/
/
Brasileiro consome açúcar demais

Brasileiro consome açúcar demais

Idec reúne dados sobre tema e traz orientações práticas para ajudar a população a reduzir o consumo excessivo da substância

Quando pensamos em consumo de açúcar, imaginamos logo o açúcar de mesa, aquele que vai no cafezinho e em receitas caseiras. Assim, é comum aceitar a substituição por adoçante e “esquecer” o assunto, muitas vezes, sem prestar atenção a um poderoso vilão: o açúcar escondido.

Sim, porque por mais que o consumidor tenha trocado o açúcar de mesa pelo adoçante, por outro lado, aumentou o consumo de refrigerantes, doces, balas e chocolates. Ou seja, o açúcar que a gente não vê, mas que está embutido nesses produtos e, muitas vezes, em quantidades muito maiores do que as recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esses dados foram compilados pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e também revelam que o Brasil é o 4º maior consumidor de açúcar (sacarose) no mundo, sendo superado somente pela China, União Europeia e Índia.

Para tentar mudar esse cenário, o Idec lançou o Especial Açúcar que você não vê, a fim de alertar os consumidores sobre os perigos do consumo excessivo deste tipo de carboidrato. O material reúne infográficos e dados recentes sobre o assunto. “Os brasileiros têm consumido mais de 50% acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de até 10% das calorias da dieta. Uma lata de refrigerante de cola, por exemplo, contém 7,4 colheres de açúcar”, revela Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Instituto e responsável pelo material.

Sobre o “açúcar escondido”, Ana Paula faz um alerta: “é importante estar atento à lista de ingredientes dos produtos, já que a substância pode ser mencionada com nomes diferentes, como glicose, maltodextrina, néctares, sacarose e outros”.

Uma sugestão simples para reduzir o consumo de açúcar é sempre optar por alimentos in natura. Se isso não for possível, quanto menos processado o alimento, melhor. Vale conferir as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. “Não troque comida feita na hora e fique com as sobremesas caseiras, dispense as industrializadas”, diz Bortoletto.

Adoçante X Açúcar

Embora o adoçante possa ajudar a reduzir a quantidade de açúcar da mesa, não seria a forma ideal. Porque é preciso remodelar o paladar para os alimentos mais naturais. Além disso, segundo a nutricionista do Idec, não há evidência de que a substituição do açúcar pelo adoçante traga vantagens para a saúde. E o paladar continua habituado ao sabor adocicado. “Isso estimula as pessoas, principalmente as crianças, a preferir alimentos com sabor mais doce”, completa a nutricionista.

O Especial do Idec ainda traz orientações práticas com base nos direitos dos consumidores à informação clara e correta. “Esperamos sensibilizar a todos sobre o tema, destacando orientações que empodere a sociedade a realizar escolhas alimentares mais saudáveis”, finaliza Bortoletto.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]