/
/
Blockchain é utilizado na emissão da nova identidade nacional

Blockchain é utilizado na emissão da nova identidade nacional

O uso da tecnologia blockchain garante maior segurança na emissão, no compartilhamento e na consulta de dados por órgãos oficiais

O Governo Federal anunciou que começou a utilizar a tecnologia blockchain na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a nova identidade brasileira. O objetivo é tornar o processo de compartilhamento de dados entre a Receita Federal e os Órgãos de Identificação Civil (OICs) mais seguro. Para isso, foi lançada uma nova versão do Cadastro Compartilhado da Receita Federal, desenvolvida pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Com a nova solução, todos os Órgãos de Identificação Civil poderão acessar e consultar inscrições e alterações de CPFs e CINs durante a emissão das novas identidades.

A implantação do novo sistema baseado em blockchain começou pelos estados de Goiás, Paraná e Rio de Janeiro. Ao longo de outubro e novembro, a plataforma também estará disponível nas demais unidades da federação, ultrapassando em alguns dias o prazo limite para a adoção por parte dos órgãos expedidores dos padrões da Carteira de Identidade Nacional.

Leia mais: Ex-CEO do Tinder lança app com IA para ajudar nas DRs

O que é a CIN?

A Carteira de Identidade Nacional, ou CIN, é o documento que irá substituir gradualmente o RG – Registro Geral. A regra para a nova identificação foi lançada em fevereiro de 2022, por meio do Decreto nº 10.977/2022. O objetivo é que a CIN unifique todos os números de identidade do cidadão brasileiro em um único documento, sendo o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) o principal deles, uma vez que é único nacionalmente. Isso porque cada brasileiro pode ter até 27 RGs, um por unidade federativa.

Além de trazer mais facilidade para a rotina cidadã dos brasileiros, o novo documento também busca reduzir o número de fraudes documentais, pagamentos indevidos e garantir e integridade dos dados inseridos nos cadastros administrativos. A nova regra também prevê a interoperabilidade de todos os chamados Institutos de Identificação dos estados brasileiros por meio do Serviço de Informação do Cidadão.

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O prazo para que todos os estados se adequem ao novo padrão de emissão da CIN é 6 de novembro de 2023. Até o início de setembro, os estados que já emitiam o novo documento eram: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para emiti-lo, é preciso procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde reside ou de onde deseja ser atendido, e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. A CIN pode ser emitida, além do formato digital – que é gratuito, assim como as renovações –, pode ser emitida em cartão de plástico mediante uma taxa. Apenas a segunda via é paga, e sua taxa varia de acordo com o estado. Assim, a antiga carteira de identidade, o RG, será substituído aos poucos, e os demais documentos em modelos antigos terão validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.

Conheça o Mundo do CX

Mais segurança de dados

A CIN apresenta um QR Code que permite verificar sua autenticidade, além de saber se o documento foi furtado ou extraviado por meio de qualquer smartphone. Possui ainda o MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), utilizado em passaportes e que torna a CIN também um documento de viagem no país e no Mercosul com mais facilidade.

O blockchain traz mais uma camada de segurança para a nova identidade dos brasileiros. Trata-se de uma tecnologia que tem como princípio a transparência do compartilhamento de dados. Pode ser entendido como uma longa corrente de blocos, sendo que cada bloco contém uma série de informações que não podem ser alteradas ou excluídas sem o consentimento de toda a rede responsável por aquela “corrente”. Por isso, é uma tecnologia valiosa na segurança e proteção de dados de diversos setores.

No caso da Carteira de Identidade Nacional, o blockchain servirá não apenas como uma plataforma de consulta e atualizações de CPFs dos cidadãos brasileiros por Órgãos de Identificação Civil (OICs), mas também para a emissão do documento.



+ NOTÍCIAS

Literacia digital é aliada no desenvolvimento profissional

Você tem cuidado da sua privacidade e de seus dados na internet?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]