Quem nunca perdeu a hora por estar vidrado em uma fase do Candy Crush? Ainda, quem nunca brigou com namorado/amigo/colega que estava grudado ao smartphone, jogando, durante uma conversa ou reunião com a turma? Por outro lado, só quem joga sabe que nos momentos de espera, os games eletrônicos são ótima companhia em sala de espera e, em se tratando de amigos, podem unir os que têm o mesmo gosto.
De qualquer forma, não é difícil encontrar as pessoas se distraindo com jogos eletrônicos. A CONECTAí Express, pesquisa online multiclientes representativa da população de internautas do Brasil, realizada pelo CONECTA, apresentou um estudo que mostra que 69% dos internautas brasileiros jogam games eletrônicos. Desses, 61% jogam online (40% sozinhos e 21% com outras pessoas) e 33% jogam offline.
Os internautas de classe A são os que mais jogam (78%). No outro extremo, as pessoas com 55 anos ou mais são as que menos jogam (53%). Contudo, vale ressaltar que quase metade da população mais velha já aderiu aos jogos eletrônicos.
A pesquisa mostra ainda que os internautas brasileiros utilizam, em média, dois dispositivos para jogar. Computador (63%) e smartphone (62%) são os mais utilizados, seguidos por vídeo game (30%) e tablet (17%).
O que mais incomoda ou irrita os internautas brasileiros enquanto estão jogando:
Games mais jogados pelos internautas brasileiros:
Sobre a pesquisa de games
A pesquisa foi realizada com 2.000 internautas em março de 2016 por meio do CONECTA Express, pesquisa trimestral, online, multiclientes, com cobertura nacional, que permite responder a qualquer tipo de pergunta, de forma exclusiva, rápida e econômica.