Através da Wecycle, plataforma de valorização de resíduos plásticos da Braskem, empresa petroquímica especialista em produção de biopolímeros, fechou uma iniciativa com a rede Starbucks para criar um projeto-piloto que utiliza o Plástico Verde I?m Green?, copos de plástico reciclados e borra de café para a fabricação de cestos de lixo para lojas selecionadas.
As unidades da Starbucks no Brasil serão as primeiras no mundo a utilizar o material de descarte como matéria-prima para cestos de lixo, que serão colocados nas áreas de trabalho internas das lojas.
?Essa parceria é mais um exemplo da atuação da Braskem utilizando a inovação a serviço de soluções sustentáveis. A participação da Braskem com o Plástico Verde mostra que empresas de todo o mundo tem encontrado no conceito uma alternativa sustentável para os seus negócios?, diz Alexandre Elias, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.
A produção dos cestos consiste na coleta dos copos e da borra de café, que é lavada e moída, para a retirada de todos os resíduos orgânicos. A água utilizada nesse processo também passa por uma etapa de descontaminação em uma estação de tratamento de efluentes. Em seguida, o material passa por um processo de extrusão, com a adição do Plástico Verde e da borra de café.
“Gerir o impacto ambiental do nosso negócio requer colaboração, inovação e melhoria contínua”, afirma Anna Sortino, Especialista de Materiais da Starbucks Brasil. “Ao trabalhar com a Braskem e outras empresas brasileiras, fomos capazes de utilizar os produtos do núcleo de operações da loja ? a borra do nosso café e copos plásticos transparentes ? e unir ao Plástico Verde para compor as lixeiras do projeto. É este tipo de colaboração que está nos ajudando a testar ideias que impactam positivamente o nosso negócio e nossa comunidade”, finaliza a especialista da rede de cafeterias.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Braskem.