O YouTube celebrou sua trajetória de 18 anos no cenário mundial durante a nona edição do Brandcast, reunindo agências e criadores de conteúdo. A plataforma, que consolidou-se ao longo de quase duas décadas como uma central de diversidade de conteúdos e passou a marcar presença nas TVs conectadas, contou com insights e análises sobre sua evolução e crescimento apresentados por executivos, incluindo Patricia Muratori, Diretora do YouTube na América Latina, e outros líderes do Google e do YouTube Brasil.
Dados da Comscore mostram que, atualmente, o YouTube alcança 120 milhões de usuários mensais no Brasil. São 76 milhões de pessoas com a plataforma conectada em suas TVs. Já de acordo com o Kantar, 86% dos espectadores concordam que o YouTube é o serviço de vídeo que os brasileiros mais assistem e, por aqui, 59% dos domicílios possuem uma TV conectada, onde o YouTube representa 57% do consumo de streamings dos lares.
“No YouTube encontramos conteúdos diversos, desde os grandes campeonatos à Copa Mundial de Balão. Conseguimos ver essa infinidade de paixões. Quando vemos milhares, ou milhões, de pessoas interessadas naquele assunto, é porque aquilo é grande”, afirma Patrícia Muratori.
Uma pesquisa da Offerwise indica que 69% das pessoas têm o Youtube como plataforma primária de videocast e podcast. Os usuários passam horas no trajeto de casa para o trabalho ou para a escola, e o levantamento mostra que 65% acreditam que a plataforma é sua fonte de entretenimento favorita durante o trajeto diário.
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Muratori reforça que a plataforma está nesse epicentro da cultura porque, além de moldar, é moldada culturalmente. Além disso, a contribuição do YouTube para o PIB brasileiro é de R$ 4,5 bilhões, equivalente a 140 mil empregos em tempo integral.
“Estamos falando de uma plataforma, de construção de negócio, onde os criadores e suas audiências têm a chance de se aprofundar. Tudo que fazemos tem no centro o que é importante para quem faz, quem produz e quem consome”, comenta a executiva.
Durante a Copa do Mundo, a CazéTV fez a transmissão ao vivo dos jogos dentro do seu canal na plataforma de streaming. Além disso, transmitiu ao vivo todos os jogos da Copa do Mundo Feminina. Confirmando a aprovação do público, a pesquisa da Offerwise mostra que 72% dos brasileiros preferem ver a transmissão ao vivo do seu esporte favorito no YouTube, do que no rádio ou TV.
“Temos contribuído esse território do esporte, que foi crescendo de uma maneira muito orgânica, mas hoje virou um destino para que as pessoas consumam esporte de uma maneira mais ampla e, especialmente, futebol. É uma construção muito sólida, para que gere experiência, e o conteúdo seja relevante para a audiência”, pontua Patrícia.
Em um cenário em que 80% dos brasileiros acreditam que o YouTube ajuda a transformar o esporte em estilo de vida, a plataforma irá transmitir os jogos do Campeonato Paulista, o “Paulistão” 2024 na CazéTV.
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Puro suco de YouTube no Brandcast
O Youtube tem se tornado um espaço onde as pessoas se aprofundam em suas paixões, tanto que 81% dos brasileiros acreditam que a plataforma ajuda a aproximar dos seus principais interesses. Os dados foram apresentados por Maia Mau, Diretora de Marketing do Google e YouTube Brasil. Já outros 85% dos entrevistados afirmam que vão ao streaming com a certeza do que irão assistir.
“Isso significa que temos diversas formas de descobrir o conteúdo, e isso é importante. Mas, onde vamos nos aprofundar é no YouTube. Então, essa é a diferença entre a descoberta e a profundidade dessas paixões todas que temos aqui. Quando tenho paixão e intenção, tenho atenção”, reforça Maia.
A executiva comenta ainda que, entre a Geração Z, o YouTube tem se destacado com 25 pontos a mais que o segundo colocado, uma emissora de TV aberta. Já no sentido da evolução, a inteligência artificial (IA) tem sido útil também para a acessibilidade. No streaming, além das legendas automáticas em 16 línguas, a IA possibilitou otimizar e testar um recurso de dublagem e possibilitar que os criadores alcancem um alcance maior de usuários.
YouTube como ferramenta para marcas e anunciantes
Presença em atenção, multiplicidade de tela, relevância cultural e inteligência artificial têm sido pontos importantes na evolução do YouTube. A presença em atenção, por exemplo, mostra como as pessoas têm se comunicado com o vídeo, e para as marcas é importante ter essa informação para saber como irão se conectar com seus consumidores.
“Junto com a presença, tem a atenção, que é uma moeda valiosa para a publicidade. As pessoas têm consumido várias coisas. Então, hoje, para uma marca ter a atenção das pessoas, é a porta de entrada para elas se conectarem e gerar negócios, e o YouTube tem a atenção das pessoas. Quando olhamos para o YouTube falamos de alcance, penetração, com essa qualidade de atenção. Isso é muito importante para as marcas”, comenta Luciano Di Eugenio, Head de Produtos de Publicidade do Google e YouTube Brasil.
Em toda a pluralidade de tela, a TV conectada tem aparecido em 59% dos domicílios brasileiros e se tornado um grande elemento de inovação. Dentro dela, o YouTube tem um papel fundamental, evidenciado pelo crescimento constante desde 2018, quando o percentual era de 34%.
Já na relevância cultural, as paixões se conectam e se misturam, virando coisas únicas no YouTube. Isso transforma os conteúdos em grandes espaços e faz com que a plataforma seja um lugar de profundidade e conexão, onde as marcas consigam criar conversas. Enquanto isso, a IA tem capacidade de multiplicar as estratégias de negócios dos clientes.
“Hoje, as marcas têm o poder criativo para criar conversas, para pegar todo o ecossistema, onde música, futebol e games se juntam, e ajudar as pessoas a se conectarem com o que elas amam. Essa é uma das propostas principais; essa capacidade que o YouTube tem de fazer isso”, frisa Di Eugenio.
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YouTube Works Award 2023
Ainda durante o Brandcast aconteceu o YouTube Works Award, premiação anual voltada para o mercado publicitário que reconhece a criatividade, a relevância e o impacto das campanhas na plataforma. O destaque desta edição foi a Mondelez, vencedora de três categorias: Business Impact, The Unskippable, e o principal prêmio da noite, o Grand Play, com a campanha “A-BIS-tinência“.
Com a campanha “O Sonho do Hexa está mais Vivo do que nunca“, a Vivo foi vencedora na categoria Best Work with Creators. Já a PepsiCo foi premiada na categoria Meeting the Moment com sua sagacidade em “Campeões da Rua Catar”. Ao celebrar iniciativas em defesa da diversidade e inclusão, a TIM venceu como Social Impact com a campanha “Modo Silencioso”.
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