Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Brasil lidera e-commerce na América Latina e deve movimentar US$ 870 bi até 2026

Brasil lidera e-commerce na América Latina e deve movimentar US$ 870 bi até 2026

Relatório do PagSeguro, divisão internacional do PagBank, destaca um aumento nas transações móveis, disparidade no acesso a computadores, crescimento do Pix e bank transfers, e declínio no uso de cartões de crédito.

De acordo com o relatório “E-commerce and Payment Landscape in Latin Americada da PagSeguro, empresa de pagamentos internacionais do PagBank – a movimentação do e-commerce – nos seis principais mercados da América Latina, alcançou US$ 479 bilhões em 2023, devendo chegar a US$ 870 bilhões em 2026. O Brasil lidera o ranking movimentando US$ 275 bilhões, podendo chegar a US$ 435 bilhões em 2026.

“Com isso, trazemos dados inéditos e reforçamos a nossa presença de marca e market expertise sobre verticais em alto crescimento na América Latina, como apostas e criptomoedas nos seis principais mercados da América Latina – Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru e forecasts até 2026”, destaca Adriana Garbim, diretora executiva da divisão internacional do PagBank.

Dados recentes revelam uma mudança nos hábitos de consumo, com 73% das compras online sendo efetuadas por dispositivos móveis, comparado aos 55% registrados em 2020. Neste cenário dinâmico, o México lidera como o país com a maior parcela de transações móveis em volume total de comércio eletrônico, seguido pela Colômbia, enquanto o Chile apresenta a menor taxa.

A pesquisa destaca uma disparidade no acesso a computadores em diferentes países latino-americanos. No Peru, na Colômbia, no Chile e no México, menos de 40% da população possui acesso a um computador. Na Argentina, a taxa sobe para 63%, e no Brasil, 58%.

Uma tendência é a diminuição na parcela de pagamentos de comércio eletrônico feitos por meio de cartões de crédito na região. Desde 2018, essa parcela caiu de 55% para 47%, com projeção de reduzir para 43% até 2026. Apesar desse declínio, os cartões de crédito ainda mantêm a liderança entre os métodos mais utilizados para pagamentos online, principalmente devido à possibilidade de parcelamento, uma característica apreciada pelos consumidores.

“Isso ocorre porque os comerciantes estrangeiros precisam ter um amplo leque de pagamentos alternativos para alcançar os consumidores latino-americanos. Apesar de perder espaço, os cartões não têm qualquer previsão de deixar de ser o principal método de pagamento para compras online”, afirma Garbim.

América Latina no topo

O relatório indica que a América Latina tem se destacado no cenário global como a região onde as vendas de varejo online mais cresceram. Suas transações de comércio eletrônico no varejo aumentaram 30% ao ano em 2023, em comparação com 14% nos Estados Unidos e 12% na Europa. Além disso, espera-se que as vendas de varejo online continuem expandindo a uma taxa mais rápida na América Latina, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 21%, em comparação com 15% na África e 11% nos Estados Unidos.

A maior vertical no comércio eletrônico, o varejo, é atualmente um mercado de US$ 258 bilhões nos seis principais mercados e espera-se que atinja US$ 454 bilhões até 2026. Brasil e México lideram o setor de e-commerce regionalmente, respondendo por 70% de todas as transações dos países pesquisados. Além disso, o México se destaca como o setor de varejo online de crescimento mais rápido na região, com aumento de vendas para este setor esperado a uma CAGR de 33% no país até 2026.

O relatório apontou ainda que o setor dominante no cenário de pagamentos digitais na América Latina é o varejo, representando 54% do volume de comércio eletrônico na região. No entanto, projeções apontam que até 2026, a participação desse setor pode experimentar uma leve queda para 52%, após uma expansão a uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 21%, ficando abaixo do crescimento previsto para outros setores.

Em expansão

O destaque para crescimento acelerado recai sobre a área de apostas, com uma previsão de aumento de 38% ao ano até 2026. Partindo de uma participação inicial de 4%, espera-se que esse setor amplie sua fatia nas vendas de comércio eletrônico dos mercados pesquisados para 6% em três anos. Esse segmento também projeta apresentar o crescimento mais rápido, com uma taxa de crescimento de 38% até 2026, atingindo um impressionante montante de US$ 54 bilhões.

Outra vertical que se destaca no relatório é identificada como “Outros”, englobando pagamentos de impostos, taxas, contas, serviços governamentais, planos de saúde, seguros e outros serviços. Atualmente, esse mercado totaliza US$ 86 bilhões, mas espera-se que cresça vigorosamente a uma CAGR de 30% até 2026, alcançando US$ 189 bilhões, representando assim 22% do total de pagamentos online.

A executiva finaliza dizendo que “o mundo digital não tem fronteiras e, com a solução de pagamento centralizada do PagSeguro Internacional, os comerciantes globais podem aproveitar disso ao máximo, vendendo para 17 países da América Latina, além de obter uma ampla variedade de métodos de pagamentos que permitem que cada vez mais consumidores latino-americanos tenham acesso às possibilidades do nosso mundo globalizado e que as empresas levem seus negócios mais longe do que nunca”.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]