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Buracos no coração da cidade de São Paulo

Buracos no coração da cidade de São Paulo

Buracos em calçadas e asfaltos são problemas constantes na vida do paulistano. Como consumidores de serviços públicos, precisamos de uma solução para isso

Esta repórter que aqui escreve mora no bairro da Bela Vista, em São Paulo. É um ótimo lugar para morar, especialmente para quem, como eu, gosta de comida italiana. Próximo do centro da cidade, não é um bairro esquecido pelo poder público – e tenho experiências para comparar, porque morei durante 20 anos em Guaianazes, extremo da Zona Leste.

Contudo, como quase tudo no Brasil, o centro de São Paulo há muitos problemas. Por exemplo, há uma cratera criada pelo peso dos ônibus que passam pela faixa da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, a um quarteirão de distância da Avenida Paulista, uma das mais importantes da cidade. Primeira pergunta: será que em outros países do mundo o asfalto se move de acordo com a pressão dos veículos pesados?

Questiono isso para poder contar um “causo”: no último domingo a noite, um senhor de 65 anos tropeçou no buraco em questão e caiu de testa na calçada. Sim, de testa. Ele atravessou fora da faixa – ok, isso não está certo – e caiu em frente ao ponto de ônibus. As pessoas agiram rapidamente: tiraram o saco de lixo de uma lixeira para bloquear a passagem de carros, acharam um cone gigante da Companhia de Engenharia de Tráfego e desviaram o rumo dos ônibus. Sem as pessoas, aquele senhor ainda teria sido atropelado.

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A ambulância foi chamada,  mas demorou meia hora. Uma mulher (um exemplo de bondade!) sentou ao lado dele para mantê-lo acordado e para garantir que ficasse imóvel enquanto o resgate não chegasse. Por fim, foi socorrido. E por sorte ficou bem: foi atendido, medicado e já está em casa.

Enquanto esperávamos pela ambulância, um garoto caiu na calçada, por causa de outro buraco. E apesar de ter um final “feliz” – entre aspas, mesmo, porque o ideal seria que nada disso tivesse acontecido -, a história em questão nos leva a uma pergunta básica: onde está o poder público? A ambulância demorou meia hora, por causa de outras ocorrências graves; o asfalto têm diversos buracos e desníveis. Mesmo na faixa de pedestre e nas calçadas – que são os locais onde os pedestres devem estar -, o risco é constante. E mesmo quando idosos estão na faixa de pedestre, os carros começam a acelerar quando o semáforo está prestes a ficar verde. Falta gestão — e falta respeito.

Em meu processo de indignação, busquei um pouco sobre o tal projeto Cidade Linda, do prefeito João Dória. Ele causou polêmica por causa da pintura de diversos muros grafitados, mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que o projeto envolve também o cuidado com o espaço público de uma maneira geral.

Como cidadã e consumidora, gosto da perspectiva de ver alguma melhora no cotidiano – afinal, o pagamento de impostos tem uma relação direta com o “consumo” de serviços públicos. Somos “consumidores” da prefeitura e temos todo o direito de cobrá-la. E o projeto Cidade Linda talvez seja um primeiro passo inovador para o fim dessa tragédia. Contudo, em uma cidade com tantas caras e perfis, com bairros cheios de demandas tão variadas, será difícil resolver tudo em quatro anos. Enquanto isso, olhe para o chão enquanto anda.

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