A busca do consumidor por crédito avançou 6,8% em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa divulgada hoje (11) pela Serasa Experian. Esse crescimento, segundo a empresa, ocorreu em todas as faixas de renda.
Entre os consumidores com renda entre R$ 5 mil e R$ 10 mil por mês a demanda por crédito foi a que mais cresceu, 8,7%. Consumidores de baixa renda buscaram menos: o índice mostrou um aumento de 4,3% na busca por crédito na mesma base comparativa.
Em relação a maio, a busca do consumidor cresceu 2,1%. No acumulado de janeiro a abril o aumento foi de 3,2%.
Segundo os economistas da Serasa, o crescimento apresentado no primeiro semestre é menor do que o registrado no mesmo período de 2015, quando a demanda havia crescido 4,8%.
“Os juros altos, o aumento do desemprego e a confiança deprimida dos consumidores diminuiu o ímpeto dos consumidores a procurar crédito neste primeiro semestre de 2016”, disse a empresa em nota.
Na análise por região, todas as regiões apresentaram aumento na demanda por crédito em junho, em relação ao mesmo mês do ano passado, exceto a região Norte, que registrou queda de 2,2%. Sul (8,9%), Centro-Oeste (7,8%), Nordeste (7,6%) e Sudeste (6,6%) registraram aumentos.
No acumulado do primeiro semestre, a demanda do consumidor por crédito avançou 5,7% na região Sul, 4,4% no Sudeste e 3,7% no Centro-Oeste. Já as regiões Norte e Nordeste apresentaram quedas acumuladas de 2,4% e 0,9%.