Pesquisar
Close this search box.
/
/
Youtube desponta como uma das principais telas para brasileiros

Youtube desponta como uma das principais telas para brasileiros

Com 120 milhões de usuários mensais, diversidade de conteúdo, personalização e mais TVs conectadas fazem do Youtube cada vez mais um ponto de conexão entre marcas e usuários

O YouTube celebrou sua trajetória de 18 anos no cenário mundial durante a nona edição do Brandcast, reunindo agências e criadores de conteúdo. A plataforma, que consolidou-se ao longo de quase duas décadas como uma central de diversidade de conteúdos e passou a marcar presença nas TVs conectadas, contou com insights e análises sobre sua evolução e crescimento apresentados por executivos, incluindo Patricia Muratori, Diretora do YouTube na América Latina, e outros líderes do Google e do YouTube Brasil.

Dados da Comscore mostram que, atualmente, o YouTube alcança 120 milhões de usuários mensais no Brasil. São 76 milhões de pessoas com a plataforma conectada em suas TVs. Já de acordo com o Kantar, 86% dos espectadores concordam que o YouTube é o serviço de vídeo que os brasileiros mais assistem e, por aqui, 59% dos domicílios possuem uma TV conectada, onde o YouTube representa 57% do consumo de streamings dos lares.

“No YouTube encontramos conteúdos diversos, desde os grandes campeonatos à Copa Mundial de Balão. Conseguimos ver essa infinidade de paixões. Quando vemos milhares, ou milhões, de pessoas interessadas naquele assunto, é porque aquilo é grande”, afirma Patrícia Muratori.

Uma pesquisa da Offerwise indica que 69% das pessoas têm o Youtube como plataforma primária de videocast e podcast. Os usuários passam horas no trajeto de casa para o trabalho ou para a escola, e o levantamento mostra que 65% acreditam que a plataforma é sua fonte de entretenimento favorita durante o trajeto diário.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Patricia Muratori, Diretora-Geral Youtube Latam – Foto: Divulgação

Muratori reforça que a plataforma está nesse epicentro da cultura porque, além de moldar, é moldada culturalmente. Além disso, a contribuição do YouTube para o PIB brasileiro é de R$ 4,5 bilhões, equivalente a 140 mil empregos em tempo integral.

“Estamos falando de uma plataforma, de construção de negócio, onde os criadores e suas audiências têm a chance de se aprofundar. Tudo que fazemos tem no centro o que é importante para quem faz, quem produz e quem consome”, comenta a executiva.

Durante a Copa do Mundo, a CazéTV fez a transmissão ao vivo dos jogos dentro do seu canal na plataforma de streaming. Além disso, transmitiu ao vivo todos os jogos da Copa do Mundo Feminina. Confirmando a aprovação do público, a pesquisa da Offerwise mostra que 72% dos brasileiros preferem ver a transmissão ao vivo do seu esporte favorito no YouTube, do que no rádio ou TV.

“Temos contribuído esse território do esporte, que foi crescendo de uma maneira muito orgânica, mas hoje virou um destino para que as pessoas consumam esporte de uma maneira mais ampla e, especialmente, futebol. É uma construção muito sólida, para que gere experiência, e o conteúdo seja relevante para a audiência”, pontua Patrícia.

Em um cenário em que 80% dos brasileiros acreditam que o YouTube ajuda a transformar o esporte em estilo de vida, a plataforma irá transmitir os jogos do Campeonato Paulista, o “Paulistão” 2024 na CazéTV.

Leia mais: Por que a sua marca ainda não está no YouTube?

Puro suco de YouTube no Brandcast

O Youtube tem se tornado um espaço onde as pessoas se aprofundam em suas paixões, tanto que 81% dos brasileiros acreditam que a plataforma ajuda a aproximar dos seus principais interesses. Os dados foram apresentados por Maia Mau, Diretora de Marketing do Google e YouTube Brasil. Já outros 85% dos entrevistados afirmam que vão ao streaming com a certeza do que irão assistir.

“Isso significa que temos diversas formas de descobrir o conteúdo, e isso é importante. Mas, onde vamos nos aprofundar é no YouTube. Então, essa é a diferença entre a descoberta e a profundidade dessas paixões todas que temos aqui. Quando tenho paixão e intenção, tenho atenção”, reforça Maia.

A executiva comenta ainda que, entre a Geração Z, o YouTube tem se destacado com 25 pontos a mais que o segundo colocado, uma emissora de TV aberta. Já no sentido da evolução, a inteligência artificial (IA) tem sido útil também para a acessibilidade. No streaming, além das legendas automáticas em 16 línguas, a IA possibilitou otimizar e testar um recurso de dublagem e possibilitar que os criadores alcancem um alcance maior de usuários.

Conheça o Mundo do CX

YouTube como ferramenta para marcas e anunciantes

Presença em atenção, multiplicidade de tela, relevância cultural e inteligência artificial têm sido pontos importantes na evolução do YouTube. A presença em atenção, por exemplo, mostra como as pessoas têm se comunicado com o vídeo, e para as marcas é importante ter essa informação para saber como irão se conectar com seus consumidores.

“Junto com a presença, tem a atenção, que é uma moeda valiosa para a publicidade. As pessoas têm consumido várias coisas. Então, hoje, para uma marca ter a atenção das pessoas, é a porta de entrada para elas se conectarem e gerar negócios, e o YouTube tem a atenção das pessoas. Quando olhamos para o YouTube falamos de alcance, penetração, com essa qualidade de atenção. Isso é muito importante para as marcas”, comenta Luciano Di Eugenio, Head de Produtos de Publicidade do Google e YouTube Brasil.

Em toda a pluralidade de tela, a TV conectada tem aparecido em 59% dos domicílios brasileiros e se tornado um grande elemento de inovação. Dentro dela, o YouTube tem um papel fundamental, evidenciado pelo crescimento constante desde 2018, quando o percentual era de 34%.

Já na relevância cultural, as paixões se conectam e se misturam, virando coisas únicas no YouTube. Isso transforma os conteúdos em grandes espaços e faz com que a plataforma seja um lugar de profundidade e conexão, onde as marcas consigam criar conversas. Enquanto isso, a IA tem capacidade de multiplicar as estratégias de negócios dos clientes.

“Hoje, as marcas têm o poder criativo para criar conversas, para pegar todo o ecossistema, onde música, futebol e games se juntam, e ajudar as pessoas a se conectarem com o que elas amam. Essa é uma das propostas principais; essa capacidade que o YouTube tem de fazer isso”, frisa Di Eugenio.

Leia mais: TikTok cresce na preferência da Geração Z, mas Youtube é rede favorita

YouTube Works Award 2023

Ainda durante o Brandcast aconteceu o YouTube Works Award, premiação anual voltada para o mercado publicitário que reconhece a criatividade, a relevância e o impacto das campanhas na plataforma. O destaque desta edição foi a Mondelez, vencedora de três categorias: Business Impact, The Unskippable, e o principal prêmio da noite, o Grand Play, com a campanha “A-BIS-tinência“.

Com a campanha “O Sonho do Hexa está mais Vivo do que nunca“, a Vivo foi vencedora na categoria Best Work with Creators. Já a PepsiCo foi premiada na categoria Meeting the Moment com sua sagacidade em “Campeões da Rua Catar”. Ao celebrar iniciativas em defesa da diversidade e inclusão, a TIM venceu como Social Impact com a campanha “Modo Silencioso”.



+ NOTÍCIAS
Como influencers criados por IA estão transformando as relações humanas?
O Facebook está perto do fim?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]