/
/
56% dos brasileiros acreditam que IA terá impacto positivo

56% dos brasileiros acreditam que IA terá impacto positivo

Soluções como ChatGPT estão cada vez mais presentes no cotidiano dos usuários, e apenas 29% relatam experiências negativas.

Quando questionado sobre ser confiável, o ChatGPT se diz “uma ferramenta avançada de processamento de linguagem natural desenvolvida pela OpenAI”. Ele foi treinado em uma vasta quantidade de dados até o momento do seu último treinamento, em setembro de 2021 para o modelo GPT-3 e outubro de 2023 para o modelo GPT-4. Suas respostas são baseadas em padrões de linguagem e informação disponíveis nesses dados. Além disso, entre os brasileiros, tem sido a ferramenta mais conhecida quando o assunto é a Inteligência Artificial (IA).

Ao mesmo tempo, a plataforma pontua algumas considerações importantes sobre a confiabilidade das informações fornecidas, como a limitação de dados. O modelo só pode acessar informações até a data de seu último treinamento. Qualquer coisa que tenha ocorrido após essa data não será conhecida pelo modelo. Além disso, reforça que as respostas são geradas com base nos dados de treinamento, que incluem uma mistura de informações corretas e incorretas disponíveis na internet. O modelo não tem a capacidade de verificar a veracidade das informações em tempo real. Para informações críticas ou decisivas, é sempre recomendável verificar as respostas fornecidas pelo ChatGPT com fontes confiáveis e atualizadas.

No Brasil, uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 79% das pessoas conhecem o ChatGPT, e 53% dos que responderam o estudo já usaram a ferramenta. Além disso, entre os usuários, 65% se dizem satisfeitos com a plataforma. Quanto à confiabilidade, 18% dos brasileiros confiam totalmente nas informações fornecidas pelo produto da OpenAI, enquanto 75% geralmente confiam, mas ocasionalmente têm dúvidas.

Por aqui, ele é utilizado principalmente para obter informações sobre determinados assuntos (44%), na busca por novas ideias na criação de conteúdo (36%), durante pesquisas escolares ou acadêmicas (36%), quando o usuário quer se informar (32%), para realizar tarefas específicas do trabalho (30%) e ainda para entretenimento (23%).

Essa tal Inteligência Artificial…

A Inteligência Artificial generativa tem se tornado uma presença cada vez mais constante na vida dos brasileiros. A chegada dessas inovações vêm moldando diversos aspectos do cotidiano de maneira profunda e transformadora. Desde o uso de assistentes virtuais em smartphones até a implementação de sistemas de segurança inteligentes e o aprimoramento de serviços públicos, a IA tem demonstrado seu potencial para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade de vida e impulsionar a inovação. No Brasil, essa tecnologia foi – e está sendo – adotada em setores-chave como saúde, educação, finanças e transporte. Isso mostra uma tendência de crescimento que promete redefinir a interação entre humanos e máquinas.

A prova de que a Inteligência Artificial tem se feito cada vez mais presente na vida dos brasileiros – mesmo aqueles que não usam ferramentas de IA – é que, no país, 91% das pessoas sabem o que ela é, sendo 30% com um bom entendimento e 61% com entendimento básico. Além disso, o uso diário é feito por 37% dos que responderam a pesquisa da Opinion Box. Ainda chamou a atenção no levantamento que 48% usam a ferramenta para organização pessoal do dia a dia, e 47% fazem uso da IA para aprender sobre temas de interesses pessoais. Enquanto isso, ela é utilizada para o trabalho em 37% dos casos.

Dentro das utilizações corporativas, a Inteligência Artificial tem maior impacto em áreas de comunicação de arte (42%). Já no entretenimento, como música, filmes e jogos, ela se aplica em 40% dos casos de uso. O atendimento e relacionamento com o cliente aparecem na terceira maior área que utiliza a IA (38%), seguido pelas tarefas diárias (34%).

O estudo explorou ainda tanto o modo como as pessoas incorporam a IA em suas rotinas diárias quanto as experiências associadas ao uso. Considerando que a tecnologia está em constante evolução, é compreensível que ferramentas de Inteligência Artificial nem sempre satisfaçam plenamente as expectativas dos brasileiros. Mesmo assim, foi observado que apenas 29% dos participantes relataram experiências negativas ao utilizar ferramentas de IA, apesar de nem sempre suas expectativas serem totalmente correspondidas (50%). Ao mesmo tempo, 55% dos respondentes afirmaram já terem passado por alguma experiência em que a Inteligência Artificial superou suas expectativas positivamente.

O que esperar da IA?

No Brasil, as opiniões sobre a IA se dividem. Enquanto 50% dos brasileiros concordam que não devemos ter medo da Inteligência Artificial, e sim aprender usá-la do jeito certo, 49% se dizem com medo de onde ela vai parar. Além disso, outros 33% acreditam que a ferramenta não está pronta para ajudar as pessoas comuns em seu dia a dia, contra 30% que pensam o contrário.

Quanto aos futuros impactos da IA na sociedade, a boa notícia para entusiastas da Inteligência Artificial é que 56% dos ouvidos acreditam que ela impactará de forma positiva ou muito positiva, contra 14% que temem que ela tenha resultados negativos ou muito negativos.

As maiores preocupações giram em torno da privacidade e proteção de dados (42%), riscos à segurança e à cibersegurança (36%), além do medo da perda de empregos e impacto socioeconômico (32%). Ao mesmo tempo, 32% dos brasileiros se dizem animados para o que há por vir, 23% estão apreensivos e 35% compartilham de ambos os sentimentos.

Foto: Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]