Pesquisar
Close this search box.
/
/
Bluesky: nova rede social de Jack Dorsey é alternativa ao X

Bluesky: nova rede social de Jack Dorsey é alternativa ao X

Com interface similar ao antigo Twitter, a Bluesky se propõe a ser uma rede social descentralizada, com código aberto e interoperabilidade

A Bluesky, nova rede social do fundador do Twitter, Jack Dorsey, atingiu um novo recorde de usuários. Segundo o site Bluesky Stats, em apenas um dia, 42 mil pessoas se inscreveram para a plataforma, que chegou a 1,120 milhão de usuários. Até então, o maior pico de inscrições havia sido no dia 3 de julho, com 32.325 usuários. Em média, a rede social recebe algo entre dez mil e 20 mil novos inscritos diariamente.

Para entrar na plataforma e criar uma conta, é preciso receber um convite – oferecido a cada duas semanas aos usuários cadastrados.

O aumento aconteceu depois que Elon Musk, atual proprietário do Twitter, agora chamado X, declarou em encontro o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que a empresa estava trabalhando em criar um sistema de pagamento mensal para utilização da rede social. O objetivo seria utilizar os pagamentos como uma barreira para robôs e contas falsas na plataforma. Além do custo do bot – que é baixo –, o usuário teria que pagar mais para colocá-lo na rede, o que tornaria o valor total muito alto.

Leia mais: Do Twitter ao X: a mudança precipitada de nome e logo

Hoje, o ex-Twitter já oferece um serviço por assinatura chamado X Premium, no qual os usuários recebem alguns recursos adicionais em relação ao serviço gratuito, como postagens mais longas e maior visibilidade na rede. No Brasil, a assinatura premium custa R$ 60 por mês. Mas a chegada de novos usuários na Bluesky é uma possível evidência de que os internautas não estão dispostos a pagar para utilizar a rede social.

Bluesky, a nova rede social

Jack Dorsey criou a Bluesky em 2019. Desde que renunciou ao cargo de CEO do Twitter, em 2021, Dorsey passou a se dedicar à construção da plataforma, liderada por Lantian Graber, a CEO nomeada por Dorsey. Um ano depois, a rede do passarinho azul foi adquirida por Elon Musk por US$ 44 bilhões. Lantian Graber.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

A Bluesky promete ser uma rede social descentralizada. A ideia é que outras redes sociais possam interagir com a plataforma, que se tornará uma espécie de ecossistema – uma vez que seu código será aberto a todos. Para isso, a Bluesky conta com o AT Protocol, ou Protocolo de Transferência Autenticado, tecnologia que possibilita a portabilidade e a interoperabilidade entre contas de diferentes redes sociais.

Na prática, trata-se de uma rede social com uma dinâmica parecida com o Twitter – há até um limite de 300 caracteres por publicação. Além de poder acompanhar as publicações das pessoas que segue, conteúdos mais viralizados e posts popular entre amigos, a rede oferece algumas opções de personalização do feed. Por exemplo, é possível determinar que republicações, ou reposts, não aparecem para o usuário. Também é possível filtrar conteúdos para que não sejam mostrados ou que devem ter um alerta de gatilho.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre o Threads, o Twitter do Instagram

A vida com X

Desde que assumiu o antigo Twitter, Elon Musk provocou uma série de mudanças na rede social. Além de cortar cerca de 50% do quadro de funcionários, criou um modelo de assinaturas para os selos de verificação e restaurou contas que haviam sido banidas, como a do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Por fim, Elon Musk trocou o nome do Twitter para X, dando um passo em seu plano para criar um superapp que agrega diferentes serviços.

Em meio a essa série de mudanças, as redes vizinhas não ficaram paradas para tentar surfar na onda do luto do passarinho azul. Uma delas foi o Threads, desenvolvido pela Meta e lançado em julho de 2023. Com uma proposta bastante similar ao Twitter, nasceu integrada ao seu irmão mais velho, o Instagram, compartilhando até o mesmo login. A novidade e a facilidade de acesso até engajou usuários por um tempo, mas hoje a rede já não está tão ativa. Se nos primeiros cinco dias atingiu 100 milhões de usuários inscritos, em agosto registrou uma queda de 80% da audiência, segundo dados da Similarweb.

Outro possível concorrente é o Mastodon, também criado com uma interface similar à do Twitter. Lançado em 2016 pelo alemão Eugen Rochko, a plataforma atingiu um milhão de usuários ativos mensais em novembro de 2022. O Mastodon, assim como a Bluesky, também possui código aberto, sob o protocolo ActivityPub. Em julho, a rede social também teve um pico de novos inscritos durante mudanças no Twitter relacionadas à restrição de publicações, com 110 mil novos usuários.



+ NOTÍCIAS
Fim dos cookies: problema ou oportunidade para o marketing?
Como plataformas podem evitar a desintermediação

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]