/
/
Brasil tem menor taxa de fecundidade da história e recorde de maternidade tardia

Brasil tem menor taxa de fecundidade da história e recorde de maternidade tardia

Com média de 1,6 filho por mulher, país vê aumento na idade da maternidade e crescimento do número de mulheres sem filhos

O Brasil registrou a menor taxa de fecundidade de sua história: 1,6 filho por mulher, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número está abaixo do nível considerado necessário para manter a população estável. A taxa de reposição populacional é fixada em 2,1 filhos por mulher.

A fecundidade representa o número médio de filhos por mulher em idade reprodutiva. Em 1960, o índice brasileiro era de 6,3. Desde então, o número vem diminuindo de forma constante: 4,4 nos anos 1980, 2,4 em 2000, até atingir os atuais 1,6. A queda começou na região Sudeste e, com o tempo, se espalhou por todo o país.

O recorte regional mostra que o Sudeste tem a menor taxa (1,41), seguido pelo Sul (1,50), Centro-Oeste (1,64), Nordeste (1,60) e Norte (1,89) — única região ainda acima da média nacional.

A pesquisa também revela diferenças significativas entre grupos sociais. Mulheres indígenas têm, em média, 2,8 filhos, enquanto mulheres brancas registram média de 1,4. Entre as mulheres com ensino superior completo, a fecundidade é ainda mais baixa: 1,2 filho.

No recorte religioso, mulheres evangélicas apresentam as maiores taxas de fecundidade (1,7), seguidas por católicas (1,5), mulheres sem religião (1,4), adeptas de religiões de matriz africana (1,2) e espíritas (1).

Maternidade tardia e novas escolhas

Os dados do IBGE indicam também um adiamento crescente da maternidade no país. Em 2022, a idade média das brasileiras ao ter filhos foi de 28,1 anos. Em 2000, essa média era de 26,3. Pela primeira vez, o grupo com maior taxa de fecundidade foi o de mulheres entre 25 e 29 anos. Em 2010, o pico ocorria entre 20 e 24 anos.

Todas as faixas etárias acima de 30 anos registraram aumento na taxa de fecundidade entre 2010 e 2022, enquanto os grupos mais jovens mostraram queda.

O Distrito Federal lidera com a maior média de idade para a maternidade (29,3 anos), e o Pará aparece com a menor (26,8 anos).

Outro dado que chama atenção é o crescimento no número de mulheres que chegaram ao fim da vida reprodutiva sem ter filhos. Entre as brasileiras de 50 a 59 anos, 16% não tiveram filhos nascidos vivos em 2022. Em 2000, esse percentual era de 10%. Segundo o IBGE, essa mudança está relacionada à postergação da maternidade e à redução do desejo de ser mãe.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]