que as empresas busquem parcerias e colaboração. Elas não têm sozinhas as respostas para esse cenário.

Jonathan Mindenhall encerrou o debate com uma reflexão pessoal mas aguda: “O AirBnb trabalha com comunidades dinâmicas. Temos 11 milhões de clientes e 2 milhões de quartos ofertados. Esses clientes produzem muitas histórias graças ao nosso serviço. Como destravar a capacidade de contar e compartilhar essas histórias geradas na comunidade é o desafio. Quebrar esse código para entender cada vez mais com quem nos relacionamos.”

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]