/
/
Brasil segue com alta no nascimento de empresas

Brasil segue com alta no nascimento de empresas

Segundo Serasa, de janeiro a novembro, País viu nascer 1,7 mi de empresas, com retração do comércio

De janeiro a novembro de 2014, foram criadas 1.762.704 novos empreendimentos no Brasil, segundo levantamento da Serasa Experian, divulgado hoje (19). Na comparação com o mesmo período de 2013, houve alta de 1,1%.

Do total de empresas nesse período, 72,3% foram de Microempreendedores Individuais (MEIs), 12,1% de Sociedades Limitadas, 10,1% de Empresas Individuais e 5,5% do total, empresas de outras naturezas jurídicas.

Segundo a Serasa, a crescente formalização dos negócios no Brasil é responsável pelo aumento constante das MEIs, registrado desde o início da série histórica do indicador. Em cinco anos, passaram de quase metade dos novos empreendimentos (49,1%, em 2010) para 72,3% agora.

Considerando as regiões, o Sudeste segue liderando o ranking de nascimento de empresas, com 903.204 novos negócios abertos entre janeiro e novembro de 2014 ou 51,2% do total. Nordeste ocupou o segundo lugar, com 18,0% das aberturas; Sul segue em terceiro, com 16,4% de participação e Centro-Oeste foi responsável por 9,3% de participação, seguido pela Região Norte, com 5,1% do total de empreendimentos inaugurados.

O setor de serviços lidera entre os setores: de janeiro a novembro de 2014, 1.036.389 novas empresas surgiram neste segmento, o equivalente a 58,8% do total. Em seguida, 563.407 empresas comerciais (32,0% do total) e, no setor industrial, foram abertas 147.594 empresas (8,4% do total) neste mesmo período.

Nos últimos cinco anos, a participação das empresas de serviços no total de empresas que nascem no país tem crescido. Por outro lado, a participação do setor comercial de empresas que surgem no país tem recuado nos últimos anos (de 35,6%, de janeiro a novembro de 2010, para 32,0% no mesmo período de 2014). Já a participação das novas empresas industriais se mantém estável.

Considerando o nascimento de empresas em novembro, frente a outubro, no entanto, o País registrou queda no número de nascimentos pelo segundo mês seguido.

Naquele mês, a retração foi de 9,2%: foram criadas 145.048 novos empreendimentos em novembro, quando 159.700 novas empresas foram criadas em outubro.

Segundo os economistas da Serasa Experian, “fatos ligados às incertezas com relação à política econômica do novo governo eleito e o quadro de estagnação da economia pesaram negativamente sobre a criação de novas empresas durante o mês de novembro”.

No período, os MEIs sentiram uma queda de 5,5% no número de aberturas. Foram criados 107.374 novos negócios em novembro, contra 113.682 em outubro. Neste segmento, o número de nascimento foi o menor do ano até agora. As Sociedades Limitadas ficaram em segundo lugar, com a criação de 16.011 empresas e queda de 21,2% em relação ao mês anterior, quando 20.324 empresas surgiram.

A criação de Empresas Individuais caiu 12,0%, com um total de 14.092 novos negócios em novembro; em outubro, o número foi de 16.009. O nascimento de novas empresas de outras naturezas jurídicas caiu 21,8%, com 9.685 nascimentos em novembro, contra 7.571 do mês anterior.

Leia mais

Comércio paulista fatura 4% a menos em outubro

WiFi aumenta fidelidade do cliente

Varejo na linha de frente do marketing

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]