/
/
Com Black Friday à vista, cuide da logística

Com Black Friday à vista, cuide da logística

Com a data já no horizonte, vale se planejar para garantir a melhor experiência para o cliente e elevar as vendas na Black Friday

Com mais de 6 milhões de pedidos no ano passado, segundo monitoramento da Neotrust, empresa especializada em dados de vendas virtuais, e faturamento de R$ 2,8 bilhões, segundo dados da NielsenIQ Ebit, a Black Friday se consolidou como uma das principais datas do varejo brasileiro.

A Shoppify, empresa de inteligência logística baseada em tecnologia, prevê um aumento de 70% em seu volume de vendas online na Black Friday em relação ao mesmo período do ano passado. O dado foi baseado no cruzamento do histórico de anos anteriores com estudos de mercado.

O grande salto na preferência dos brasileiros por meios de compras online nos últimos anos tende a se consolidar em 2022. “As análises realizadas pelo departamento de operações da Shoppify indicam que o volume de pedidos deve ser 70% maior que os realizados na mesma época do ano passado”, explica Júlio Bonifácio, Head de Operações da Shoppify.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Estratégias contribuem para Black Friday bem-sucedida

Para atender à alta demanda na Black Friday, e garantir uma boa experiência de compras para os consumidores, a Nubimetrics elaborou algumas estratégias para garantir o sucesso da data.

Entenda a demanda do mercado

Analise o histórico dos anos anteriores e as tendências do momento de acordo com o crescimento nas buscas. Somente a partir dos dados é possível analisar a situação geral de comportamento de compras e dos clientes.

“A Black Friday historicamente sempre foi uma data expressiva onde os consumidores esperavam o ano todo pela chegada desta data para comprar produtos de maior valor, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos. Mas na última edição vimos que uma das categorias que mais cresceu em vendas foi a de supermercado, com alimentos e bebidas. Isso começou um pouco antes e se intensificou na data”, explica Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.

Planeje o desconto

É preciso ter um estudo por trás dessa ação para entender em qual item aplicar descontos. Verifique a demanda e se há vantagem competitiva diante da concorrência.

Leia Mais: Cliente: o coração do empreendedor rumo ao sucesso

Antecipe a estratégia em logística

Depois de analisar a demanda, concorrência e mercado, é primordial antecipar a estratégia em logística para que a experiência do cliente seja a melhor possível neste dia. Prepare-se para vender mais e esteja pronto para alta procura nos canais de atendimento, além de garantir que o cliente receba as peças adquiridas na data correta.

A Shoppify aposta no SFS (Ship From Store). A modalidade garante agilidade na entrega ao concentrar a retirada dos produtos na loja mais próxima do cliente. Assim, além da redução do tempo de entrega, há redução de custos, ao evitar a necessidade de deslocamento do entregador a um ponto de distribuição fixo.

Hoje a empresa tem pontos de distribuição nas principais cidades do Sudeste, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, e do Nordeste, como Recife e Salvador, entre outras. Esses locais recebem e fazem a distribuição inteligente das mercadorias.

Conheça o Mundo do CX

Além da agilidade e da redução de custos, outro ponto fundamental para a Shippify é oferecer segurança para o consumidor e para as empresas. Isso é feito através do acompanhamento em tempo real do status da compra até a entrega em sua casa.

“É possível saber, inclusive, onde está o entregador e entrar em contato. Possuímos um sistema de rastreamento e o consumidor final pode ter acesso a ele. É um diferencial que proporciona segurança e comodidade”, explica Bonifácio.

Um marco importante para a Shoppify é a companhia ter alcançado um SLA de 99%. Isso significa que de cada 100 entregas, 99 acontecem dentro do prazo.

Logística exige planejamento

A Nubimetrics também recomenda ficar de olho na demanda e preparar a logística para atender aos clientes com excelência na Black Friday. A Shoppify, por exemplo, já planeja reforçar o quadro de entregadores e evitar gargalos nas entregas.

“Estamos com mais de 8 mil motoristas ativos e pretendemos crescer essa base para o aumento na demanda de Black Friday. Reforçamos as equipes para que a qualidade dos serviços prestados se mantenha como em qualquer outra data”, ressalta Bonifácio.

Leia Mais: Quais tendências vão orientar as cadeias de suprimentos e logística?

Analise erros passados

Tenha informações e dados que permitam a análise de erros em edições anteriores da Black Friday. Os dados vão indicar para onde o negócio deve ir, ao comparar a tendência atual e o histórico. Inclua também um check list de aprendizados para ter em mãos, desde estratégias até a execução operacional.


+ Notícias

TikTok consolida crescimento e traz oportunidade para marcas

É possível ser phygital e omnicanal ao mesmo tempo?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]