Com mais de 6 milhões de pedidos no ano passado, segundo monitoramento da Neotrust, empresa especializada em dados de vendas virtuais, e faturamento de R$ 2,8 bilhões, segundo dados da NielsenIQ Ebit, a Black Friday se consolidou como uma das principais datas do varejo brasileiro.
A Shoppify, empresa de inteligência logística baseada em tecnologia, prevê um aumento de 70% em seu volume de vendas online na Black Friday em relação ao mesmo período do ano passado. O dado foi baseado no cruzamento do histórico de anos anteriores com estudos de mercado.
O grande salto na preferência dos brasileiros por meios de compras online nos últimos anos tende a se consolidar em 2022. “As análises realizadas pelo departamento de operações da Shoppify indicam que o volume de pedidos deve ser 70% maior que os realizados na mesma época do ano passado”, explica Júlio Bonifácio, Head de Operações da Shoppify.
Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente
Estratégias contribuem para Black Friday bem-sucedida
Para atender à alta demanda na Black Friday, e garantir uma boa experiência de compras para os consumidores, a Nubimetrics elaborou algumas estratégias para garantir o sucesso da data.
Entenda a demanda do mercado
Analise o histórico dos anos anteriores e as tendências do momento de acordo com o crescimento nas buscas. Somente a partir dos dados é possível analisar a situação geral de comportamento de compras e dos clientes.
“A Black Friday historicamente sempre foi uma data expressiva onde os consumidores esperavam o ano todo pela chegada desta data para comprar produtos de maior valor, como eletroeletrônicos, eletrodomésticos. Mas na última edição vimos que uma das categorias que mais cresceu em vendas foi a de supermercado, com alimentos e bebidas. Isso começou um pouco antes e se intensificou na data”, explica Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.
Planeje o desconto
É preciso ter um estudo por trás dessa ação para entender em qual item aplicar descontos. Verifique a demanda e se há vantagem competitiva diante da concorrência.
Leia Mais: Cliente: o coração do empreendedor rumo ao sucesso
Antecipe a estratégia em logística
Depois de analisar a demanda, concorrência e mercado, é primordial antecipar a estratégia em logística para que a experiência do cliente seja a melhor possível neste dia. Prepare-se para vender mais e esteja pronto para alta procura nos canais de atendimento, além de garantir que o cliente receba as peças adquiridas na data correta.
A Shoppify aposta no SFS (Ship From Store). A modalidade garante agilidade na entrega ao concentrar a retirada dos produtos na loja mais próxima do cliente. Assim, além da redução do tempo de entrega, há redução de custos, ao evitar a necessidade de deslocamento do entregador a um ponto de distribuição fixo.
Hoje a empresa tem pontos de distribuição nas principais cidades do Sudeste, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, e do Nordeste, como Recife e Salvador, entre outras. Esses locais recebem e fazem a distribuição inteligente das mercadorias.
Além da agilidade e da redução de custos, outro ponto fundamental para a Shippify é oferecer segurança para o consumidor e para as empresas. Isso é feito através do acompanhamento em tempo real do status da compra até a entrega em sua casa.
“É possível saber, inclusive, onde está o entregador e entrar em contato. Possuímos um sistema de rastreamento e o consumidor final pode ter acesso a ele. É um diferencial que proporciona segurança e comodidade”, explica Bonifácio.
Um marco importante para a Shoppify é a companhia ter alcançado um SLA de 99%. Isso significa que de cada 100 entregas, 99 acontecem dentro do prazo.
Logística exige planejamento
A Nubimetrics também recomenda ficar de olho na demanda e preparar a logística para atender aos clientes com excelência na Black Friday. A Shoppify, por exemplo, já planeja reforçar o quadro de entregadores e evitar gargalos nas entregas.
“Estamos com mais de 8 mil motoristas ativos e pretendemos crescer essa base para o aumento na demanda de Black Friday. Reforçamos as equipes para que a qualidade dos serviços prestados se mantenha como em qualquer outra data”, ressalta Bonifácio.
Leia Mais: Quais tendências vão orientar as cadeias de suprimentos e logística?
Analise erros passados
Tenha informações e dados que permitam a análise de erros em edições anteriores da Black Friday. Os dados vão indicar para onde o negócio deve ir, ao comparar a tendência atual e o histórico. Inclua também um check list de aprendizados para ter em mãos, desde estratégias até a execução operacional.
+ Notícias
TikTok consolida crescimento e traz oportunidade para marcas