Pesquisar
Close this search box.
/
/
Com Black Friday à vista, cuide da logística

Com Black Friday à vista, cuide da logística

Com a data já no horizonte, vale se planejar para garantir a melhor experiência para o cliente e elevar as vendas na Black Friday

Com mais de 6 milhões de pedidos no ano passado, segundo monitoramento da Neotrust, empresa especializada em dados de vendas virtuais, e faturamento de R$ 2,8 bilhões, segundo dados da NielsenIQ Ebit, a Black Friday se consolidou como uma das principais datas do varejo brasileiro.

A Shoppify, empresa de inteligência logística baseada em tecnologia, prevê um aumento de 70% em seu volume de vendas online na Black Friday em relação ao mesmo período do ano passado. O dado foi baseado no cruzamento do histórico de anos anteriores com estudos de mercado.

O grande salto na preferência dos brasileiros por meios de compras online nos últimos anos tende a se consolidar em 2022. “As análises realizadas pelo departamento de operações da Shoppify indicam que o volume de pedidos deve ser 70% maior que os realizados na mesma época do ano passado”, explica Júlio Bonifácio, Head de Operações da Shoppify.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Estratégias contribuem para Black Friday bem-sucedida

Para atender à alta demanda na Black Friday, e garantir uma boa experiência de compras para os consumidores, a Nubimetrics elaborou algumas estratégias para garantir o sucesso da data.

Entenda a demanda do mercado

Analise o histórico dos anos anteriores e as tendências do momento de acordo com o crescimento nas buscas. Somente a partir dos dados é possível analisar a situação geral de comportamento de compras e dos clientes.

“A Black Friday historicamente sempre foi uma data expressiva onde os consumidores esperavam o ano todo pela chegada desta data para comprar produtos de maior valor, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos. Mas na última edição vimos que uma das categorias que mais cresceu em vendas foi a de supermercado, com alimentos e bebidas. Isso começou um pouco antes e se intensificou na data”, explica Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.

Planeje o desconto

É preciso ter um estudo por trás dessa ação para entender em qual item aplicar descontos. Verifique a demanda e se há vantagem competitiva diante da concorrência.

Leia Mais: Cliente: o coração do empreendedor rumo ao sucesso

Antecipe a estratégia em logística

Depois de analisar a demanda, concorrência e mercado, é primordial antecipar a estratégia em logística para que a experiência do cliente seja a melhor possível neste dia. Prepare-se para vender mais e esteja pronto para alta procura nos canais de atendimento, além de garantir que o cliente receba as peças adquiridas na data correta.

A Shoppify aposta no SFS (Ship From Store). A modalidade garante agilidade na entrega ao concentrar a retirada dos produtos na loja mais próxima do cliente. Assim, além da redução do tempo de entrega, há redução de custos, ao evitar a necessidade de deslocamento do entregador a um ponto de distribuição fixo.

Hoje a empresa tem pontos de distribuição nas principais cidades do Sudeste, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, e do Nordeste, como Recife e Salvador, entre outras. Esses locais recebem e fazem a distribuição inteligente das mercadorias.

Conheça o Mundo do CX

Além da agilidade e da redução de custos, outro ponto fundamental para a Shippify é oferecer segurança para o consumidor e para as empresas. Isso é feito através do acompanhamento em tempo real do status da compra até a entrega em sua casa.

“É possível saber, inclusive, onde está o entregador e entrar em contato. Possuímos um sistema de rastreamento e o consumidor final pode ter acesso a ele. É um diferencial que proporciona segurança e comodidade”, explica Bonifácio.

Um marco importante para a Shoppify é a companhia ter alcançado um SLA de 99%. Isso significa que de cada 100 entregas, 99 acontecem dentro do prazo.

Logística exige planejamento

A Nubimetrics também recomenda ficar de olho na demanda e preparar a logística para atender aos clientes com excelência na Black Friday. A Shoppify, por exemplo, já planeja reforçar o quadro de entregadores e evitar gargalos nas entregas.

“Estamos com mais de 8 mil motoristas ativos e pretendemos crescer essa base para o aumento na demanda de Black Friday. Reforçamos as equipes para que a qualidade dos serviços prestados se mantenha como em qualquer outra data”, ressalta Bonifácio.

Leia Mais: Quais tendências vão orientar as cadeias de suprimentos e logística?

Analise erros passados

Tenha informações e dados que permitam a análise de erros em edições anteriores da Black Friday. Os dados vão indicar para onde o negócio deve ir, ao comparar a tendência atual e o histórico. Inclua também um check list de aprendizados para ter em mãos, desde estratégias até a execução operacional.


+ Notícias

TikTok consolida crescimento e traz oportunidade para marcas

É possível ser phygital e omnicanal ao mesmo tempo?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]