A Black Friday nasceu nos Estados Unidos e ganha, ano após ano, força no Brasil. E quais as expectativas dos brasileiros em relação a data? Pesquisa da Sprinklr, companhia de tecnologia que oferece soluções para gestão de experiência social do consumidor, analisou o que os consumidores têm pensado sobre a Black Friday nas redes sociais e mostrou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de menções sobre a época do mundo, com 12 mil interações entre os dias 16 de outubro e 7 de novembro.
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O estudo apontou o Twitter como canal preferido para menções sobre a Black Friday, com 65% das interações e o sexo masculino domina entre o público engajado, representando 77,2% dos usuários.
Segundo a pesquisa, dentre as menções à data nas redes sociais, 35% demonstraram clara intenção de compra. Ao contrário dos outros anos, o sentimento em relação ao evento é neutro e positivo. As menções à “Black Fraude” existem, mas em quantidade 40% menor do que no ano passado, representando 11% do total das menções deste ano.
A pesquisa mostrou que entre os produtos mais buscados para o consumo estão: telefonia, livros, eletrônicos, eletrodomésticos, itens de moda, pacotes de viagens, móveis e itens decorativos, além de produtos de entretenimento como: músicas e filmes, games, câmeras e instrumentos musicais. A troca de smartphones ainda é o assunto mais comentado entre os usuários.
No caso de telefonia, a empresa sugere aos varejistas usar o iPhone como estratégia de atração, uma vez que o iPhone 7 e o iPhone 6S foram os produtos mais citados da categoria Telefonia e em toda a pesquisa. Dessa forma, a estratégia é promover os descontos dos aparelhos nas redes sociais para ampliar o alcance.
#OptOutside
Ao contrário dos brasileiros, os norte-americanos estão cada vez mais querendo distância da data. É que o movimento no país é o do estímulo ao “não consumismo”. No ano passado, a REI, uma loja de artigos esportivos norte-americana, lançou a campanha #OptOutside, estimulando as pessoas a passarem a Black Friday ao ar livre, praticando esportes ou simplesmente fazendo qualquer outra coisa que não esteja relacionado ao consumo.
A rede varejista não abriu nenhuma de suas lojas na data e estimulou que outras lojas fizessem o mesmo. Neste ano a campanha cresceu e atingiu outras empresas. E a hashtag #optoutside se tornou fenômeno mundial e, nos Estados Unidos, já é a principal hashtag, superando a hashtag #blackfriday.
Assista ao vídeo da campanha da REI.