/
/
Brasileiros das classes A e B dobram adesão exclusiva a bancos digitais, revela pesquisa

Brasileiros das classes A e B dobram adesão exclusiva a bancos digitais, revela pesquisa

Cresce o número de consumidores que abandonam agências físicas e apostam apenas em serviços digitais para gerir as finanças.

Os bancos digitais no Brasil já não são exclusividade das classes mais populares, nem uma escolha apenas dos mais jovens. Um número crescente de brasileiros de maior poder aquisitivo tem deixado de lado os bancos tradicionais para adotar exclusivamente serviços financeiros digitais. É o que revela uma nova pesquisa do C6 Bank em parceria com o Ipsos-Ipec, que aponta uma mudança no comportamento financeiro das classes A e B.

O número de brasileiros das classes A e B que optam por manter contas exclusivamente em bancos digitais praticamente dobrou em três anos. Segundo levantamento, 17% desse público deixou de utilizar instituições financeiras tradicionais. e hoje opera suas finanças apenas por meio de plataformas digitais. Um salto de oito pontos percentuais em relação a 2022, quando esse índice era de 9%.

A tendência é ainda mais expressiva entre os jovens de 16 a 24 anos: 31% têm conta apenas em bancos digitais, enquanto apenas 14% mantêm conta exclusivamente em instituições tradicionais. Já pouco mais da metade (52%) opta por uma estratégia híbrida, utilizando ambos os tipos de instituições.  

Para Gustavo Torres, chefe de inovação e experiência do usuário do C6 Bank, esse movimento acompanha a digitalização da vida cotidiana dos brasileiros. “A tecnologia mudou a forma de se comunicar, de pedir um táxi, de consumir conteúdo, de pedir comida… Não tinha como a indústria financeira não acompanhar essa evolução. Nossa vida é cada vez mais digital e a forma de organizar as finanças, também”, afirma.

Futuro digital das finanças

Apesar do avanço dos bancos digitais, a maioria dos entrevistados (59%) afirma manter contas tanto em bancos tradicionais quanto em digitais. A faixa etária de 25 a 34 anos lidera esse grupo, com 65% usando ambos os serviços. Entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, o percentual cai para 50%.

A pesquisa também mostra um alto grau de conforto com a gestão digital das finanças. Sete em cada dez entrevistados dizem concordar, total ou parcialmente, com a afirmação “me sinto ou me sentiria confortável em administrar minhas finanças de forma digital, por aplicativo ou internet banking”. Entre os jovens de 25 a 34 anos, o índice sobe para 77%.

O estudo indica que o uso dos bancos digitais está longe de ser apenas uma moda passageira. Entre os entrevistados, 69% afirmam que pretendem começar ou continuar usando contas digitais nos próximos três anos. Na faixa de 16 a 24 anos, essa intenção chega a 77%.

Outro ponto captado pela pesquisa é a percepção de custo-benefício. Para 66% do total de entrevistados, os bancos digitais oferecem melhores condições do que os tradicionais. O índice é ainda mais alto entre as classes A e B, chegando a 71%.

Investimentos também migram

Entre os 43% dos entrevistados que se declaram investidores, mais da metade (53%) afirma manter seus investimentos exclusivamente em bancos ou plataformas digitais sem agência física, reforçando a consolidação do ambiente digital também na gestão de patrimônio.

A pesquisa foi realizada online entre os dias 27 de maio e 9 de junho de 2025, com duas mil pessoas das classes A, B e C de todas as regiões do Brasil, com idade a partir de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]