A Black Friday realmente passa por um período negro. O dia dos super descontos, que acontece no mês de novembro, foi o maior responsável pela queda de 6,6 pontos percentuais na satisfação dos consumidores com as lojas de departamento em dezembro.
A avaliação passou de 71,9% em novembro para 65,3%, de acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM. As lojas participantes do Black Friday, que aconteceu no dia 29 de novembro em 2013, foram comentadas negativamente na internet no mês seguinte, principalmente em razão da percepção dos consumidores de que estavam sendo enganados com descontos fictícios, pelas dificuldades de acessar os sites para compras devido ao alto volume de tráfego e também pelos atrasos nas entregas de produtos e montagem de móveis. Neste setor, o INSC avalia Casas Bahia, Lojas Americanas, Ponto Frio e Magazine Luiza.
Problemas na entrega de produtos comprados pela web também foram apontados pelo INSC como uma das causas da insatisfação dos consumidores com os supermercados em dezembro. O setor registrou queda de 5,6 pontos percentuais, passando de 73,6% para 68%. Também impactaram nos resultados falhas no sistema de vendas online de um dos players pesquisados, muito criticado por ter anunciado computadores com preços errados. A diminuição da satisfação ocorreu nas quatro empresas pesquisadas ? Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart e Zaffari ? também em razão das críticas ao atendimento telefônico e pela internet.
Além disso, um problema frequente é a inflação dos preços reais para a criação de falsas promoções, que acabam sendo o preço real dos produtos. As redes sociais foram, aliás, o principal catalisador da insatisfação dos brasileiros com o dia dos descontos, por meio de imagens e hashtags que satirizam o Black Friday.
A revista Forbes publicou em seu site na ocasião: ?Enquanto a Black Friday nos EUA é um dia de ofertas, no Brasil é mais conhecida como um dia de fraude?, diz o texto.
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