Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasil é um dos países que mais reduziu produção de gás carbônico em 2016

Brasil é um dos países que mais reduziu produção de gás carbônico em 2016

Estudo global conduzido pela PwC mostra o andamento dos países do G20 com relação às ações focadas em diminuir a produção industrial de gás carbônico. Veja

A redução da produção de gases jogados na atmosfera é uma preocupação mundial já há muitos anos. O Protocolo de Montreal, estabelecido em 1987, conseguiu reduzir em 98% a produção dos chamados CFCs (clorofluorcarbonos), na época usados em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e sprays. A preocupação segue em torno do aquecimento global, potencializado pela emissão de gases de carbono e hidrofluorcarbonos. O Protocolo de Kyoto, por exemplo, é outro documento mundial que exige a redução da emissão de carbono pelos países industrializados. Uma pesquisa realizada pela PwC mostra que globalmente temos alcançado algumas (lentas) diminuições na produção de gás carbônico.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

De forma geral, a intensidade do gás carbônico lançado na atmosfera caiu 2,6% em 2016. Os líderes do Índice de Economia de Baixo Carbono (Low Carbon Economy Index) são Reino Unido e China que, respectivamente, descarbonizaram suas economias em 7,7% e 6,5% com mudanças em suas matrizes energéticas e crescimento econômico.

O Brasil está entre os cinco países que mais diminuíram a intensidade de suas emissões, com queda de 3,8% em 2016. O estudo global da PwC acompanha as taxas de emissões dos países integrantes do G20.

Passos lentos

Apesar de confirmar uma mudança gradual nas taxas de descarbonização em relação às observadas nos anos 2000 – em torno de 1% ao ano – a redução na intensidade de gás carbônico em 2016 ficou muito aquém da taxa de 6,3% ao ano, prevista pelo Acordo de Paris como necessária para conter o aquecimento global abaixo de dois graus.
Os esforços do Brasil superaram a meta do Acordo de Paris, que preveem descarbonização anual de 2,9% até 2030. Entre 2000 e 2016, porém, a intensidade anual média de carbono avançou 0,1%.

“Uma nova rodada de negociações climáticas acontecerá em Bona, na Alemanha, e nosso relatório mostra que os compromissos assumidos em Paris só serão alcançados se os países signatários do Acordo acelerarem o ritmo de suas ações”, explica Eliana Kihara, sócia da PwC Brasil.

Panorama

O estudo mostra também que o consumo de carvão mundial caiu apenas 1,7% no último ano e ainda representa um terço das necessidades energéticas globais. Apesar da queda no consumo pelo Reino Unido e China, países como Índia, Turquia e Indonésia aumentaram a dependência do carvão em suas economias.

No último ano, o crescimento do PIB global foi de 3,1%, enquanto as emissões permaneceram estáveis em 0,4%. A intensidade de lançamento de gás na atmosfera é aferida pela relação entre emissões por dólar do PIB.

O uso de petróleo e gás como fontes de energia cresceu em 1,58% em 2016. O consumo de energia solar aumentou 30% e da energia eólica 15,9% no mesmo período, embora ainda representem uma pequena parte do consumo global de energia.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]