/
/
Brasil é o país com maior número de usuários atacados por phishing

Brasil é o país com maior número de usuários atacados por phishing

Relatório da fabricante de antivírus Kaspersky Lab aponta que um em cada cinco brasileiros recebe mensagens fraudulentas por spam

Já recebeu e-mails indesejados com mensagens suspeitas? A fabricante de antivírus russa Kaspersky Lab publicou um relatório com estatísticas sobre ataques realizados por spam durante o primeiro trimestre de 2019. Os números da empresa apontam que o Brasil é o país com maior proporção de usuários que recebem mensagens de “phishing”: as que tentam convencer a vítima a informar dados pessoais.

Em uma mensagem de phishing típica, o e-mail afirma que há algum problema com um pagamento ou conta bancária da vítima e o incentiva a divulgar informações de sua vida, como RG, CPF entre outros.

Para resolver imediatamente o problema, é preciso clicar em um link e fornecer as informações. Os dados, porém, são normalmente digitados em uma página falsa para serem enviados aos golpistas, permitindo a realização de fraudes com roubos de conta e transferências financeiras não autorizadas.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

De acordo com o levamento, 21,66% dos brasileiros já receberam esse tipo de mensagem fraudulenta. Em segundo lugar estão os australianos, com 17,20%, seguidos dos espanhóis, 16,96%, portugueses, 16,81%, e venezuelanos, com 16,72%.

O Brasil também ocupou a quarta posição como fonte dessas mensagens. Segundo a empresa, 6,95% de todas as mensagens indesejadas monitoradas pela companhia foram enviadas a partir de algum computador no Brasil. A China, porém, é a maior fornecedora dessas mensagens, com 15,82% dos envios. O segundo lugar é ocupado pelos Estados Unidos, com 12,64% dos envios de spams.

Setores mais atingidos

A Kaspersky Lab afirma que bancos são os principais envolvidos nesse tipo de fraude, sendo mencionados em 25,78% dos golpes. Outros interesses dos criminosos incluem serviços de grandes portais de internet, sistemas de pagamento e redes sociais.

O relatório também apontou algumas das mensagens utilizadas pelos golpistas. A empresa destacou que o Dia de São Valentim, o “Dia dos Namorados”, comemorado em muitos países no dia 14 de fevereiro, aumentou o número de mensagens desse tipo.envolvendo serviços para relacionamentos.

JÁ VIU? “Se a autoridade de dados não for aprovada, será um convite ao caos”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]