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Brasileiros devem comprar mais nos próximos três meses

Brasileiros devem comprar mais nos próximos três meses

Estudo mostra uma pequena melhora na intenção de compras dos brasileiros no varejo, principalmente no e-commerce. Entenda

Nos primeiros três meses deste ano, a intenção de compra do consumidor brasileiro se manteve praticamente estável na comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, há uma boa notícia para o varejo: o desejo de consumo deve subir (um pouco) nos já no próximo trimestre.
Esse é o resultado da Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), realizada junto com o Provar (Programa de Administração do Varejo).
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Retomada do consumo?

De acordo com o levantamento, a proporção de consumidores que desejava comprar algum bem no primeiro trimestre deste ano foi de 39%. Para o segundo trimestre, essa intenção sobe para 40%.
Na comparação com segundo trimestre de 2016, nota-se uma ligeira piora, quase uma estabilidade entre os dois anos. No ano passado, a intenção foi 40,2%, enquanto, de novo, o percentual registrado foi de 40%.
Segundo a pesquisa, a “culpa” dessa ligeira queda está relacionada a alguns setores. O segmento de móveis, material de construção, cine e foto, cama, mesa e banho, além de vestuário e calçados estão na lista.
“Embora alguns sinais positivos tenham sido observados na economia, a verdade é que isso ainda não impactou a disposição dos indivíduos para as compras”, afirmou em nota o presidente do Conselho do Ibevar-Provar, Claudio Felisoni de Angelo.

E-commerce é alvo

O mesmo estudo, em parceria com a consultoria Ebit, mostrou ainda a intenção de compra entre os chamados e-consumidores. No primeiro trimestre deste ano, o percentual dos indivíduos que desejavam comprar algum item era de 83,6%.
Para o trimestre abril-junho, a expectativa é de aumento para 85,4%.
“A estabilidade – ou mesmo a pequena redução das sobras do orçamento para o segundo trimestre deste ano – associada ao aumento considerável da insegurança em relação ao emprego, explicam o porquê de as vendas continuarem muito fracas”, esclarece o diretor de pesquisas do Provar, Nuno Fouto.

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