Experiência

Grupo Boticário amplia em 69% experiências em lojas físicas

Em apenas um ano, as marcas do Grupo Boticário ampliaram em 69% a oferta de serviços nas lojas físicas para enriquecer a experiência do consumidor. Ao todo, O Boticário, Quem Disse, Berenice? e tô.que.tô cosméticos contemplam experiências como maquiagem, tratamento capilar, rotinas de skincare e consultorias variadas de beleza, que melhoram o processo de experimentação dos portfólios e geram ganho comprovado, a longo prazo, para as marcas. Além disso, a empresa anunciou que superou em 200% a meta estabelecida para os primeiros cinco meses de 2024. O número alcançado impacta positivamente na capacitação de mais de 18 mil colaboradores.

Hoje, a companhia tem mais de duas mil lojas espalhadas pelo Brasil. A meta superada foi feita em comparação com o mesmo período em 2023. O resultado está relacionado ao mapeamento que o grupo tem feito de um novo traço de comportamento do consumidor que, cada vez mais, busca por personalização em cada etapa do processo de compra, associada a experiências com valor agregado, que justifiquem o deslocamento e gerem maior encantamento na compra física. 

“Temos dados indicativos de que o consumidor que passa por algum dos serviços de loja aumenta seu tempo de relacionamento com a marca e também dobra o ticket médio“, comenta Adriano Amaral, diretor de Ativação e Formatação de Lojas do Grupo Boticário. “Isso porque, ao vivenciar uma experiência imersiva de conhecimento dos atributos de cada produto, entendendo corretamente o modo de uso e os resultados que deve esperar, esse cliente consome de forma mais assertiva e tende a voltar para a recompra e, consequentemente, para a experimentação de novos itens”.

Investimentos do Grupo Boticário

As categorias de maquiagem e skincare se destacam na estratégia do Grupo Boticário, com ampla presença nos pontos de venda em todo o país. Para viabilizar essas ofertas, as marcas investem continuamente em capital humano. Nesse cenário, são capacitados os mais de 18 mil colaboradores da companhia. Com isso, esses profissionais são preparados para orientar os consumidores durante o processo de compra, além de ajudar nos testes de produtos e na melhoria de resultados da empresa, seja através da criação de uma maquiagem elaborada ou da definição de uma rotina de cuidados com a pele.

A inovação também se manifesta na habilidade das marcas em desenvolver estratégias específicas para diferentes perfis de consumidores. A Quem Disse, Berenice?, por exemplo, é a marca do grupo que mais se conecta com a Geração Z e busca ser pioneira em tendências. Ela oferece serviços sazonais de maquiagem para ocasiões especiais como Carnaval, São João, Halloween e festivais como o Lollapalooza.

“São com iniciativas como essa que criamos um fator de diferenciação no mercado, colocando a experiência das maquiagens ao lado da consumidora, conectando com conversas do momento e auxiliando na preparação para ocasiões especiais”, pontua Adriano.

Experiências aliadas a produtos

O objetivo do Grupo Boticário é manter a estratégia de expansão dessas experiências de forma contínua, com foco em alcançar um número crescente de consumidores. Os serviços oferecidos nas lojas são considerados uma extensão complementar aos demais canais de venda. Além disso, interagem com a rede em um formato omnichannel. Nesse cenário, além da otimização da experimentação dos produtos disponíveis, o grupo também consegue estimular o interesse de compra e fortalecer o relacionamento com suas marcas.

Para os consumidores, os serviços podem ser agendados tanto pessoalmente quanto online, através das lojas físicas e dos sites da Quem Disse, Berenice?, O Boticário e tô.que.tô cosméticos. É importante verificar os tipos de atendimento oferecidos em cada unidade e consultar a disponibilidade de experiências e horários. Ao agendar um horário, o cliente recebe o serviço na loja escolhida e, ao término, realiza o pagamento de um valor fixo por cada serviço prestado. O investimento é totalmente convertido em produtos à escolha do consumidor, disponíveis em qualquer categoria do portfólio.

Foto: Shutterstock.com

Jessica Chalegra

Postagens recentes

Por que incorporar marketing inclusivo e acessibilidade digital?

Estratégias envolvem uso de ferramentas e tecnologias para jornadas fluidas e personalizadas, aumentando engajamento e…

7 horas atrás

PMEs do varejo online movimentaram R$ 2 bi no primeiro semestre

Valor representa crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2023, aponta Nuvemshop, com…

7 horas atrás

De Elon Musk a Ilon Specht: onde IA e empatia se encontram

Cannes Lions e SXSW destacam tendências de conexão cultural, humor e legado, além do uso…

8 horas atrás

Hugo Boss e o conceito de moda “premium tech-drive”

Empresa celebra 100 anos com novo posicionamento de suas marcas, provando ser possível combinar atemporalidade…

9 horas atrás

O que esperar do futuro da mobilidade com a revolução da IA?

Tecnologia tem o potencial de melhorar a gestão de tráfego e impulsionar experiência de veículos…

11 horas atrás

Litigância predatória prejudica relações consumeristas

Julgamento do Tema 1198, que prevê revisão de petição em caso de ação abusiva, é…

12 horas atrás

Esse website utiliza cookies.

Mais informação