A Nestlé anunciou um novo ciclo de investimentos no Brasil que totaliza R$ 7 bilhões entre 2025 e 2028. O aporte é maior do que o anunciado no ciclo anterior, que somou R$ 6,3 bilhões. Desta vez, a companhia reforça a relevância estratégica do país, que atualmente ocupa o posto de terceiro maior mercado para a marca no mundo. O investimento será direcionado à modernização industrial, inovação de categorias estratégicas, sustentabilidade e ampliação da capacidade produtiva.
“Este novo montante vai contribuir para que a operação brasileira siga como um motor de crescimento da companhia”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil. Segundo o executivo, o Brasil é uma peça central na estratégia de crescimento nas Américas.
O novo ciclo contempla frentes diversas. Na divisão de Confectionery, que tem no Brasil o maior mercado global, a companhia vai expandir a fábrica de Vila Velha (ES), incluindo novas linhas de produção para chocolates, bombons e chocobiscuits (categoria que combina biscoito e chocolate).
Expansão industrial e inovação em categorias estratégicas
Já no segmento de Cafés, os investimentos miram a premiunização da categoria. Estão previstas a expansão da linha Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros (MG) e a instalação de uma nova linha de café solúvel em Araras (SP). Outro plano é o aumento da frota de máquinas de bebidas da Nestlé Professional, braço da empresa dedicado ao consumo fora do lar, que deve chegar a 30 mil equipamentos no Brasil até o fim de 2025.
A fábrica de Ituiutaba (MG) também receberá investimentos com foco em nutrição infantil, contemplando as marcas Ninho, Nestogeno e Nestonutri. Globalmente, a Nestlé investe anualmente 1,7 bilhão de francos suíços em pesquisa e desenvolvimento, com ênfase especial em nutrição materna e infantil.
Outro destaque da estratégia é o segmento de Petcare. A fábrica da Purina, em Vargeão (SC), iniciará operações em agosto. O projeto, de R$ 2,5 bilhões (referente ao ciclo anterior), segue o conceito de indústria 4.0 e transformará o Brasil em uma plataforma de exportação para América Latina, EUA e Europa, com foco em alimentos úmidos para cães e gatos.
“Nosso foco está no fortalecimento do core, na premiunização de categorias e na aceleração de marcas com alto potencial”, reforça Melchior. Segundo ele, em 2025, a companhia deve intensificar esforços em produtos considerados “turbo”, como Chocotrio, Nescafé Farmers Origins e bebidas prontas para adultos.
Na frente de sustentabilidade, a Nestlé Brasil continuará a ampliar projetos de eficiência energética em suas 18 fábricas, todas já operando com alguma fonte de energia elétrica renovável. A empresa também avançará no uso de agricultura regenerativa nas cadeias de cacau, café e leite. Atualmente, mais de 40% dessas matérias-primas já vêm de propriedades com práticas sustentáveis, superando a meta global de 20% prevista para 2025.
“A sustentabilidade está impulsionando o valor dos negócios por meio de impacto positivo em larga escala. Aceleramos nossa jornada ESG, criando resiliência nas nossas principais cadeias produtivas”, conclui Melchior.