/
/
Brasil chega à sua pior posição competitiva em 20 anos

Brasil chega à sua pior posição competitiva em 20 anos

Em um ranking de 138 países, o Brasil caiu seis posições e ocupa a 81ª posição, segundo Fórum Econômico Mundial e FDC. Entenda

Depois de sofrer uma queda relevante de seis posições no ranking que avalia a competitividade, o Brasil chega a sua pior colocação em 20 anos. De acordo com o levantamento divulgado pelo Fórum Econômico Mundial e parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), o País perdeu 33 posições só nos últimos quatro anos e chegou à 81ª colocação, entre 138 países, revelando sinais claros da forte crise econômica e declínio de produtividade.

O resultado disso é uma menor sofisticação dos negócios e baixo grau de inovação, e um distanciamento significativo dos demais países do grupo dos BRICs e do G20. Segundo o relatório, o Brasil perde espaço internacional e agrava inúmeros indicadores de competitividade. Esta posição coloca o país abaixo de alguns de seus principais concorrentes e aponta para um agravamento da desaceleração do crescimento e da produtividade, indicando uma recessão de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2016.

De acordo com Carlos Arruda, professor da FDC e coordenador da pesquisa no Brasil, uma das explicações para o baixo desempenho brasileiro, além do cenário de desaceleração da economia mundial que oferece forte resistência desde a crise de 2008, é a polarização política pós-crise e a perda de produtividade global. “Há também um destaque para o fim do ciclo da produtividade baseado na microeletrônica e na automação, o que chama a atenção para a emergência de um novo paradigma tecnológico caracterizado pelo crescimento exponencial da digitalização: a denominada Industria 4.0 ou Smart Industry”, pontua  Arruda.

No entanto, apesar da queda no ranking, o relatório aponta oportunidades promissoras para o Brasil, com destaque para a maior inserção internacional, o espaço para o investimento privado, a internacionalização das empresas brasileiras, nova pauta de inovação tecnológica, e simplificação e modernização dos marcos regulatórios.

Segundo Arruda, o levantamento reflete a falta de clareza sobre o momento atual do Brasil e para onde o País pretende ir. “Sem orientações definidas, sem uma perspectiva do que fazer e dentro de um processo de isolamento, dificulta obtermos soluções de curto prazo, quiçá de médio e longo prazos”. Contudo, o pesquisador destaca que apesar das baixas taxas de investimento e instabilidade econômica, as instituições e a sociedade começam a dar sinais de recuperação. “O desenvolvimento da competitividade brasileira só será possível a partir da incorporação de tecnologias, amadurecimento das empresas e empresários, aumento da produtividade e ganhos de comércio internacional, via uma agenda clara e transparente”, finaliza Arruda.

Os primeiros colocados são: Suíça, Singapura e Estados Unidos, respectivamente, repetindo o mesmo ranking do ano passado.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]